O Estudo da morte na formação do enfermeiro : percepção de estudantes /

Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender a percepção de estudantes de enfermagem acerca do estudo da morte no processo de formação acadêmica, desvelando sentimentos e significados gerados ao estudar essa temática. Para sua realização, o projeto foi aprovado pelo comitê de ética da UFR...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Pessoa, Renata de Lima., Germano, Raimunda Medeiros., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14777/1/RenataLP_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-127701
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1277012022-12-01T00:16:14Z O Estudo da morte na formação do enfermeiro : percepção de estudantes / Pessoa, Renata de Lima. Germano, Raimunda Medeiros. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Educação em enfermagem Dissertação. Morte Formação do enfermeiro Dissertação. Morte Percepção Estudante Dissertação. Perceptions of nursing students about death. Academic learning process. Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender a percepção de estudantes de enfermagem acerca do estudo da morte no processo de formação acadêmica, desvelando sentimentos e significados gerados ao estudar essa temática. Para sua realização, o projeto foi aprovado pelo comitê de ética da UFRN, conforme Parecer nº 234/2012. Utiliza uma abordagem qualitativa, com enfoque fenomenológico, apoiando-se nas ideias do filósofo alemão Martin Heidegger. Foram entrevistados dez estudantes que responderam às seguintes questões norteadoras: em que momento de sua formação a temática morte e morrer é estudada? A que sentimentos esse tema remete? Qual o significado de estudar esse tema na formação do enfermeiro? A análise das falas mostra que a temática morte e morrer é abordada de maneira muito pontual em disciplinas diferentes, inexistindo um diálogo entre elas. Revelam o medo e angústia como sentimentos presentes ao estudar o tema; reconhecem o estudo desta temática como um momento importante de reflexão para compreender que a morte não é um fracasso da ação de cuidar, sendo uma oportunidade para entendê-la como fenômeno natural. Nessa perspectiva, podemos concluir que o discente precisa ser conduzido em seu processo de formação não o separando do seu existir no mundo-com-os-outros, mas interligando seus conceitos, entendendo seus sentimentos enquanto ser, e, dessa forma, respeitar e cuidar do homem como um ser-para-a-morte. Portanto, o grande desafio para a educação em enfermagem é criar espaços de discussão acerca da morte, entre professores e estudantes, particularmente, nas disciplinas que abordam o tema.#$&Abstract: This study is aimed to understand the nurse student s perception on death approach during the undergraduate course, to reveal feelings and meanings generated from studying this topic. The research was undertaken when the project has been approved by the ethics committee of UFRN in accordance to the Opinion Number nº 234/2012. Through a qualitative approach using a phenomenological design, grounding on the ideas of the German philosopher Martin Heidegger. It was interviewed ten students who answered the following questions: When during your undergraduate course the topic death and dying is approached? What kind of feelings that theme awakens? What is the significance of studying this subject in nursing education? The speeches analysis shows that the issue of death and dying is addressed in a very timely manner in different disciplines, there is no dialogue between them. Students reveal the fear and anxiety as feelings present when studying the topic; recognize as an important moment of reflection to understand that death is not a health care failure, but an opportunity to understand it as a natural phenomenon. In this perspective, we can conclude that the student need to be conducted in the undergraduate process, not being separated from itself to your world-with-others, but linking their concepts, understanding their feelings as human being then, respect and care for individuals as a being-toward-death. Therefore, the big challenge facing nursing education is to create an environment where death can be discussed about, between teachers and students, mainly in the disciplines that address the issue. 1 2022-10-06T07:09:22Z 2022-10-06T07:09:22Z 2012. Dissertação 616-083:37 P475e DISSERT 193762 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14777/1/RenataLP_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14777/1/RenataLP_DISSERT.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação em enfermagem
Dissertação.
Morte
Formação do enfermeiro
Dissertação.
Morte
Percepção
Estudante
Dissertação.
Perceptions of nursing students about death.
Academic learning process.
spellingShingle Educação em enfermagem
Dissertação.
Morte
Formação do enfermeiro
Dissertação.
Morte
Percepção
Estudante
Dissertação.
