Conectores sequenciadores em artigos de opinião escritos por vestibulandos : uma questão de marcação linguística com implicações para o ensino /

Nesta dissertação, à luz do Funcionalismo Linguístico Norte-americano, analisamos conectores sequenciadores em produções textuais escritas do vestibular 2009.1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Nosso objetivo principal é verificar se os empregos da...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Andrade, Flávia Angélica de Amorim., Tavares, Maria Alice., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16249/1/FlaviaAAA_DISSERT.pdf
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Descrição
Resumo:Nesta dissertação, à luz do Funcionalismo Linguístico Norte-americano, analisamos conectores sequenciadores em produções textuais escritas do vestibular 2009.1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Nosso objetivo principal é verificar se os empregos dados a esses conectores em artigos de opinião produzidos em situação de vestibular são influenciados pelo princípio da marcação linguística, segundo o qual formas mais marcadas tendem a ser utilizadas em contextos mais complexos e formas menos marcadas tendem a ser utilizadas em contextos menos complexos. Controlamos quatro grupos de fatores sintático-semânticos e semântico-pragmáticos aptos a mensurar graus de complexidade relativos ao contexto de uso de conectores: níveis de articulação textual, relações semântico-pragmáticas, traços semântico-pragmáticos verbais e tipos de sequências textuais. Os resultados obtidos nos permitiram avaliar a influência que o princípio da marcação linguística exerce sobre o uso de conectores sequenciadores em artigos de opinião produzidos por vestibulandos. O conector E, menos marcado, predomina em contextos de menor complexidade, ao passo que os demais conectores encontrados em nossa amostra, todos definidos como mais marcados, predominam em contextos de maior complexidade. Observamos, ainda, haver uma grande frequência do conector E nas produções textuais averiguadas, ao lado de uma baixa frequência dos demais conectores. Além disso, mapeamos três tipos distintos de inadequação entre o conector sequenciador utilizado e a relação semântico-pragmática pretendida e/ou obtida. Com base nesses resultados, sugerimos algumas atividades para os níveis fundamental e médio de ensino, com o intuito de contribuir com um ensino de Língua Portuguesa que vise à diversificação dos conectores sequenciadores empregados em artigos de opinião, bem como à adequação desses conectores a contextos de menor ou maior complexidade e a diferentes relações semântico-pragmáticas.#$&In the present dissertation, in the light of North American Functional Linguistics, we analyze sequence connectors in texts written for the 2009.1 higher education entrance exams at Federal Institute of Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN). Our main objective is to verify if the usage of these connectors in opinion articles produced for the entrance exams are influenced by the principle of linguistic markedness, which states that the more marked forms tend to be used in more complex contexts and the less marked forms tend to be used in less complex contexts. We control four syntactic-semantic and semantic- pragmatic factor groups which are appropriate for measuring degrees of complexity regarding connector usage contexts: levels of textual articulation, semantic-pragmatic relations, verbal semantic-pragmatic traces and types of textual sequences. The results obtained allow us to evaluate the influence that the principles of linguistic markedness has over the use of sequence connectors in opinion articles produced by the entrance exam candidate. The connector E ('and'), which is less marked, predominates in less complex contexts, while the other connectors found in our sample, all defined as highly marked, predominate in contexts of greater complexity. We observe, moreover, higher frequency of the use of the connector E ('and') in the textual production investigated, beside a low frequency of use of the other connectors. Aside from this, we map three distinct types of inadequacy between the sequence connector used and the semantic-pragmatic relation intended and/or obtained. Based on these results, we suggest some activities at the Elementary and High School levels, with the aim of contributing to the teaching of Portuguese, encouraging the diversification of sequence connectors employed in opinion articles, as well as the adequate use of these connectors in contexts with greater and lesser complexity, and different semantic-pragmatic relationships.