O ensino de trompa um estudo dos materiais didáticos utilizados no processo de formação do trompista /

Os estudos sobre ensino de instrumentos têm se expandido significativamente nas últimas décadas, ganhando espaço e legitimidade, sobretudo no âmbito das pesquisas em educação musical. Considerando essa ralidade, esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa acerca do ensino instrumental, con...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Feitosa, Redegundis Aranha Tavares., Queiroz, Luis Ricardo Silva., Universidade Federal da Paraíba.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/6607/1/arquivo%20total.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-127815
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1278152023-05-22T11:39:43Z O ensino de trompa um estudo dos materiais didáticos utilizados no processo de formação do trompista / Feitosa, Redegundis Aranha Tavares. Queiroz, Luis Ricardo Silva. Universidade Federal da Paraíba. Trompa - Estudo e ensino - Trompa - Material didático - Os estudos sobre ensino de instrumentos têm se expandido significativamente nas últimas décadas, ganhando espaço e legitimidade, sobretudo no âmbito das pesquisas em educação musical. Considerando essa ralidade, esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa acerca do ensino instrumental, contemplando mais especificamente o ensino de trompa no Nordeste brasileiro. Assim, o universo da pesquisa foi constituído pelos professores de trompo atuantes na Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A dissertação tem como objetivo geral apresentar e analisar os materiais didáticos que vem sendo utilizados pelos professores de trompa na Região, refletindo sobre as características desses materiais seus usos e possibilidades de aplicação no processo de formação do trompista. A metodologia da pesquisa abrangeu estudos bibliográficos, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas, bem como experiências empíricas consolidadas a partir da atuação do autor como trompista e professor do instrumento na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em outras localidades do país. A partir da pesquisa realizada ficou evidente que os principais materiais didáticos utilizados são de origem europeia e focam o repertório orquestral europeu e o repertório para trompa solista. Apesar disso, os professores utilizam estes materiais adequando-os a suas propostas pedagógicas, inserindo cada vez mais o trabalho com a música brasileira. O trabalho demonstrou que cada professor possui direcionamentos próprios, organizando os materiais que utilizam, principalmente, em função da realidade da trajetória profissional de cada um e do perfil dos estudantes de cada contexto de ensino.#$&Research on istrumental teaching have gone through significant development in recent decades, gaining, as a result, considerable importance and legitimacy, especially within the context of research in music education. based on this fact, the present work shows the results of a study on instrumental teaching, comtemplating most especifically the teaching of the French horn in northeastern Brazil. Thus, the research involves horn teachers working in the Federal University of paraíba, Federal University of Pernanbuco, Federal University of Bahia and Federal University of Rio Grande do Norte. This dissertation aims at presenting and analyzing the didactic materials employed by these teachers, reflecting on the main features of such materials, their uses and applications towards the formation of horn players. The research methodology included bibliographical studies, documental research, semi-structured interviews and the empirical experiences consolidated by author's expertise both as a performer and a teacher of the instrument at Federal university of Rio Grande do Norte and in other parts of Brazil. One can easly see form the survey that the main didatic material used was of European origin, focusing on the European orchestral repertoire and the soloits horn repertoire. However, teachers use this material, adapting it to thier pedagogical purposes, combining it with Brazilian music. The study demonstrates that teachers have adopted it to their own guidelines, organanizing the material and adaping it in accorcande with theprofessional profiles and realities of both teachers and students. 2 2022-10-06T07:11:10Z 2022-10-06T07:11:10Z 2013. Dissertação 788.41 F311e DISSERT 193902 https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/6607/1/arquivo%20total.pdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/6607/1/arquivo%20total.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Trompa -
Estudo e ensino -
Trompa -
Material didático -
spellingShingle Trompa -
Estudo e ensino -
Trompa -
Material didático -
Feitosa, Redegundis Aranha Tavares.
Queiroz, Luis Ricardo Silva.
Universidade Federal da Paraíba.
