Desapropriação : uma análise crítica acerca da desapropriação indireta /

Resumo: A presente pesquisa, analisa o instituto jurídico da desapropriação, enfocando uma crítica à desapropriação indireta, sendo forma originária de aquisição da propriedade, sempre na perspectiva da propriedade urbana. A princípio, apresenta-se a desapropriação nas diversas constituições e sua a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Câmara, Janiny Karla Pereira da., Silva, Maria dos Remédios Fontes ., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/183409
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: A presente pesquisa, analisa o instituto jurídico da desapropriação, enfocando uma crítica à desapropriação indireta, sendo forma originária de aquisição da propriedade, sempre na perspectiva da propriedade urbana. A princípio, apresenta-se a desapropriação nas diversas constituições e sua abrangência, enfatizando a função social. Para a concepção e o aprofundamento deste tema utiliza-se pesquisas jurispruencial e bibliográfica, visando o melhor e mais amplo significado da desapropriação, além dos princípios que norteiam esse instituto. Dentre os instrumentos da desapropriação, analisa-se também cada um dos requisitos que levam o poder público a expropriar um bem. Modalidade que ainda é tida por alguns doutrinadores como excepcional é a desapropriação indireta que teve uma analise mais aprofundada no presente texto, visando criticar a atuação que a administração pública vem dando a esse instituto, passando a desapropriação indireta a ser mais corriqueira. Promove-se por fim a definição dos demais institutos que amparam a desapropriação, como a retrocessão e o direito de extensão, que buscam diminuir o prejuízo do particular. Serão interpretados os principais conceitos que estão envolvidos com o tema, identificando as consequências da desapropriação seja direta ou indireta à sociedade.