O saber e o aprender de professores de educação de jovens e adultos de Assú, Rio Grande do Norte /

Esta pesquisa objetiva compreender como se caracteriza a relação com o saber e o aprender de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola pública. Para isto, tomou como base as experiências profissionais e os processos que perpassam o desenvolvimento da sua função docente. Para o alca...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Almeida, Luiz Ricardo Ramalho de., Campelo, Maria Estela Costa Holanda., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14393/1/LuizRRA_TESE.pdf
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Assú(RN) -
Tese.
Ensino e aprendizagem -
Tese.
Saberes docentes -
Tese.
Prática pedagógica -
Tese.
Youth and adults (EJA).
Teaching and learning.
Pedagogical practice.
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description Esta pesquisa objetiva compreender como se caracteriza a relação com o saber e o aprender de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola pública. Para isto, tomou como base as experiências profissionais e os processos que perpassam o desenvolvimento da sua função docente. Para o alcance do objetivo foi utilizado o conceito teórico de Bernard Charlot (2000). O corpus analisado resulta de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio da abordagem sócio-histórica, constituído a partir de dois instrumentos metodológicos: balanço do saber e entrevista semiestruturada, trabalhados com 10 (dez) professores da EJA do município de Assú/RN. A análise realizada centrou-se nas experiências significativas para os professores e nos processos que mobilizaram a aprendizagem da função professor, observando as dimensões: epistêmica, identitária e social da relação com o saber, bem como, a construção dos saberes e sentidos utilizados na prática pedagógica dos professores. Os dados revelaram que a relação com o saber e o aprender dos professores da EJA apresenta uma fragilidade em suas dimensões: epistêmica, identitária e social. Não obstante, houve a análise positiva da dimensão social dessa relação, tendo em vista que os professores, mesmo com as adversidades, buscam descobrir os próprios caminhos para o saber e o aprender, contradizendo as forças sociais. Tal fato evidencia que os professores não se vêem na função de professor apenas para melhorar as suas vidas, mas, também, para contribuírem com a formação ético-moral e intelectual dos jovens e adultos. No tocante à construção dos saberes, destacam-se quatro tendências dessa relação específica com a atividade de educar jovens e adultos. A primeira revela que a função de educar é compreendida pela maioria dos professores como algo que depende, fundamentalmente, de sua aproximação com os alunos, revelada pela afetividade entre ambos. A segunda, por sua vez, mostra que o educar implica um esforço e uma postura ativa dos professores para a instrução do aluno. As outras duas tendências sinalizam para uma aprendizagem que promova a transformação tanto da vida dos alunos como dos professores e, sobretudo, para uma experimentação constante em suas práticas, na tentativa de amenizar as incertezas e dificuldades das situações difíceis e imprevistas da sala de aula da Educação de Jovens e Adultos.#$&This research aims to understand how to characterize the relationship between knowledge and learn from teachers of Youth and Adults (EJA) in public school. This was based on the professional experiences and the processes that underlie the development of its teaching function. To reach the goal we used the theoretical concept of Bernard Charlot (2000). The corpus analyzed results from a qualitative research, developed through the social-historical approach, made up from two methodological tools: current knowledge and semi-structured interviews, worked with 10 (ten) adult education teachers in the city of Assú / RN. The analysis focused on the meaningful experiences for teachers and learning processes that mobilized the teacher's role, noting the dimensions: epistemic and social identity in relation to knowledge, as well as the construction of knowledge and meanings used in practice work of teachers. The data revealed that the relationship between knowledge and learning for teachers of adult education has a weakness in dimensions: epistemic, identity and social. Nevertheless, there was a positive analysis of the social dimension of this relationship, in order that teachers, even in adversity, seek to discover their own paths to knowledge and learning, contradicting the social forces. This demonstrates that teachers do not see themselves in the role of teacher only to improve their lives, but also to contribute to the ethical and moral education and intellectual and adults. Regarding the construction of knowledge, highlights four trends that specific relationship with the activity of educating youth and adults. The first reveals that the function of education is understood by most teachers as something that fundamentally depends on your approach with students, revealed by the affection between them. The second, in turn, shows that the effort to educate and involve an active teacher for the instruction of the student. The other two trends point to a learning to support the transformation of the lives of both students and teachers and, above all, for a constant experimentation in their practices in an attempt to ease the difficulties and uncertainties of unforeseen and difficult situations in the classroom youth and Adult Education.