Perceptions of nursing students about death.
Academic learning process.
Pessoa, Renata de Lima.
Germano, Raimunda Medeiros.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O Estudo da morte na formação do enfermeiro : percepção de estudantes /
description Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender a percepção de estudantes de enfermagem acerca do estudo da morte no processo de formação acadêmica, desvelando sentimentos e significados gerados ao estudar essa temática. Para sua realização, o projeto foi aprovado pelo comitê de ética da UFRN, conforme Parecer nº 234/2012. Utiliza uma abordagem qualitativa, com enfoque fenomenológico, apoiando-se nas ideias do filósofo alemão Martin Heidegger. Foram entrevistados dez estudantes que responderam às seguintes questões norteadoras: em que momento de sua formação a temática morte e morrer é estudada? A que sentimentos esse tema remete? Qual o significado de estudar esse tema na formação do enfermeiro? A análise das falas mostra que a temática morte e morrer é abordada de maneira muito pontual em disciplinas diferentes, inexistindo um diálogo entre elas. Revelam o medo e angústia como sentimentos presentes ao estudar o tema; reconhecem o estudo desta temática como um momento importante de reflexão para compreender que a morte não é um fracasso da ação de cuidar, sendo uma oportunidade para entendê-la como fenômeno natural. Nessa perspectiva, podemos concluir que o discente precisa ser conduzido em seu processo de formação não o separando do seu existir no mundo-com-os-outros, mas interligando seus conceitos, entendendo seus sentimentos enquanto ser, e, dessa forma, respeitar e cuidar do homem como um ser-para-a-morte. Portanto, o grande desafio para a educação em enfermagem é criar espaços de discussão acerca da morte, entre professores e estudantes, particularmente, nas disciplinas que abordam o tema.#$&Abstract: This study is aimed to understand the nurse student s perception on death approach during the undergraduate course, to reveal feelings and meanings generated from studying this topic. The research was undertaken when the project has been approved by the ethics committee of UFRN in accordance to the Opinion Number nº 234/2012. Through a qualitative approach using a phenomenological design, grounding on the ideas of the German philosopher Martin Heidegger. It was interviewed ten students who answered the following questions: When during your undergraduate course the topic death and dying is approached? What kind of feelings that theme awakens? What is the significance of studying this subject in nursing education? The speeches analysis shows that the issue of death and dying is addressed in a very timely manner in different disciplines, there is no dialogue between them. Students reveal the fear and anxiety as feelings present when studying the topic; recognize as an important moment of reflection to understand that death is not a health care failure, but an opportunity to understand it as a natural phenomenon. In this perspective, we can conclude that the student need to be conducted in the undergraduate process, not being separated from itself to your world-with-others, but linking their concepts, understanding their feelings as human being then, respect and care for individuals as a being-toward-death. Therefore, the big challenge facing nursing education is to create an environment where death can be discussed about, between teachers and students, mainly in the disciplines that address the issue.
format Dissertação
author Pessoa, Renata de Lima.
Germano, Raimunda Medeiros.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Pessoa, Renata de Lima.
Germano, Raimunda Medeiros.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Pessoa, Renata de Lima.
title O Estudo da morte na formação do enfermeiro : percepção de estudantes /
title_short O Estudo da morte na formação do enfermeiro : percepção de estudantes /
title_full O Estudo da morte na formação do enfermeiro : percepção de estudantes /
title_fullStr O Estudo da morte na formação do enfermeiro : percepção de estudantes /
title_full_unstemmed O Estudo da morte na formação do enfermeiro : percepção de estudantes /
title_sort o estudo da morte na formação do enfermeiro : percepção de estudantes /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14777/1/RenataLP_DISSERT.pdf
work_keys_str_mv AT pessoarenatadelima oestudodamortenaformacaodoenfermeiropercepcaodeestudantes
AT germanoraimundamedeiros oestudodamortenaformacaodoenfermeiropercepcaodeestudantes
AT universidadefederaldoriograndedonorte oestudodamortenaformacaodoenfermeiropercepcaodeestudantes
_version_ 1766850010550370304