Eventos de oralidade em aulas de língua portuguesa : um estudo de caso /

Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o tratamento oferecido ao estudo da linguagem na modalidade oral nas aulas de língua portuguesa nos 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, à luz de concepções sociointeracionistas da linguagem. Para tal, fundamentamo-nos nas contribuições de Bakhtin...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Filgueiras, Fernanda Celeste da Rocha., Lopes, Marcos Antônio de Carvalho., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14514/1/FernandaCRF_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-125919
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1259192022-11-30T23:43:13Z Eventos de oralidade em aulas de língua portuguesa : um estudo de caso / Filgueiras, Fernanda Celeste da Rocha. Lopes, Marcos Antônio de Carvalho. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ensino de língua portuguesa - Ensino fundamental - Dissertação. Oralidade - Língua portuguesa - Dissertação. Interacionismo - Linguagem - Dissertação. Enseñanza del portugués. Oralidad en las clases de lengua portuguesa. Sociointeracionismo. Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o tratamento oferecido ao estudo da linguagem na modalidade oral nas aulas de língua portuguesa nos 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, à luz de concepções sociointeracionistas da linguagem. Para tal, fundamentamo-nos nas contribuições de Bakhtin (1992), Marcuschi (2005), Batista (2001), Antunes (2009), Bagno (2002), Suassuna (2009), Ramos (2002), Castilho (2002), Oliveira (2003), dentre outros, como também fundamentamo-nos nos objetivos estabelecidos nos programas oficiais, dentre os quais estão os PCN de língua portuguesa, o PNLD e o regimento escolar. O campo de pesquisa escolhido foi uma escola pública da cidade de Parnamirim-RN, onde os dados foram coletados durante as visitas, em entrevistas gravadas com os sujeitos e também durante as observações às aulas. Após esses procedimentos de coleta de dados, procedeu-se à sua análise, que esteve vinculada ao referencial teórico. Os resultados da pesquisa apontam características no tratamento da linguagem oral que refletem, principalmente, uma concepção de língua e linguagem trazida pelos professores, ainda muito vinculada a concepções estruturalistas, sem conseguir efetivar um trabalho que contemple a oralidade como objeto de estudo.#$&Resumen: Este trabajo tiene como objetivo investigar el tratamiento ofrecido al estudio de la lenguaje en la modalidad oral en clases de lengua portuguesa en los 3º y 4º ciclos del Nivel Fundamental a la luz de concepciones sociointeracionistas de lenguaje. Para tal, tomamos como referencia las contribuciones de Bakhtin (1992) Marcuschi (2005), Batista (2001), Antunes (2009), Bagno (2002), Suassuna (2009), Ramos (2002), Castilho (2000), Oliveira (2003), entre otros, como también tomamos como referencia los objetivos establecidos en los programas oficiales, entre los cuales están los PCN de lengua portuguesa, el PNLD y el regimiento escolar. El campo de pesquisa seleccionado fue una escuela pública de la ciudad de Parnamirim donde los datos fueran colectados en visitas, en las entrevistas grabadas con los sujetos y también durante las observaciones a las clases. Hecho estos procedimientos de coleta de datos se hizo su análisis que estuvo vinculada al referencial teórico. Los resultados de la pesquisa indican características en el tratamiento ofrecido al lenguaje oral que refleja, principalmente, una concepción de lengua y lenguaje adoptada por los profesores aún muy vinculada a las concepciones estructuralistas, sin lograr una práctica que contemple la oralidad como objeto de estudio. 1 2022-10-06T06:40:27Z 2022-10-06T06:40:27Z 2012. Dissertação 373.3.016 F481e DISSERT 191380 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14514/1/FernandaCRF_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14514/1/FernandaCRF_DISSERT.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Ensino de língua portuguesa -
Ensino fundamental -
Dissertação.
Oralidade -
Língua portuguesa -
Dissertação.
Interacionismo -
Linguagem -
Dissertação.
Enseñanza del portugués.
Oralidad en las clases de lengua portuguesa.
Sociointeracionismo.
spellingShingle Ensino de língua portuguesa -
Ensino fundamental -
Dissertação.
Oralidade -
Língua portuguesa -
Dissertação.
