A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de Pedagogia /

Resumo: A pesquisa teve como objetivo geral testar um módulo de ensino baseado na teoria de Dienes, focalizando o conteúdo de transformação de medidas de comprimento, área e volume. O estudo baseado na teoria de Zoltan Paul Dienes consistiu numa intervenção metodológica com alunos do Curso de P...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Macedo, Adailson Tavares de., Rodrigues Neto, Francisco Peregrino., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14417/1/AdailsonTM_TESE.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: A pesquisa teve como objetivo geral testar um módulo de ensino baseado na teoria de Dienes, focalizando o conteúdo de transformação de medidas de comprimento, área e volume. O estudo baseado na teoria de Zoltan Paul Dienes consistiu numa intervenção metodológica com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um estudo preliminar com 40 alunos denominado avaliação diagnóstica verificou que os alunos não compreendiam o conceito de transformação de medida, mas somente aplicavam a tabela de conversão de medidas. A intervenção metodológica foi levada a efeito na turma de Pedagogia do 7º período da UFRN. Aplicou-se um pré-teste, um conjunto de atividades de ensino e um pós-teste. Este último foi utilizado como instrumento de avaliação da aprendizagem dos alunos. As respostas dos alunos foram avaliadas segundo o conceito de abstração reflexionante de Jean Piaget, um dos autores que influenciou a teoria de Zoltan Paul Dienes.#$&Abstract: The study was aimed to test a teaching module on the Zoltan Paul Dienes theory, focusing on the content: The transformation of measurements: length, areas and volumes. The study based on constructivist theory consisted in a methodological intervention with students of the 7th period of the Course of Pedagogy, in Central Campus, Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). A preliminary study with 40 students called diagnostic evaluation found that students did not understand the concept of measurements transformation and its processing steps. The latter was performed only with the help of the table of measurements transformation with no understanding of the content. He applied a pretest, a set of activities and a post-test. The latter was used as a tool for evaluation of the student learning process. The answers of these ones were evaluated according to the concept of reflective abstraction of Jean Piaget, one of the authors who influenced the Dienes theory.