Contribuição de problemas complexos para a formação de habilidades de pesquisa, no curso de bacharelado em Física /

Resumo: Levantam-se, de trabalhos de pesquisas em física, habilidades envolvidas no mesmo. Procura-se identificar tais habilidades na abordagem de problemas complexos por estudantes de um curso de mecânica intermediária, deste Instituto, no primeiro semestre de 1978. Caracterizam-se estes problemas...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ferreira, Eraldo Costa., Cohenca, Joseph Max., Universidade de São Paulo.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/191055
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Levantam-se, de trabalhos de pesquisas em física, habilidades envolvidas no mesmo. Procura-se identificar tais habilidades na abordagem de problemas complexos por estudantes de um curso de mecânica intermediária, deste Instituto, no primeiro semestre de 1978. Caracterizam-se estes problemas pelos seguintes atributos: natureza realista, formulação aberta e carência conceitual e/ou matemática encontro no abordador. As habilidades mais frequentes detectadas foram: localizar o problema, extrair informações bibliográficas, resolver equações numericamente, interpretar fisicamente uma solução matemática e avaliar os resultados da pesquisa. Em virtude do caráter teórico dos problemas, as habilidades de natureza experimental não foram encontrados. Acredita-se que, com uma escolha mais cuidadosas dos problemas, uma definição mais calma clara e objetiva das habilidades e atributos e um controle maior da influência da literatura sobre a abordagem, pode-se conseguir excelentes resultados na formação de habilidades de pesquisa com problemas complexos. #$&Abstract: A survey of skills required for research in Physics is made based on actual research in this area. An attempt is made to identify such skills using complex problem solving by students of a course in intermediate Mechanics, during the first semester of 1978. These problems were characteri¬zed by the folowing attributes: realistic problems, open formulation and lack of conceptual and of mathematical knowledge on the part of the students. The skills most frequently detected were: defining the pro¬blem, extracting bibliographic information, solving equations nume¬rically, physically interpreting a mathematical solution and evalu¬ating research results. Because of the theoretical nature of the problems, experimental skills were not present. It is believed that, with a more objective definition of skills and attributes and a greater control of the influence of li¬terature in the problem approach, excellent results in the develop¬ment of skills, may be obtained with complex problem solving.