Um lugar (in)existente : o "país de Mossoró" nas tramas da consciência histórica/

Resumo: O presente trabalho tem como meta analisar, por um lado, como uma produção acadêmica elaborou a espacialidade país de Mossoró e, por outro, como o ensino de História, através dos relatos de professores, se apropria desta espacialidade. A produção acadêmica, situada nas duas últimas décadas...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Carvalho, Sadraque Micael Alves de., Oliveira, Margarida Maria Dias de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16970
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Descrição
Resumo:Resumo: O presente trabalho tem como meta analisar, por um lado, como uma produção acadêmica elaborou a espacialidade país de Mossoró e, por outro, como o ensino de História, através dos relatos de professores, se apropria desta espacialidade. A produção acadêmica, situada nas duas últimas décadas do século XX, tem como objeto as práticas que instituíram uma memória histórica desejável que atende aos interesses políticos da família Rosado. Diante desse quadro, dividimos o trabalho em três capítulos. No primeiro, identificamos como a produção acadêmica criou um conjunto de significados em torno do país de Mossoró , que oportuniza uma determinada maneira de ver e compreender o lugar. No segundo capítulo, fizemos uma discussão sobre os conceitos de ideologia, que estrutura os significados elaborados pela produção acadêmica, e de consciência histórica, utilizado para pensar a dinâmica do ensino de História. No terceiro capítulo, analisamos como os professores, ao expressarem suas consciências históricas, constituem sentidos para esse país de Mossoró .#$&Abstract: This work aims to analyze, on the one hand, how the academy has created the spatial term the country of Mossoró and, on the other hand, is to discover, by the teachers testimony, how the History teaching works with this spatiality. The academic production in Mossoró-RN, particularly during the last two decades of the century XX, focuses on the practices that built a historic memory based on political interests of the Rosado family. Therefore, this work is divided in three chapters. In the first one, we identify how the academic production has created a group of meanings related to the country of Mossoró , because it is a way to realize how this place is seeing and understand. In the second one, there is an explanation about the ideology concepts, that structure meanings created by the academic production, as well as the historic conscience that is used to think about the dynamic of teaching History. In the third, we analyze how teachers, expressing their historic conscience, figure meaning to this country of Mossoró .