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O corpus analisado resulta de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio da abordagem sócio-histórica, constituído a partir de dois instrumentos metodológicos: balanço do saber e entrevista semiestruturada, trabalhados com 10 (dez) professores da EJA do município de Assú/RN. A análise realizada centrou-se nas experiências significativas para os professores e nos processos que mobilizaram a aprendizagem da função professor, observando as dimensões: epistêmica, identitária e social da relação com o saber, bem como, a construção dos saberes e sentidos utilizados na prática pedagógica dos professores. Os dados revelaram que a relação com o saber e o aprender dos professores da EJA apresenta uma fragilidade em suas dimensões: epistêmica, identitária e social. Não obstante, houve a análise positiva da dimensão social dessa relação, tendo em vista que os professores, mesmo com as adversidades, buscam descobrir os próprios caminhos para o saber e o aprender, contradizendo as forças sociais. Tal fato evidencia que os professores não se vêem na função de professor apenas para melhorar as suas vidas, mas, também, para contribuírem com a formação ético-moral e intelectual dos jovens e adultos. No tocante à construção dos saberes, destacam-se quatro tendências dessa relação específica com a atividade de educar jovens e adultos. A primeira revela que a função de educar é compreendida pela maioria dos professores como algo que depende, fundamentalmente, de sua aproximação com os alunos, revelada pela afetividade entre ambos. A segunda, por sua vez, mostra que o educar implica um esforço e uma postura ativa dos professores para a instrução do aluno. As outras duas tendências sinalizam para uma aprendizagem que promova a transformação tanto da vida dos alunos como dos professores e, sobretudo, para uma experimentação constante em suas práticas, na tentativa de amenizar as incertezas e dificuldades das situações difíceis e imprevistas da sala de aula da Educação de Jovens e Adultos.#$&This research aims to understand how to characterize the relationship between knowledge and learn from teachers of Youth and Adults (EJA) in public school. This was based on the professional experiences and the processes that underlie the development of its teaching function. To reach the goal we used the theoretical concept of Bernard Charlot (2000). The corpus analyzed results from a qualitative research, developed through the social-historical approach, made up from two methodological tools: current knowledge and semi-structured interviews, worked with 10 (ten) adult education teachers in the city of Assú / RN. The analysis focused on the meaningful experiences for teachers and learning processes that mobilized the teacher's role, noting the dimensions: epistemic and social identity in relation to knowledge, as well as the construction of knowledge and meanings used in practice work of teachers. The data revealed that the relationship between knowledge and learning for teachers of adult education has a weakness in dimensions: epistemic, identity and social. Nevertheless, there was a positive analysis of the social dimension of this relationship, in order that teachers, even in adversity, seek to discover their own paths to knowledge and learning, contradicting the social forces. This demonstrates that teachers do not see themselves in the role of teacher only to improve their lives, but also to contribute to the ethical and moral education and intellectual and adults. Regarding the construction of knowledge, highlights four trends that specific relationship with the activity of educating youth and adults. The first reveals that the function of education is understood by most teachers as something that fundamentally depends on your approach with students, revealed by the affection between them. The second, in turn, shows that the effort to educate and involve an active teacher for the instruction of the student. The other two trends point to a learning to support the transformation of the lives of both students and teachers and, above all, for a constant experimentation in their practices in an attempt to ease the difficulties and uncertainties of unforeseen and difficult situations in the classroom youth and Adult Education. 1 2022-10-06T04:41:25Z 2022-10-06T04:41:25Z 2011. Tese 374.7 A447s TESE 181616 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14393/1/LuizRRA_TESE.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14393/1/LuizRRA_TESE.pdf