Os currículos praticados no cotidiano da EJA : regulações e emancipações na Escola Centro Educacional Dr. Pedro Amorim /

Resumo: Este trabalho de investigação tem como objeto de estudo os currículos praticados no cotidiano da Educação de Jovens e Adultos e considera em seu bojo de discussão as concepções do conhecimento de regulação e emancipação. O nosso campo de pesquisa se relaciona aos saberes/fazeres das professo...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Francisco Canindé da., Pinheiro, Rosa Aparecida., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14490/1/FranciscoATS_DISSERT_.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-118809
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação de jovens e adultos -
Dissertação.
Fazer/ser professor -
Dissertação.
Cotidiano escolar -
Dissertação
Currículo -
Dissertação.
Youth and adults.
Do / be a teacher.
Daily school.
spellingShingle Educação de jovens e adultos -
Dissertação.
Fazer/ser professor -
Dissertação.
Cotidiano escolar -
Dissertação
Currículo -
Dissertação.
Youth and adults.
Do / be a teacher.
Daily school.
Silva, Francisco Canindé da.
Pinheiro, Rosa Aparecida.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Os currículos praticados no cotidiano da EJA : regulações e emancipações na Escola Centro Educacional Dr. Pedro Amorim /
description Resumo: Este trabalho de investigação tem como objeto de estudo os currículos praticados no cotidiano da Educação de Jovens e Adultos e considera em seu bojo de discussão as concepções do conhecimento de regulação e emancipação. O nosso campo de pesquisa se relaciona aos saberes/fazeres das professoras da referida modalidade de ensino, no Centro Educacional Dr. Amorim-CEPA, no município de Assú/RN e está articulado com o desejo emergente de entender como as professoras investigadas têm pensado, organizado e praticado os currículos de modo a considerar as diversas situações que se fazem presentes no cotidiano escolar. Nosso percurso foi orientado pela necessidade de refletir acerca da realidade curricular da EJA, a fim de melhor compreender e significá-la, estudar as relações complexas do currículo regulamentado na prática cotidiana das professoras da EJA, bem como compreender, a partir dos saberes/fazeres das professoras, as concepções que norteiam suas práticas pedagógicas e curriculares. Neste sentido, recorremos aos fundamentos da pesquisa qualitativa, adotando os procedimentos da pesquisa documental, entrevista semiestruturada e observação participante, que nos permitiu adentrar num universo de dimensões, que agregam sentidos e significados diferenciados, pois as formas de uso dos praticantes são diversas e singulares, na medida em que inscrevem no cotidiano escolar suas marcas e definem suas identidades. A predominância de uma prática pedagógica com cariz tradicional resultante de um processo de formação e experiência docente; as linhas de fuga, volatilidades e inventividades promovidas pelas circunstâncias do cotidiano são algumas das conclusões a que chegamos a partir dos contextos investigados. Dessa realidade, entendemos que a prática das professoras oscila entre a regulação curricular prescritiva e emancipatória, constituindo uma rede de saberes/fazeres/poderes, complexa e desafiadora a ser compartilhada nos processos de formação continuada, no aprofundamento conceitual da temática currículo e na compreensão relacional da existência de diferentes saberes/fazeres criados, usados e produzidos no/do/com os cotidianos escolares da Educação de Jovens e Adultos.#$&Abstract: This research has as its object of study practiced in the daily curriculum of Youth and Adults in their midst and considered discussion of the concepts of knowledge as regulation and emancipation. The camp of our research relates to the knowing / doing the teachers of this modality of education, in the Escola Centro Educacional Dr. Amorim-CEPA, the city of Assú/RN and is articulated to the emerging desire to understand how cooperating teachers have thought, organized and practiced the curriculum in order to consider the many complex situations that are present in everyday school life. Our tour was guided by the need to study the relationship between the regulated curriculum and practiced in everyday adult education, as well as to understand, from the knowing / doing of the teachers, the conceptions that guide their teaching practices and, therefore, reflect on this Reality curriculum in order to better signify then. In this sense, we turn to the fundamentals of qualitative research, adopting the procedures of documentary research, participant observation and semi-structured interview, which allowed us to enter a universe of complex dimensions, senses, and that add significant difference, because the forms of use of various practitioners are and unique, in that enroll in school life and define their brand identities. The predominance of a traditional teaching practice nature by a process of training and teaching experience, the lines of flight, volatilities and inventiveness promoted by the circumstances of everyday life are some of the conclusions we draw from the data collected. This reality, we infer that the practice of teachers varies between regulation and emancipation, being this time, many challenges to be faced, namely the process of continuing education, the conceptual understanding of the subject curriculum and the existence of relational different knowing / doing produced, used and created in/from the school routine of Youth and Adults.
format Dissertação
author Silva, Francisco Canindé da.
Pinheiro, Rosa Aparecida.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Silva, Francisco Canindé da.
