Uma proposta alternativa para o ensino de progressões relacionadas a funções /

Resumo: Geralmente o ensino das progressões aritméticas e geométricas é feito separadamente das funções afim e exponencial, com a utilização de fórmulas prontas, sem a preocupação de repassar para os alunos a relação que existe entre esses conteúdos. Pretende-se com esse trabalho apresentar uma mane...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Fonsêca, Naciara Pereira Dantas da., Pereira, Marcelo Gomes., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18658
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Geralmente o ensino das progressões aritméticas e geométricas é feito separadamente das funções afim e exponencial, com a utilização de fórmulas prontas, sem a preocupação de repassar para os alunos a relação que existe entre esses conteúdos. Pretende-se com esse trabalho apresentar uma maneira de ensinar esses conteúdos de forma integrada, iniciando com a definição do conceito das funções a fim e exponencial, atraves de situações do cotidiano dos alunos. Em seguida foram mostradas propriedades e comportamento do gráfico de tais funções, e posteriormente foram apresentadas as progressões aritmética e geométrica como uma restrição das funções afim e exponencial, respectivamente. Dessa forma introduziu-se o estudo das progressões tomando por base as funções citadas a partir de situações vivenciadas pelos proprios alunos. #$&Abstract: