A leitura de literatura na escola : por uma educação emocional de crianças na educação infantil /

Resumo: Esta dissertação investiga as contribuições da leitura de literatura infantil na problematização das experiências e conflitos emocionais de crianças de educação infantil. Sua relevância consiste em oferecer subsídios ao trabalho pedagógico com a leitura de literatura nas séries iniciais, com...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Nívea Priscilla Olinto da., Oliveira, Marly Amarilha de.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14557/1/NiveaPOS_DISSERT.pdf
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Literatura -
Dissertação.
Educação infantil -
Dissertação.
Conflitos emocionais -
Dissertação.
Trabalho pedagógico -
Dissertação.
Reading.
Child education.
Emotional conflicts.
Pedagogigal work.
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Silva, Nívea Priscilla Olinto da.
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A leitura de literatura na escola : por uma educação emocional de crianças na educação infantil /
description Resumo: Esta dissertação investiga as contribuições da leitura de literatura infantil na problematização das experiências e conflitos emocionais de crianças de educação infantil. Sua relevância consiste em oferecer subsídios ao trabalho pedagógico com a leitura de literatura nas séries iniciais, com o intuito de ampliar a competência do professor para explorar o texto literário em sua natureza problematizadora e enriquecedora das experiências e conflitos emocionais da criança. Respalda-se, metodologicamente, nos princípios da pesquisa qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. A pesquisa realizou-se em uma turma de nível V de educação infantil, com 28 alunos de faixa etária de 5 e 6 anos de idade, em escola pública de Natal-RN (Brasil). Os instrumentos utilizados foram: gravação em áudio, diário de campo, entrevistas. As aulas realizadas se constituíram em 17 sessões de leitura de contos clássicos, contemporâneos, fábulas e lendas, com a utilização de diferentes estratégias didáticas. Essas sessões foram desenvolvidas conforme a experiência de leitura por andaime (scaffolding), descrita por Graves & Graves. Tomou-se como referencial teórico os estudos de Amarilha (1997/2006), Bettelheim (2004), Coelho (1987/2000), Damásio (2005), Del Nero (2003), Eco (1994/2006), Held (1980), Iser (1996), Jauss (2002), Stierle (2002), Wallon (2007), Telles (2006), Yunes (2003), Ziberman (1987). As análises assinalaram que a leitura em sala de aula se constituiu como um território privilegiado de inclusão da subjetividade do leito, das suas experiências emocionais e de seus conflitos na trama da história, de forma a auxiliar as crianças a refletirem e se apropriarem de estratégias para lidar com sua realidade interior. Evidencia a leitura literária como atividade experiencial e formativa, que auxilia a criança a compreender sua realidade emocional, através do processo de identificação, exteriorização e catarse, em que a experiência estética, proposta pelo texto, propicia ao leitor o autoconhecimento, ampliando a percepção sobre a realidade interior e exterior e lhe oferecendo capital emocional para lidar com as adversidades da vida. É salutar destacar que as discussões propostas em sala de aula se configuraram como campo de confronto de experiências, em que os leitores tiveram a possibilidade de compartilhar suas vivências, suas dores e seus sofrimentos com os outros que experienciaram os mesmos problemas, auxiliando-os na construção de estratégias que melhor orientam sua atuação sobre o meio. #$&Abstract: This dissertation examines the contributions of juvenile literature reading for the problematization of the emotional experiences and conflicts of children at infant education. Its importance consists in providing useful information for the pedagogic work orientated to literature reading at the initial series of basic education, in order to increase the teacher s ability to explore the literary text from its instigating and enriching nature in view of the child s emotional experiences and conflicts. It is methodologically based on the principles of the qualitative research, what characterizes it as a case study. The research focused a level V-infant education class with 28 students in 5-6 age group, at a public school of Natal, State of Rio Grande do Norte (Brazil). The used resources were: audio recording, field diary, and interviews. Seventeen classes were carried out and they consisted in reading sessions of classic and contemporaneous tales, fables, and legends which used different didactic strategies. These sessions were developed in accordance with the reading experience through scaffolding instructions as it was described by Graves & Graves. The theoretical references were the studies of Amarilha (1997/ 2006), Bettelheim (2004), Coelho (1987/2000), Damásio (2005), Del Nero (2003), Eco (1994/2006), Held (1980), Iser (1996), Jauss (2002), Stierle (2002), Wallon (2007), Telles (2006), Yunes (2003), and Zilberman (1987). The analyses showed that literary reading in class is a special environment for inclusion of the reader s subjectivity; as well as the inclusion of their emotional experiences and their conflicts within the story by way of helping children think and become suitable for dealing with their inner feelings. The literaty reading is presented as an experiential and formative activity which helps children understand their emotions through a process of identification, exteriorization, and catharsis; what implies that the esthetic experience from the text makes possible the reader s self-knowledge and increases the perception of his inner feelings and objective reality so that reader has emotional capital to deal with life difficulties. It is important to highlight that the discussions carried out in the class represented a field of sharing experiences through which each reader had the chance to present their experience of life to the others, including their sorrows and sufferings, in order to help them to develop best strategies to deal with the social environment.
