Práticas discursivas e identidade folkcomunicacional na rede social Orkut : um estudo da comunidade MPB/

Resumo:O desenvolvimento de novas tecnologias da informação, especialmente a internet, permitiu que pessoas distantes geograficamente dispusessem de um universo interativo através do qual fosse possível manifestar opiniões, expressar-se, constituir comunidades, de forma desterritorializada e sem a n...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Carvalho, Edwin dos Santos., Lima, Maria Érica de Oliveira., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/184618
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Descrição
Resumo:Resumo:O desenvolvimento de novas tecnologias da informação, especialmente a internet, permitiu que pessoas distantes geograficamente dispusessem de um universo interativo através do qual fosse possível manifestar opiniões, expressar-se, constituir comunidades, de forma desterritorializada e sem a necessidade de contato físico. As redes sociais virtuais, ambientes na internet em que é possível formar grupos de pessoas que compartilham afinidades, permitiram não somente a reunião de indivíduos com interesses comuns como abriu um novo espaço para manifestações de expressões culturais de grupos que, normalmente, não dispunham de um canal de comunicação eficiente a ponto de atingir um grande público. Através da abordagem da comunidade MPB - Música Brasileira, a maior do gênero existente na rede social Orkut, esta pesquisa, realizada no período de março de 2009 a junho de 2011, apresenta as principais características das comunidades virtuais e as relações que seus membros mantêm com o consumo e com a lógica capitalista do mercado. A teoria aplicada é a Folkcomunicação, que tem como pressupostos metodológicos os conceitos originalmente concebidos pela Escola Funcionalista. Com base na teoria folkcomunicacional, esta trabalho lança a proposta de analisar como a música popular brasileira é apreendida no Orkut (qual o agendamento), quem são os ativistas midiáticos (líderes de opinião capazes de organizar e influenciar o restante do grupo) e identificar as práticas discursivas (a produção de sentido) daqueles que interagem na comunidade. Através da análise do discurso, a partir da seleção de comentários feitos pelos membros da comunidade em diferentes fóruns de discussão, foi possível identificar quem fala, o que fala e como fala e apresentar as práticas de sociabilidade contidas na rede social virtual de maior audiência no Brasil, o Orkut. Desta forma, esta Dissertação espera contribuir para o avanço das pesquisas que abordam as manifestações da cultura popular a partir da relação que elas mantêm com a cultura midiática.#$&Abstract:The development of new information technologies, especially the Internet, allow people separated geographically they had an interactive universe through which he could express opinions, express themselves, form communities, so deterritorialized and without the need for physical contact. Social networks, virtual environments on the Internet where you can form groups of people who share affinities, not only allowed the gathering of individuals with common interests and opened a new space for expression of cultural expressions of groups that usually did not have a efficient communication channel to the point of reaching a large audience. Through the community approach MPB - Brazilian Music, the largest of its kind in Orkut social network, this survey, conducted from March 2009 to June 2011, presents the main characteristics of virtual communities and relationships that its members have with consumption and the capitalist logic of the market. The theory is applied folkcommunication, which is methodological assumptions concepts originally designed by the functionalist school. Based on the theory folkcomunicacional, this work sheds to the proposal to analyze how Brazilian music is captured on Orkut (which the schedule), who are media activists (opinion leaders able to organize and influence the rest of the group) and identify the discursive practices (the production of meaning) of those who interact in the community. Through discourse analysis, from a selection of comments made by members of the community in different forums for discussion, it was possible to identify the speaker, who speaks and how to speak and present practices of sociability in the social networking site contained the largest audience in Brazil, Orkut. Thus, this dissertation hopes to contribute to the advancement of research that address the manifestations of popular culture from the relationship they have with media culture.