Pinheiro, Rosa Aparecida.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Silva, Francisco Canindé da.
title Os currículos praticados no cotidiano da EJA : regulações e emancipações na Escola Centro Educacional Dr. Pedro Amorim /
title_short Os currículos praticados no cotidiano da EJA : regulações e emancipações na Escola Centro Educacional Dr. Pedro Amorim /
title_full Os currículos praticados no cotidiano da EJA : regulações e emancipações na Escola Centro Educacional Dr. Pedro Amorim /
title_fullStr Os currículos praticados no cotidiano da EJA : regulações e emancipações na Escola Centro Educacional Dr. Pedro Amorim /
title_full_unstemmed Os currículos praticados no cotidiano da EJA : regulações e emancipações na Escola Centro Educacional Dr. Pedro Amorim /
title_sort os currículos praticados no cotidiano da eja : regulações e emancipações na escola centro educacional dr. pedro amorim /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14490/1/FranciscoATS_DISSERT_.pdf
work_keys_str_mv AT silvafranciscocanindeda oscurriculospraticadosnocotidianodaejaregulacoeseemancipacoesnaescolacentroeducacionaldrpedroamorim
AT pinheirorosaaparecida oscurriculospraticadosnocotidianodaejaregulacoeseemancipacoesnaescolacentroeducacionaldrpedroamorim
AT universidadefederaldoriograndedonorte oscurriculospraticadosnocotidianodaejaregulacoeseemancipacoesnaescolacentroeducacionaldrpedroamorim
_version_ 1766815768553455616
spelling oai:localhost:123456789-1188092022-11-30T21:25:21Z Os currículos praticados no cotidiano da EJA : regulações e emancipações na Escola Centro Educacional Dr. Pedro Amorim / Silva, Francisco Canindé da. Pinheiro, Rosa Aparecida. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Educação de jovens e adultos - Dissertação. Fazer/ser professor - Dissertação. Cotidiano escolar - Dissertação Currículo - Dissertação. Youth and adults. Do / be a teacher. Daily school. Resumo: Este trabalho de investigação tem como objeto de estudo os currículos praticados no cotidiano da Educação de Jovens e Adultos e considera em seu bojo de discussão as concepções do conhecimento de regulação e emancipação. O nosso campo de pesquisa se relaciona aos saberes/fazeres das professoras da referida modalidade de ensino, no Centro Educacional Dr. Amorim-CEPA, no município de Assú/RN e está articulado com o desejo emergente de entender como as professoras investigadas têm pensado, organizado e praticado os currículos de modo a considerar as diversas situações que se fazem presentes no cotidiano escolar. Nosso percurso foi orientado pela necessidade de refletir acerca da realidade curricular da EJA, a fim de melhor compreender e significá-la, estudar as relações complexas do currículo regulamentado na prática cotidiana das professoras da EJA, bem como compreender, a partir dos saberes/fazeres das professoras, as concepções que norteiam suas práticas pedagógicas e curriculares. Neste sentido, recorremos aos fundamentos da pesquisa qualitativa, adotando os procedimentos da pesquisa documental, entrevista semiestruturada e observação participante, que nos permitiu adentrar num universo de dimensões, que agregam sentidos e significados diferenciados, pois as formas de uso dos praticantes são diversas e singulares, na medida em que inscrevem no cotidiano escolar suas marcas e definem suas identidades. A predominância de uma prática pedagógica com cariz tradicional resultante de um processo de formação e experiência docente; as linhas de fuga, volatilidades e inventividades promovidas pelas circunstâncias do cotidiano são algumas das conclusões a que chegamos a partir dos contextos investigados. Dessa realidade, entendemos que a prática das professoras oscila entre a regulação curricular prescritiva e emancipatória, constituindo uma rede de saberes/fazeres/poderes, complexa e desafiadora a ser compartilhada nos processos de formação continuada, no aprofundamento conceitual da temática currículo e na compreensão relacional da existência de diferentes saberes/fazeres criados, usados e produzidos no/do/com os cotidianos escolares da Educação de Jovens e Adultos.#$&Abstract: This research has as its object of study practiced in the daily curriculum of Youth and Adults in their midst and considered discussion of the concepts of knowledge as regulation and emancipation. The camp of our research relates to the knowing / doing the teachers of this modality of education, in the Escola Centro Educacional Dr. Amorim-CEPA, the city of Assú/RN and is articulated to the emerging desire to understand how cooperating teachers have thought, organized and practiced the curriculum in order to consider the many complex situations that are present in everyday school life. Our tour was guided by the need to study the relationship between the regulated curriculum and practiced in everyday adult education, as well as to understand, from the knowing / doing of the teachers, the conceptions that guide their teaching practices and, therefore, reflect on this Reality curriculum in order to better signify then. In this sense, we turn to the fundamentals of qualitative research, adopting the procedures of documentary research, participant observation and semi-structured interview, which allowed us to enter a universe of complex dimensions, senses, and that add significant difference, because the forms of use of various practitioners are and unique, in that enroll in school life and define their brand identities. The predominance of a traditional teaching practice nature by a process of training and teaching experience, the lines of flight, volatilities and inventiveness promoted by the circumstances of everyday life are some of the conclusions we draw from the data collected. This reality, we infer that the practice of teachers varies between regulation and emancipation, being this time, many challenges to be faced, namely the process of continuing education, the conceptual understanding of the subject curriculum and the existence of relational different knowing / doing produced, used and created in/from the school routine of Youth and Adults. 1 2022-10-06T04:41:36Z 2022-10-06T04:41:36Z 2012. Dissertação 374.7 S586c DISSERT 181628 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14490/1/FranciscoATS_DISSERT_.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14490/8/CurriculosPraticadosEJA_FranciscoCSilva_2012.pdf