Entre serras e sertões : a(s) transformação(ções) de centralidade(s) da Região Metropolitana do Cariri/CE /

Resumo: Este estudo examina a configuração espacial definidora da estrutura viária do conjunto formado pelas cidades Crato Juazeiro Barbalha (Crajubar - cerne da Região Metropolitana do Cariri/CE), visando estabelecer nexos (ou relações) entre níveis distintos de acessibilidade e a formação/tran...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Gurgel, Ana Paula Campos., Trigueiro, Edja Bezerra Faria., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/12378/1/SerrasSert%c3%b5es%28Trans%29forma%c3%a7%28oes%29_Gurgel_2012.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Este estudo examina a configuração espacial definidora da estrutura viária do conjunto formado pelas cidades Crato Juazeiro Barbalha (Crajubar - cerne da Região Metropolitana do Cariri/CE), visando estabelecer nexos (ou relações) entre níveis distintos de acessibilidade e a formação/transformação e especialização de centralidades em escala local e regional. Utilizou-se para tanto o aparato teórico e operacional da Teoria da Lógica Social do Espaço, a partir do qual foram exploradas possibilidades de modelagem (com linhas axiais, linhas de continuidade e segmentos) e realizadas observações empíricas sobre fluxos e usos, ancorando e articulando o conjunto de dados em um Sistema de Informações Geográficas - SIG. Os achados sugerem que em distintas escalas de análise, paralelamente à permanência de centros e formação de subcentros intraurbanos, há indícios da formação de uma nova centralidade no Bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte, onde coincidem altos valores de acessibilidade topológica e a emergência de equipamentos que respondem a uma demanda regional.#$&Abstract: This study reviews the spatial configuration from the road network of an urban compound formed by the cities of Crato, Juazeiro do Norte and Barbalha (the Crajubar - core of the Cariri metropolitan region, in the State of Ceará, Brazil), in order to establish nexus (or relations) between different levels of accessibility and the formation/ transformation and specialization of centralities in local and metropolitan scales. Stemming from the Social Logic of Space theoretical and operational apparatus, the study explores modeling possibilities (with axial lines, segments and lines of continuity) which is then confronted to empirical observations concerning movement flows and land use, within a Geographic Information System database. At different scales of analysis, the results suggest evidences of continuity were found in the permanence of intra-urban centres and sub-centres within each town, whereas evidences of change pointed out to the formation of a new centrality of metropolitan magnitude in the neighbourhood referred to as the Triângulo, in the municipality of Juazeiro, where high levels of topological accessibility coincides with the appearance of new business buildings as well as with the emergence of urban equipment of a scale more adequate to meet a regional demand.