Interacionismo -
Linguagem -
Dissertação.
Enseñanza del portugués.
Oralidad en las clases de lengua portuguesa.
Sociointeracionismo.
Filgueiras, Fernanda Celeste da Rocha.
Lopes, Marcos Antônio de Carvalho.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Eventos de oralidade em aulas de língua portuguesa : um estudo de caso /
description Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o tratamento oferecido ao estudo da linguagem na modalidade oral nas aulas de língua portuguesa nos 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, à luz de concepções sociointeracionistas da linguagem. Para tal, fundamentamo-nos nas contribuições de Bakhtin (1992), Marcuschi (2005), Batista (2001), Antunes (2009), Bagno (2002), Suassuna (2009), Ramos (2002), Castilho (2002), Oliveira (2003), dentre outros, como também fundamentamo-nos nos objetivos estabelecidos nos programas oficiais, dentre os quais estão os PCN de língua portuguesa, o PNLD e o regimento escolar. O campo de pesquisa escolhido foi uma escola pública da cidade de Parnamirim-RN, onde os dados foram coletados durante as visitas, em entrevistas gravadas com os sujeitos e também durante as observações às aulas. Após esses procedimentos de coleta de dados, procedeu-se à sua análise, que esteve vinculada ao referencial teórico. Os resultados da pesquisa apontam características no tratamento da linguagem oral que refletem, principalmente, uma concepção de língua e linguagem trazida pelos professores, ainda muito vinculada a concepções estruturalistas, sem conseguir efetivar um trabalho que contemple a oralidade como objeto de estudo.#$&Resumen: Este trabajo tiene como objetivo investigar el tratamiento ofrecido al estudio de la lenguaje en la modalidad oral en clases de lengua portuguesa en los 3º y 4º ciclos del Nivel Fundamental a la luz de concepciones sociointeracionistas de lenguaje. Para tal, tomamos como referencia las contribuciones de Bakhtin (1992) Marcuschi (2005), Batista (2001), Antunes (2009), Bagno (2002), Suassuna (2009), Ramos (2002), Castilho (2000), Oliveira (2003), entre otros, como también tomamos como referencia los objetivos establecidos en los programas oficiales, entre los cuales están los PCN de lengua portuguesa, el PNLD y el regimiento escolar. El campo de pesquisa seleccionado fue una escuela pública de la ciudad de Parnamirim donde los datos fueran colectados en visitas, en las entrevistas grabadas con los sujetos y también durante las observaciones a las clases. Hecho estos procedimientos de coleta de datos se hizo su análisis que estuvo vinculada al referencial teórico. Los resultados de la pesquisa indican características en el tratamiento ofrecido al lenguaje oral que refleja, principalmente, una concepción de lengua y lenguaje adoptada por los profesores aún muy vinculada a las concepciones estructuralistas, sin lograr una práctica que contemple la oralidad como objeto de estudio.
format Dissertação
author Filgueiras, Fernanda Celeste da Rocha.
Lopes, Marcos Antônio de Carvalho.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Filgueiras, Fernanda Celeste da Rocha.
Lopes, Marcos Antônio de Carvalho.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Filgueiras, Fernanda Celeste da Rocha.
title Eventos de oralidade em aulas de língua portuguesa : um estudo de caso /
title_short Eventos de oralidade em aulas de língua portuguesa : um estudo de caso /
title_full Eventos de oralidade em aulas de língua portuguesa : um estudo de caso /
title_fullStr Eventos de oralidade em aulas de língua portuguesa : um estudo de caso /
title_full_unstemmed Eventos de oralidade em aulas de língua portuguesa : um estudo de caso /
title_sort eventos de oralidade em aulas de língua portuguesa : um estudo de caso /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14514/1/FernandaCRF_DISSERT.pdf
work_keys_str_mv AT filgueirasfernandacelestedarocha eventosdeoralidadeemaulasdelinguaportuguesaumestudodecaso
AT lopesmarcosantoniodecarvalho eventosdeoralidadeemaulasdelinguaportuguesaumestudodecaso
AT universidadefederaldoriograndedonorte eventosdeoralidadeemaulasdelinguaportuguesaumestudodecaso
_version_ 1766851639155621888