Infância - memórias : cenários - personas/

Resumo: Infância é, sem dúvida, memória, literatura de grande qualidade, respeitável, à medida que a história contada transita entre ficção e real idade. História social e pessoal, com tamanho senso de real idade, fazendo com que o leitor lucre com a honestidade e a sinceridade que produziu, nessa o...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Santos, Elizabete Maria Álvares dos., Falleiros, Marcos Falchero., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16243/1/ElizabeteMAS_DISSERT.pdf
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spelling oai:localhost:123456789-1253122022-11-30T23:32:22Z Infância - memórias : cenários - personas/ Santos, Elizabete Maria Álvares dos. Falleiros, Marcos Falchero. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ramos, Graciliano - Infância(Romance) - Memórias - Dissertação. Literatura brasileira - História e crítica - Dissertação. Infancia, criticism and interpretation. Memoirs. Brazilian literature. Resumo: Infância é, sem dúvida, memória, literatura de grande qualidade, respeitável, à medida que a história contada transita entre ficção e real idade. História social e pessoal, com tamanho senso de real idade, fazendo com que o leitor lucre com a honestidade e a sinceridade que produziu, nessa obra, resultados marcantes em sua constância de recortes quadro-a-quadro. Lembrança e esquecimento são, portanto, os guiadores deste trabalho, tendo como propósito a denúncia do encontro da criança com a violência e, sendo o texto memorialístico, vê-se a importância da ficção para que esse tipo de narrativa se sustente. Busco, com isso, mostrar no tom humanizador deste relato de memórias, o seu significado profundo e decisivo, através dos conceitos de memória de Le goff, de Seligmann-Silva e de Ecléa Bosi. É, também, através das teorias de Jeanne Marie Ganegbin que justifico o conceito de lembrança e esquecimento e que, me utilizando dos conceitos de Eliane Zagury, acrescento e amparo a relação da autobiografia como meio de expressão do relato de memórias. Por último, em Infância, não há espaço para a fantasia. O lirismo que se avassala, no decorrer de cada capítulo, comanda a imaginação do autor. A necessidade de inventar cede espaço à necessidade de depor, de denunciar. E essa transição ocorre de forma lenta e gradual, assim como lenta é a vida do menino Graciliano, diante de tanta humilhação e submissão.#$&Abstract: Infância is undoubtedly memory, high quality literature, reputable, as the story moves between fiction and reality. Personal and social history, with such a sense of reality, causing the reader to profit from the honesty and the sincerity producing, in this work, remarkable results in a constancy of clippings, frame-by-frame. Memory and oblivion are this work guidance. We aim to denounce the relationship between the child and violence, and as it is a memorialistic text, we see the importance of fict ion for this type of narrative to be sustained. I aim thereby show the tone of this report humanizing memories, its deep and decisive meaning, through the memories concepts by Le Goff, by Seligmann-Silva and by Ecléa Bosi. It is also through the theories of Jeanne Marie Ganegbin that I justify the concept of remembering and forget ting, and also it is also according the concepts of Eliane Zagury that I give support to the importance of autobiography as a a mean of expressing the reported memories. Finally, in Infância, there is no room for fantasy. The lyricism that overwhelms, throughout each chapter, commands the author's imaginat ion. The need to invent gives way to the need to test ify, to denounce. And this t ransit ion occurs gradually, slow as Graciliano s childlife, due to such humiliation and submission. 1 2022-10-06T06:30:30Z 2022-10-06T06:30:30Z 2012. Dissertação 821.134.3(81).09 S237i DISSERT 190578 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16243/1/ElizabeteMAS_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16243/1/ElizabeteMAS_DISSERT.pdf
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Infância - memórias : cenários - personas/
description Resumo: Infância é, sem dúvida, memória, literatura de grande qualidade, respeitável, à medida que a história contada transita entre ficção e real idade. História social e pessoal, com tamanho senso de real idade, fazendo com que o leitor lucre com a honestidade e a sinceridade que produziu, nessa obra, resultados marcantes em sua constância de recortes quadro-a-quadro. Lembrança e esquecimento são, portanto, os guiadores deste trabalho, tendo como propósito a denúncia do encontro da criança com a violência e, sendo o texto memorialístico, vê-se a importância da ficção para que esse tipo de narrativa se sustente. Busco, com isso, mostrar no tom humanizador deste relato de memórias, o seu significado profundo e decisivo, através dos conceitos de memória de Le goff, de Seligmann-Silva e de Ecléa Bosi. É, também, através das teorias de Jeanne Marie Ganegbin que justifico o conceito de lembrança e esquecimento e que, me utilizando dos conceitos de Eliane Zagury, acrescento e amparo a relação da autobiografia como meio de expressão do relato de memórias. Por último, em Infância, não há espaço para a fantasia. O lirismo que se avassala, no decorrer de cada capítulo, comanda a imaginação do autor. A necessidade de inventar cede espaço à necessidade de depor, de denunciar. E essa transição ocorre de forma lenta e gradual, assim como lenta é a vida do menino Graciliano, diante de tanta humilhação e submissão.#$&Abstract: Infância is undoubtedly memory, high quality literature, reputable, as the story moves between fiction and reality. Personal and social history, with such a sense of reality, causing the reader to profit from the honesty and the sincerity producing, in this work, remarkable results in a constancy of clippings, frame-by-frame. Memory and oblivion are this work guidance. We aim to denounce the relationship between the child and violence, and as it is a memorialistic text, we see the importance of fict ion for this type of narrative to be sustained. I aim thereby show the tone of this report humanizing memories, its deep and decisive meaning, through the memories concepts by Le Goff, by Seligmann-Silva and by Ecléa Bosi. It is also through the theories of Jeanne Marie Ganegbin that I justify the concept of remembering and forget ting, and also it is also according the concepts of Eliane Zagury that I give support to the importance of autobiography as a a mean of expressing the reported memories. Finally, in Infância, there is no room for fantasy. The lyricism that overwhelms, throughout each chapter, commands the author's imaginat ion. The need to invent gives way to the need to test ify, to denounce. And this t ransit ion occurs gradually, slow as Graciliano s childlife, due to such humiliation and submission.
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