O ensino de trompa um estudo dos materiais didáticos utilizados no processo de formação do trompista /
description Os estudos sobre ensino de instrumentos têm se expandido significativamente nas últimas décadas, ganhando espaço e legitimidade, sobretudo no âmbito das pesquisas em educação musical. Considerando essa ralidade, esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa acerca do ensino instrumental, contemplando mais especificamente o ensino de trompa no Nordeste brasileiro. Assim, o universo da pesquisa foi constituído pelos professores de trompo atuantes na Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A dissertação tem como objetivo geral apresentar e analisar os materiais didáticos que vem sendo utilizados pelos professores de trompa na Região, refletindo sobre as características desses materiais seus usos e possibilidades de aplicação no processo de formação do trompista. A metodologia da pesquisa abrangeu estudos bibliográficos, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas, bem como experiências empíricas consolidadas a partir da atuação do autor como trompista e professor do instrumento na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em outras localidades do país. A partir da pesquisa realizada ficou evidente que os principais materiais didáticos utilizados são de origem europeia e focam o repertório orquestral europeu e o repertório para trompa solista. Apesar disso, os professores utilizam estes materiais adequando-os a suas propostas pedagógicas, inserindo cada vez mais o trabalho com a música brasileira. O trabalho demonstrou que cada professor possui direcionamentos próprios, organizando os materiais que utilizam, principalmente, em função da realidade da trajetória profissional de cada um e do perfil dos estudantes de cada contexto de ensino.#$&Research on istrumental teaching have gone through significant development in recent decades, gaining, as a result, considerable importance and legitimacy, especially within the context of research in music education. based on this fact, the present work shows the results of a study on instrumental teaching, comtemplating most especifically the teaching of the French horn in northeastern Brazil. Thus, the research involves horn teachers working in the Federal University of paraíba, Federal University of Pernanbuco, Federal University of Bahia and Federal University of Rio Grande do Norte. This dissertation aims at presenting and analyzing the didactic materials employed by these teachers, reflecting on the main features of such materials, their uses and applications towards the formation of horn players. The research methodology included bibliographical studies, documental research, semi-structured interviews and the empirical experiences consolidated by author's expertise both as a performer and a teacher of the instrument at Federal university of Rio Grande do Norte and in other parts of Brazil. One can easly see form the survey that the main didatic material used was of European origin, focusing on the European orchestral repertoire and the soloits horn repertoire. However, teachers use this material, adapting it to thier pedagogical purposes, combining it with Brazilian music. The study demonstrates that teachers have adopted it to their own guidelines, organanizing the material and adaping it in accorcande with theprofessional profiles and realities of both teachers and students.
format Dissertação
author Feitosa, Redegundis Aranha Tavares.
Queiroz, Luis Ricardo Silva.
Universidade Federal da Paraíba.
author_facet Feitosa, Redegundis Aranha Tavares.
Queiroz, Luis Ricardo Silva.
Universidade Federal da Paraíba.
author_sort Feitosa, Redegundis Aranha Tavares.
title O ensino de trompa um estudo dos materiais didáticos utilizados no processo de formação do trompista /
title_short O ensino de trompa um estudo dos materiais didáticos utilizados no processo de formação do trompista /
title_full O ensino de trompa um estudo dos materiais didáticos utilizados no processo de formação do trompista /
title_fullStr O ensino de trompa um estudo dos materiais didáticos utilizados no processo de formação do trompista /
title_full_unstemmed O ensino de trompa um estudo dos materiais didáticos utilizados no processo de formação do trompista /
title_sort o ensino de trompa um estudo dos materiais didáticos utilizados no processo de formação do trompista /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/6607/1/arquivo%20total.pdf
work_keys_str_mv AT feitosaredegundisaranhatavares oensinodetrompaumestudodosmateriaisdidaticosutilizadosnoprocessodeformacaodotrompista
AT queirozluisricardosilva oensinodetrompaumestudodosmateriaisdidaticosutilizadosnoprocessodeformacaodotrompista
AT universidadefederaldaparaiba oensinodetrompaumestudodosmateriaisdidaticosutilizadosnoprocessodeformacaodotrompista
_version_ 1766862754045493248