Influência da adição de diatomita em pastas geopoliméricas para poços de petróleo/

Resumo: A cimentação é uma prática comum na indústria do petróleo e, tem importância fundamental na construção de um poço. O desenvolvimento desta atividade tem promovido a busca de materiais mais adequados para cimentação de poços de petróleo, buscando melhoria do comportamento das pastas durante a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Santos, Eylisson André dos., Melo, Marcus Antônio de Freitas., Melo, Dulce Maria de Araújo., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/187531
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: A cimentação é uma prática comum na indústria do petróleo e, tem importância fundamental na construção de um poço. O desenvolvimento desta atividade tem promovido a busca de materiais mais adequados para cimentação de poços de petróleo, buscando melhoria do comportamento das pastas durante as operações de cimentação, no que diz respeito ao desempenho e maior vida útil, suportando assim, as solicitações requeridas pelas normas nacionais e internacionais. Atualmente, existe uma grande preocupação com o desenvolvimento de materiais alternativos ao cimento Portland e, ecologicamente corretos. Avanços neste sentido têm sido obtidos com a utilização dos chamados cimentos geopoliméricos, por serem uma boa alternativa à cimentação de poços de petróleo, uma vez que, possuem boas propriedades, além de liberar muito menos CO2 na produção de suas meterias primas, se comparado à produção do cimento Portland. Diante disto, o cimento geopolimérico é um exemplo inovador destes materiais alternativos, com baixo custo de produção. Neste trabalho, estudou-se a influência da adição de diatomita nas propriedades de pastas geopoliméricas à base de metacaulim. O emprego de uma nova matéria prima abundante na natureza e de baixo valor agregado, a diatomita, é outra alternativa fonte de aluminosilicatos na produção de geopolímeros, sendo a mesma utilizada como aditivo, para melhorar algumas propriedades. Assim, o objetivo deste trabalho foi estudar como as características físicas, químicas e mineralógicas da diatomita influenciam as características do metacaulim e, como essas mesmas características influenciam nas reações de geopolimerização, assim como as características dos geopolímeros. O efeito da adição de diatomita nas propriedades das pastas geopoliméricas foram avaliadas, comparando-as com as propriedades do geopolímero à base de metacaulim. Para o desenvolvimento deste estudo foram desenvolvidas pastas geopoliméricas leves, com diferentes concentrações de diatomita. Para análise dos efeitos destas concentrações de diatomita, em pastas geopoliméricas, foram realizados testes de reologia, filtrado, água livre, massa específica, tempo de espessamento e resistência à compressão. Também são apresentados resultados de difração de raios-X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e análise térmica (TG), a fim de reunir informações para um melhor entendimento da microestrutura do cimento geopolimérico. Os resultados mostraram que a adição de diatomita mudou sensivelmente a microestrutura e drasticamente as propriedades reológicas e mecânicas das pastas geopoliméricas. Com o aumento na concentração de diatomita, observou-se que os parâmetros reológicos aumentam, porém o volume de filtrado diminui, independente da temperatura estudada. Ao avaliar a resistência à compressão, foi verificado que a adição de diatomita levou a ganhos de até 67%, nesta propriedade, se comparado com a pasta à base de metacaulim.#$&Abstract: