Abordagem de temas em saúde pública por meio de atividades lúdicas com professoras da educação infantil /

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de propor a inclusão de temas acerca da Saúde Pública na prática de professores da Educação Infantil, em um Centro Municipal de Educação Infantil da Cidade do Natal-RN, por meio de atividades lúdicas. Para atingir esses objetivos, três questões de estudo fo...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Barbosa, Ismenia Veronica., Costa, Ivaneide Alves Soares da., Silva, Márcia Gorette Lima da., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16085/1/IsmeniaVB_DISSERT.pdf
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Descrição
Resumo:Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de propor a inclusão de temas acerca da Saúde Pública na prática de professores da Educação Infantil, em um Centro Municipal de Educação Infantil da Cidade do Natal-RN, por meio de atividades lúdicas. Para atingir esses objetivos, três questões de estudo foram pesquisadas: quais são as principais doenças de interesse de estudo das professoras a partir do seu contexto de vivência e do entorno do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI)? Como propiciar a fundamentação teórica sobre doenças de importância em saúde pública propostas pelas professoras? Como orientar e acompanhar a elaboração de materiais didáticos pelas professoras? Para responder a essas questões de estudo foram organizadas atividades que seguiram as seguintes etapas: a primeira deu0se com a apresentação do projeto de pesquisa para as professoras e a aplicação do questionário com perguntas abertas. A segunda contou também com uma apresentação para as professoras da caracterização da área de estudo e a realização de aulas dialógicas sobre doenças relacionadas à saúde pública. A terceira etapa deu-se com a elaboração das histórias infantis musicadas que abordavam as doenças selecionadas pela equipe docente tais como Dengue, Ectoparasitoses, Hepatite A, Influenza A (H1N1), Rotavirus, Helmintoses e Protozoonoses. Cada história é acompanhada por uma ou mais músicas que foram compostas ou selecionadas pelas professoras de acordo com o tema de cada narrativa. Como resultado desse trabalho foi produzido um material didático-pedagógico, no formato de um e-book, intitulado AS HISTÓRIAS QUE NÃO LHE CONTARAM , que proporcionou informação científica em uma linguagem tanto para os pedagogos quanto para as crianças, tendo sido previamente avaliada por especialistas em educação em saúde e educação infantil. As atividades propostas foram satisfatórias pelo fato de ter gerado um produto de autoria do grupo pesquisado em conjunto com a pesquisadora (o e-book), além de ter proporcionado interesse e envolvimento das docentes pelo trabalho, e principalmente porque essas profissionais desenvolveram o interesse pela pesquisa, tendo elaborado um projeto sobre o tema em estudo (saúde pública) para desenvolver em outros centros infantis, alertando outros profissionais da Educação Infantil. Esperamos que esse material possa contribuir e levar ao conhecimento científico, além de propor alternativas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem, por meio de material didático lúdico ligado à realidade dos alunos. #$&Abstract: The aim of this study was to propose the inclusion of topics about the Public Health in the Early Childhood Education teachers practice, in an Early Childhood Education Municipal Center in the city of Natal-RN, through playful activities. To achieve these goals, three issues of study were researched: What are the main diseases for the study of teachers from your experience context and around the Early Childhood Education Municipal Center (ECEMC)? How to provide the theoretical foundation on diseases of public health importance proposed by the teachers? How to guide and monitor the preparation of teaching materials by teachers? To answer those study questions it was organized activities that followed the following steps: the first occurred with the research project presentation to the teachers and the application of a questionnaire with open questions. The second also included a presentation to the teachers about the study area characterization and the realization of dialogical classes about diseases related to the public health. The third came with the development of children s stories in song forms, that approached diseases selected by the teaching staff such as Dengue, ectoparasitoses, hepatitis A, influenza A (H1N1), rotavirus, helminthes and Protozoonoses. Each story is accompanied by one or more songs that were written or selected by the teachers according to the theme of each narrative. As a result of this study it was produced a didactic and pedagogical material in the form of an e-book, titled THE STORIES THAT YOU ARE NOT TOLD , that provided scientific information in an accessible language for both teachers and children s education. The proposed activities were satisfactory for the fact of having created a product authored by the research group together with the researcher (the e-book), in addition to having to having provided the interest and involvement of the teaching team in the work, and, mainly because these professionals have developed the interest in research, preparing a project on the theme under study (public health) to develop in other children s centers, warning other professionals of early childhood education. We hope that this material can contribute and lead to scientific knowledge, in addition to propose alternatives that help in the teaching and learning process, through playful educational material linked to the students reality.