Diagnóse de um atributo cultural dos empregados da TELPE, como elemento facilitador da gestão estratégica de recursos humanos na mudança organizacional /

Resumo: Pesquisa-Díagnóstico para constatação de que a população do quadro de pessoal da TELPE, não apresenta diferenças culturais em relação ao segmento de empregados diretos da própria empresa e ao segmento de contratados das empresas prestadoras de serviço, tendo em vista que este dois tipos de f...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Simões, Regineide Marques.
Formato: Dissertação
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Resumo:Resumo: Pesquisa-Díagnóstico para constatação de que a população do quadro de pessoal da TELPE, não apresenta diferenças culturais em relação ao segmento de empregados diretos da própria empresa e ao segmento de contratados das empresas prestadoras de serviço, tendo em vista que este dois tipos de funcionários convivem no mesmo espaço organizacional. A necessidade desta diagnose surgiu, quando o planejamento estratégico considerou-os como uma cultura homogênea, baseando-se nos dados de uma pesquisa-diagnóstico anteriormente realizada pela BELL SYGMA, quando estava decidindo sobre as diretrizes, programas e ações direcionadas para os recursos humanos. Neste ocasião indagou-se sobre a homogeneidade ou heterogeneidade cultural de sua população. Objetivamente buscou-se com este estudo evidenciar uma prova existente entre os dois grupos populacionais envolvidos no processo, inclinando-se sobre os atributos essenciais do potencial humano, vislumbrando delinear diretrizes e procedimentos diferenciados para um processo de mudança organizacional. Metodologicamente decidiu-se pela limitação do processo de conformação das variáveis culturais constantes dos questionários já aplicados anteriormente, ficando a presente investigação diagnóstico com a definição de escolha das questões assertivas para submeter ao teste de hipóteses. Na mensuração das hipóteses utilizou-se a Prova de Wilcoxon, por corresponder a expectativa de segurança satisfatória, dada as restrições quanto ao tamanho da amostragem, o teor da informação do trabalho original; adequação às características das variáveis culturais selecionadas; a proximidade da estrutura funcional da pesquisa realizada pela Empresa de Consultoria e por situar-se no ramo das Estatísticas Não-Paramétricas.