Jardim do Seridó : a construção dos espaços públicos na "Veneza Seridoense" nas primeiras décadas do século XX/

Resumo: Sendo o espaço e a cidade objetos de desejos, interesses, seduções, sedições, apropriações, batalhas, vitórias, derrotas; requerem que se analisem historicamente. Esta pesquisa investiga e problematiza a construção dos espaços públicos da cidade de Jardim do Seridó, sertão do Rio Grande do N...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Gois, Diego Marinho de., Arrais, Raimundo Pereira Alencar., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16964/1/DiegoMG_DISSERT.pdf
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spelling oai:localhost:123456789-1260932022-11-30T23:46:30Z Jardim do Seridó : a construção dos espaços públicos na "Veneza Seridoense" nas primeiras décadas do século XX/ Gois, Diego Marinho de. Arrais, Raimundo Pereira Alencar. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. História - Jardim do Seridó(RN) - Espaços públicos - Dissertação. Conflitos - Transformações - Dissertação. Construction of public spaces. Modernity. Impacts the daily population. History and space. Resumo: Sendo o espaço e a cidade objetos de desejos, interesses, seduções, sedições, apropriações, batalhas, vitórias, derrotas; requerem que se analisem historicamente. Esta pesquisa investiga e problematiza a construção dos espaços públicos da cidade de Jardim do Seridó, sertão do Rio Grande do Norte, nas primeiras décadas do século XX, quando a municipalidade jardinense foi presidida por Heráclio Pires Fernandes, que governou a cidade de 1917 a 1930 e era formado pela Faculdade de Farmácia do Recife, onde entrou em contato com as influências arquitetônicas, políticas e artísticas que circulavam na capital pernambucana. Nas primeiras décadas do século XX, o espaço jardinense passa a ganhar enunciados e práticas, frente ao discurso da modernidade, que buscava legitimar o título de Veneza Seridoense . Nessa época, a cidade passou por diversas transformações em seus espaços públicos, através da construção do Açougue, o Mercado, as Estradas Públicas ligando a cidade aos outros centros urbanos, a edificação da Ponte da Fazenda Pedra Lavrada, o Grupo Escolar Antônio de Azevedo , a criação da Banda de Música Euterpe Jardinense , o Grêmio Literário e Recreativo Jardinense, o Coreto, o calçamento, arborização, iluminação, nomeação e numeração das ruas, a pintura anual das residências, a chegada dos automóveis, os correios e o telégrafo. A construção desses novos cenários e a chegada de equipamentos geraram impactos no cotidiano da população e foram recepcionados de forma diferenciadas pelos sujeitos envolvidos no processo, o que mostra a tensão entre o velho e o novo na relação em história e espaço.#$&Abstract: As the space and the city are objects of desires, interests, seduction, sedition, appropriations, battles, victories, defeats, require to be analyzed historically. This research investigates and discusses the construction of public spaces in Jardim do Seridó City, backwoods of Rio Rio Grande do Norte, in the first decades of twentieth century, when the municipality was chaired by Heráclio Pires Fernandes, who ruled from 1917 to 1930 and was graduated from the University of Pharmacy of Recife, where he contacted the architectural, political and artistic influences circulating in the capital of Pernambuco. In the first decades of the twentieth century, the space of Jardim earns statements and practices, against the discourse of modernity, which sought to justify the title of Veneza Seridoense . At the time, the city had undergone several transformations in its public spaces through the construction of the Butchery, the Market, the Public Roads connecting the city to other urban centers, the building of the Bridge of the Pedra Lavrada Farm, the Elementary School Antônio de Azevedo , the creation of the Music Band Euterpe Jardinense , the Literary and Recreative Guild, the pavilion, the paving, tree planting, lighting, streets naming and listing of the annual painting of households, the arrival of automobiles, mail and telegraph. The construction of these new sceneries and the arrival of equipments generated impacts in the daily life of the population and were received differentiated ways by individuals involved in the process, which shows the tension between old and new, the relationship between history and space. 1 2022-10-06T06:43:19Z 2022-10-06T06:43:19Z 2012. Dissertação 94(813.2)"19" G616j DISSERT 191613 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16964/1/DiegoMG_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16964/1/DiegoMG_DISSERT.pdf
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