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Respalda-se, metodologicamente, nos princípios da pesquisa qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. A pesquisa realizou-se em uma turma de nível V de educação infantil, com 28 alunos de faixa etária de 5 e 6 anos de idade, em escola pública de Natal-RN (Brasil). Os instrumentos utilizados foram: gravação em áudio, diário de campo, entrevistas. As aulas realizadas se constituíram em 17 sessões de leitura de contos clássicos, contemporâneos, fábulas e lendas, com a utilização de diferentes estratégias didáticas. Essas sessões foram desenvolvidas conforme a experiência de leitura por andaime (scaffolding), descrita por Graves & Graves. Tomou-se como referencial teórico os estudos de Amarilha (1997/2006), Bettelheim (2004), Coelho (1987/2000), Damásio (2005), Del Nero (2003), Eco (1994/2006), Held (1980), Iser (1996), Jauss (2002), Stierle (2002), Wallon (2007), Telles (2006), Yunes (2003), Ziberman (1987). As análises assinalaram que a leitura em sala de aula se constituiu como um território privilegiado de inclusão da subjetividade do leito, das suas experiências emocionais e de seus conflitos na trama da história, de forma a auxiliar as crianças a refletirem e se apropriarem de estratégias para lidar com sua realidade interior. Evidencia a leitura literária como atividade experiencial e formativa, que auxilia a criança a compreender sua realidade emocional, através do processo de identificação, exteriorização e catarse, em que a experiência estética, proposta pelo texto, propicia ao leitor o autoconhecimento, ampliando a percepção sobre a realidade interior e exterior e lhe oferecendo capital emocional para lidar com as adversidades da vida. É salutar destacar que as discussões propostas em sala de aula se configuraram como campo de confronto de experiências, em que os leitores tiveram a possibilidade de compartilhar suas vivências, suas dores e seus sofrimentos com os outros que experienciaram os mesmos problemas, auxiliando-os na construção de estratégias que melhor orientam sua atuação sobre o meio. #$&Abstract: This dissertation examines the contributions of juvenile literature reading for the problematization of the emotional experiences and conflicts of children at infant education. Its importance consists in providing useful information for the pedagogic work orientated to literature reading at the initial series of basic education, in order to increase the teacher s ability to explore the literary text from its instigating and enriching nature in view of the child s emotional experiences and conflicts. It is methodologically based on the principles of the qualitative research, what characterizes it as a case study. The research focused a level V-infant education class with 28 students in 5-6 age group, at a public school of Natal, State of Rio Grande do Norte (Brazil). The used resources were: audio recording, field diary, and interviews. Seventeen classes were carried out and they consisted in reading sessions of classic and contemporaneous tales, fables, and legends which used different didactic strategies. These sessions were developed in accordance with the reading experience through scaffolding instructions as it was described by Graves & Graves. The theoretical references were the studies of Amarilha (1997/ 2006), Bettelheim (2004), Coelho (1987/2000), Damásio (2005), Del Nero (2003), Eco (1994/2006), Held (1980), Iser (1996), Jauss (2002), Stierle (2002), Wallon (2007), Telles (2006), Yunes (2003), and Zilberman (1987). 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