Análise do desgaste de pares tribológicos metálicos lubrificados com óleo de rícino ou mineral/

Resumo:Avaliou-se, neste trabalho, o desempenho tribológico de um óleo biodegradável de rícino em comparação ao óleo comercial SAE 40, através do desgaste lubrificado de metais existentes no mercado, alumínio 6261, bronze TM-23 e aço trefilado AISI 1045 temperado e revenido. Os ensaios foram realiza...

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Principais autores: Santana, Jaciana Silva de., Medeiros, João Telésforo Nóbrega de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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spelling oai:localhost:123456789-1209892022-11-30T22:06:36Z Análise do desgaste de pares tribológicos metálicos lubrificados com óleo de rícino ou mineral/ Santana, Jaciana Silva de. Medeiros, João Telésforo Nóbrega de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desgaste - Dissertação. Tribologia - Dissertação. Óleo de rícino - Dissertação. Óleo SAE40 - Dissertação. Lubrificação - Dissertação. Wear. Couple tribological. Lubrication. Resumo:Avaliou-se, neste trabalho, o desempenho tribológico de um óleo biodegradável de rícino em comparação ao óleo comercial SAE 40, através do desgaste lubrificado de metais existentes no mercado, alumínio 6261, bronze TM-23 e aço trefilado AISI 1045 temperado e revenido. Os ensaios foram realizados em um tribômetro de deslizamento concebido para explorar o desgaste dos corpos-de-prova metálicos. A carga normal aplicada no contato foi de 9 N e 20 N, a velocidade relativa e a distância de deslizamento foram, respectivamente 0,83 m/s e 6 Km, determinados após ensaios exploratórios iniciais. O aquecimento do sistema, devido ao atrito de deslizamento, foi monitorado utilizando termopares tipo K, localizados a 3,0±0,5 mm de distância do contato. O monitoramento complementar foi realizado através de sensores que medem o nível de pressão sonora (NPS) e a velocidade global de vibração (VGV) do sistema. Os materiais metálicos foram previamente caracterizados através de medidas de rugosidade, dureza, análise metalográfica e DRX. Medidas de massa específica, viscosidade, ponto de fulgor e acidez foram realizadas para caracterizar os óleos lubrificantes. Os mecanismos de desgaste das superfícies metálicas foram analisados por Microscopia Óptica (MO) e Eletrônica de Varredura (MEV). Os resultados de aquecimento a 3 mm do contato apresentam melhores resultados para o óleo de rícino.#$&Abstract:In this study was evaluated the tribological performance of biodegradable ricin oil compared to the commercial oil SAE 40 through the test lubricated wear of metals existing in the market, such as aluminum 6261, bronze TM-23 and AISI 1045 steel quenched and tempered. All tests were performed in a tribometer sliding wear designed to explore the wear of the metallic sample. The normal load applied in this work was 9N and 20N, the relative velocity and sliding distance were respectively 0.83 m/s and 6 Km, both determined after initial exploratory experiments. The heating system due the sliding friction was monitored using thermocouples type K, located to 3±0,5 mm from the contact. Additional monitoring was performed through of sensors that measure the sound pressure level (NPS) and the global speed of vibration (VGV) to the system. Metallic materials were previously characterized through measures of roughness, hardness, metallographic analysis and DRX. Density measurements, viscosity, flash point and acidity were performed to characterize the oil lubricants. The wear mechanisms on metal surfaces were analyzed by optic (OM) and scanning electron microscopy (SEM). The results of heating at 3 mm from the contact show better results for the ricin oil. 1 2022-10-06T05:17:33Z 2022-10-06T05:17:33Z 2011. Dissertação 620.193.95 S232a DISSERT 184609 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/184609 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/184609
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description Resumo:Avaliou-se, neste trabalho, o desempenho tribológico de um óleo biodegradável de rícino em comparação ao óleo comercial SAE 40, através do desgaste lubrificado de metais existentes no mercado, alumínio 6261, bronze TM-23 e aço trefilado AISI 1045 temperado e revenido. Os ensaios foram realizados em um tribômetro de deslizamento concebido para explorar o desgaste dos corpos-de-prova metálicos. A carga normal aplicada no contato foi de 9 N e 20 N, a velocidade relativa e a distância de deslizamento foram, respectivamente 0,83 m/s e 6 Km, determinados após ensaios exploratórios iniciais. O aquecimento do sistema, devido ao atrito de deslizamento, foi monitorado utilizando termopares tipo K, localizados a 3,0±0,5 mm de distância do contato. O monitoramento complementar foi realizado através de sensores que medem o nível de pressão sonora (NPS) e a velocidade global de vibração (VGV) do sistema. Os materiais metálicos foram previamente caracterizados através de medidas de rugosidade, dureza, análise metalográfica e DRX. Medidas de massa específica, viscosidade, ponto de fulgor e acidez foram realizadas para caracterizar os óleos lubrificantes. Os mecanismos de desgaste das superfícies metálicas foram analisados por Microscopia Óptica (MO) e Eletrônica de Varredura (MEV). Os resultados de aquecimento a 3 mm do contato apresentam melhores resultados para o óleo de rícino.#$&Abstract:In this study was evaluated the tribological performance of biodegradable ricin oil compared to the commercial oil SAE 40 through the test lubricated wear of metals existing in the market, such as aluminum 6261, bronze TM-23 and AISI 1045 steel quenched and tempered. All tests were performed in a tribometer sliding wear designed to explore the wear of the metallic sample. The normal load applied in this work was 9N and 20N, the relative velocity and sliding distance were respectively 0.83 m/s and 6 Km, both determined after initial exploratory experiments. The heating system due the sliding friction was monitored using thermocouples type K, located to 3±0,5 mm from the contact. Additional monitoring was performed through of sensors that measure the sound pressure level (NPS) and the global speed of vibration (VGV) to the system. Metallic materials were previously characterized through measures of roughness, hardness, metallographic analysis and DRX. Density measurements, viscosity, flash point and acidity were performed to characterize the oil lubricants. The wear mechanisms on metal surfaces were analyzed by optic (OM) and scanning electron microscopy (SEM). The results of heating at 3 mm from the contact show better results for the ricin oil.
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