O planejamento estratégico sem plano : ícones urbanos e dinâmica imobiliária em Natal /

Resumo: O modelo de planejamento estratégico de cidades chegou à América Latina e passou a ser adotado no Brasil com a formulação de planos estratégicos desde a década de 1990. Em muitas localidades, porém, o padrão de produção da cidade não se deu de acordo com o modelo adotado internacionalmente,...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Eugênio Ribeiro., Valença, Márcio Moraes., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16434/1/EugenioRS_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-125306
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1253062022-11-30T23:32:17Z O planejamento estratégico sem plano : ícones urbanos e dinâmica imobiliária em Natal / Silva, Eugênio Ribeiro. Valença, Márcio Moraes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sociologia urbana - Dissertação. ícones urbanos - Dissertação. Dinâmica imobiliária - Dissertação. Planejamento estratégico - Dissertação. Dynamic real estate. Strategic planning of cities. Resumo: O modelo de planejamento estratégico de cidades chegou à América Latina e passou a ser adotado no Brasil com a formulação de planos estratégicos desde a década de 1990. Em muitas localidades, porém, o padrão de produção da cidade não se deu de acordo com o modelo adotado internacionalmente, mas foi desenvolvido uma espécie de planejamento estratégico sem plano ou empreendedorismo periférico , o qual buscam construir atributos para qualificarem sua inserção no cenário competitivo internacional e regional. Dentre esses atributos, destaca-se a produção de ícones urbanos destinados a variados usos. Antes de qualquer coisa, esses ícones servem para a construção de uma imagem contemporânea da cidade, para a promoção da cidade para o turismo e os negócios, para a construção da imagem carismática de figuras políticas, bem como para a dinamização do mercado imobiliário. O trabalho ora proposto objetiva compreender a importância dos ícones urbanos, sobretudo a valorização imobiliária das áreas do entorno dos quais são construídos. Para isso, serão estudados ícones urbanos da cidade de Natal e os seus rebatimentos na dinâmica imobiliária, por meio de entrevistas semiestruturadas com técnicos, gestores e agentes públicos e privados envolvidos na promoção da cidade e/ou relacionados ao mercado imobiliário. #$&Abstract: The model of strategic city planning is applied to Latin American and Brazilian cities since the 1990s. Notwithstanding, in many cities, the production of space has not followed the international model stricto sensu, but a variation of the model, here called, strategic city planning without a plan or peripheral (or yet incomplete) urban entrepreneurialism . This seeks to build city attributes in order to qualify cities for the competitive international and/or regional markets. This includes the production of iconic buildings and structures, here called urban icons. They rapidly become symbols in the contemporary city landscape, facilitating the promotions of the city for tourism and business. This also helps produce charismatic leaderships. However, what it does best is to promote real estate development. This dissertation seeks to understand the role of iconic buildings in the promotion of real estate business in Natal, especially how it helps to fuel prices in the market. The research is done by use of interviews with civil servants and private entrepreneurs related to real estate business. 1 2022-10-06T06:30:25Z 2022-10-06T06:30:25Z 2012. Dissertação 316.334.55 S586p DISSERT 190572 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16434/1/EugenioRS_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16434/1/EugenioRS_DISSERT.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Sociologia urbana -
Dissertação.
ícones urbanos -
Dissertação.
Dinâmica imobiliária -
Dissertação.
Planejamento estratégico -
Dissertação.
Dynamic real estate.
Strategic planning of cities.
spellingShingle Sociologia urbana -
Dissertação.
ícones urbanos -
Dissertação.
Dinâmica imobiliária -
Dissertação.
Planejamento estratégico -
Dissertação.
Dynamic real estate.
Strategic planning of cities.
Silva, Eugênio Ribeiro.
Valença, Márcio Moraes.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O planejamento estratégico sem plano : ícones urbanos e dinâmica imobiliária em Natal /
description Resumo: O modelo de planejamento estratégico de cidades chegou à América Latina e passou a ser adotado no Brasil com a formulação de planos estratégicos desde a década de 1990. Em muitas localidades, porém, o padrão de produção da cidade não se deu de acordo com o modelo adotado internacionalmente, mas foi desenvolvido uma espécie de planejamento estratégico sem plano ou empreendedorismo periférico , o qual buscam construir atributos para qualificarem sua inserção no cenário competitivo internacional e regional. Dentre esses atributos, destaca-se a produção de ícones urbanos destinados a variados usos. Antes de qualquer coisa, esses ícones servem para a construção de uma imagem contemporânea da cidade, para a promoção da cidade para o turismo e os negócios, para a construção da imagem carismática de figuras políticas, bem como para a dinamização do mercado imobiliário. O trabalho ora proposto objetiva compreender a importância dos ícones urbanos, sobretudo a valorização imobiliária das áreas do entorno dos quais são construídos. Para isso, serão estudados ícones urbanos da cidade de Natal e os seus rebatimentos na dinâmica imobiliária, por meio de entrevistas semiestruturadas com técnicos, gestores e agentes públicos e privados envolvidos na promoção da cidade e/ou relacionados ao mercado imobiliário. #$&Abstract: The model of strategic city planning is applied to Latin American and Brazilian cities since the 1990s. Notwithstanding, in many cities, the production of space has not followed the international model stricto sensu, but a variation of the model, here called, strategic city planning without a plan or peripheral (or yet incomplete) urban entrepreneurialism . This seeks to build city attributes in order to qualify cities for the competitive international and/or regional markets. This includes the production of iconic buildings and structures, here called urban icons. They rapidly become symbols in the contemporary city landscape, facilitating the promotions of the city for tourism and business. This also helps produce charismatic leaderships. However, what it does best is to promote real estate development. This dissertation seeks to understand the role of iconic buildings in the promotion of real estate business in Natal, especially how it helps to fuel prices in the market. The research is done by use of interviews with civil servants and private entrepreneurs related to real estate business.
format Dissertação
author Silva, Eugênio Ribeiro.
Valença, Márcio Moraes.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Silva, Eugênio Ribeiro.
Valença, Márcio Moraes.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Silva, Eugênio Ribeiro.
title O planejamento estratégico sem plano : ícones urbanos e dinâmica imobiliária em Natal /
title_short O planejamento estratégico sem plano : ícones urbanos e dinâmica imobiliária em Natal /
title_full O planejamento estratégico sem plano : ícones urbanos e dinâmica imobiliária em Natal /
title_fullStr O planejamento estratégico sem plano : ícones urbanos e dinâmica imobiliária em Natal /
title_full_unstemmed O planejamento estratégico sem plano : ícones urbanos e dinâmica imobiliária em Natal /
title_sort o planejamento estratégico sem plano : ícones urbanos e dinâmica imobiliária em natal /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16434/1/EugenioRS_DISSERT.pdf
work_keys_str_mv AT silvaeugenioribeiro oplanejamentoestrategicosemplanoiconesurbanosedinamicaimobiliariaemnatal
AT valencamarciomoraes oplanejamentoestrategicosemplanoiconesurbanosedinamicaimobiliariaemnatal
AT universidadefederaldoriograndedonorte oplanejamentoestrategicosemplanoiconesurbanosedinamicaimobiliariaemnatal
_version_ 1766806708028440576