Farmacêuticos e suas atividades em farmácias comunitárias : uma análise de perfil/

Resumo: O objetivo do presente estudo foi estabelecer o perfil do farmacêutico responsável técnico por farmácias comunitárias da cidade de Natal/RN, caracterizando elementos pessoais, percepção do seu papel e da atenção farmacêutica realizada, níveis de satisfação profissional, tipo de serviços pres...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Souza, Saraly dos Santos., Carvalho, Maria Cleide Ribeiro Dantas de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/13474
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Descrição
Resumo:Resumo: O objetivo do presente estudo foi estabelecer o perfil do farmacêutico responsável técnico por farmácias comunitárias da cidade de Natal/RN, caracterizando elementos pessoais, percepção do seu papel e da atenção farmacêutica realizada, níveis de satisfação profissional, tipo de serviços prestados e qualidade destes em âmbito humano e estrutural. Para tanto, foi feito um estudo transversal exploratório aplicando um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, o qual foi aplicado aos farmacêuticos responsáveis técnicos por farmácias comunitárias em Natal/RN, no período de setembro de 2010 a setembro de 2011. A amostra foi estabelecida através do cálculo da amostra aleatória simples, com grau de confiança de 95% e nível de significância de 0,05. Para avaliar o nível de satisfação das atividades realizadas pelos farmacêuticos nas farmácias comunitárias foi usada a Escala de Satisfação Simples (LIKERT, 1935). Para avaliar as atitudes e percepções dos farmacêuticos com relação aos aspectos da atenção farmacêutica, foi utilizada o Modelo de Atitude em Relação ao Objeto (FISHBEIN; AJZEN, 1975). As respostas foram convertidas em dados analisados estatisticamente pelo programa Epi Info 3.5.2 Os resultados mostraram que os pontos positivos e negativos em relação ao perfil do farmacêutico e suas atividades nas farmácias comunitárias de Natal/RN não são diferentes em relação a outras capitais do país. Os aspectos mais relevantes foram: em 51% (n = 90) dos estabelecimentos visitados o farmacêutico estava ausente; 46% (n = 80) não possuem pós-graduação e dos que a fazem ou a concluíram, 33% (n = 51) são na área das Análises Clínicas; 56% (n = 98) trabalham 08h/dia e 64% (n = 111) afirmam que esta carga horária influencia no seu desempenho; 83% (n = 146) recebem como salário, o piso farmacêutico referente ao estado do Rio Grande do Norte; 44% (n = 76) estão insatisfeitos quanto ao salário, sendo esta a maior dificuldade citada; 78% (n = 136) afirmam serem sempre procurados pelos usuários sendo a receptividade destes considerada boa (52%, n = 91). As atividades de maior satisfação são aquelas ligadas à atenção farmacêutica e as de menor, as administrativas. Quanto às atitudes e percepções, o escore mais negativo foi para a pergunta se o farmacêutico se sente trabalhando em equipe com o médico‟, em que 59% (n= 103) responderam nunca‟. 49% (n = 86) relataram estarem aptos a tirarem as dúvidas dos usuários; 39% (n = 68) encontram-se insatisfeitos‟ em relação à estrutura da farmácia para o exercício da atenção farmacêutica. São necessárias ações sobre os entraves ao exercício da profissão farmacêutica na solução e minimização dos pontos negativos e estímulo aos positivos.#$&Abstract: The aim of this study was to establish the profile of the pharmacist technician responsible for community pharmacies in the city of Natal/RN, featuring personal elements, perceived their role and place of pharmaceutical care, levels of job satisfaction, type and quality of services provided in human and structural framework. To that end, we made an exploratory cross-sectional study applying a questionnaire containing open and closed questions, which was applied to pharmaceutical technicians responsible for community pharmacies in Natal/RN, from September 2010 to September 2011. The sample was established by calculating the simple random sample, with a confidence level of 95% and a significance level of 0.05. To evaluate the satisfaction level of the activities performed by pharmacists in community pharmacies was used Simple Satisfaction Scale (Likert, 1935). To assess the attitudes and perceptions of pharmacists in relation to aspects of pharmaceutical care, we used the Model Attitude toward the object (Fishbein, Ajzen, 1975). The answers were converted into data were analyzed statistically using Epi Info 3.5.2 The results showed that the strengths and weaknesses in relation to the profile of the pharmacist and their activities in community pharmacies in Natal/RN are not different in other cities in the country . The most important aspects were: 51% (n = 90) of the establishments visited, the pharmacist was absent; 46% (n = 80) did not have postgraduate and of those who are or have completed 33% (n = 51) are in the area of Clinical Analysis; 56% (n = 98) 08h for day work and 64% (n = 111) claim that this load influence its performance; 83% (n = 146) receive as salary, the floor pharmacist regarding the state of Rio Grande do Norte; 44% (n = 76) are unhappy about the salary, which is the main difficulty cited; 78% (n = 136) say they are always sought by users and the receptivity of these considered good (52%, n = 91). The activities of higher satisfaction are those related to pharmaceutical care and lower the administrative. As regards attitudes and perceptions, the score was more negative to the question 'if the pharmacist feels working as a team with the doctor', in which 59% (n = 103) responded 'never'. 49% (n = 86) reported being "able" to take questions from users and 39% (n = 68) are 'dissatisfied' with respect to the structure of the practice of pharmacy to pharmaceutical care. Action is needed on the obstacles to the exercise of the pharmacist in the solution and minimize the negative and positive stimulus to.