Pensamento teórico e formação docente : apropriação de saberes da tradição lúdica na perspectiva da teoria da formação das ações mentais por etapas de P. Ya. Galperin /

O estudo investigou a possibilidade de se organizar uma unidade didática para formação da habilidade de identificar e explicar os jogos populares tradicionais no processo de formação do licenciado em educação Física. Teve como premissa básica a tese formulada Piorte Yakovleviche Galperin que a condi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Marcus Vinícius de Faria., Beltrán Nuñez, Isauro., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14397/1/MarcusVFO_TESE.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-118796
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Formação de professores -
Tese.
Jogos populares -
Educação física -
Tese.
Pensamento teórico -
Tese
Training of teachers.
Popular games.
Theoretical thinking.
spellingShingle Formação de professores -
Tese.
Jogos populares -
Educação física -
Tese.
Pensamento teórico -
Tese
Training of teachers.
Popular games.
Theoretical thinking.
Oliveira, Marcus Vinícius de Faria.
Beltrán Nuñez, Isauro.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Pensamento teórico e formação docente : apropriação de saberes da tradição lúdica na perspectiva da teoria da formação das ações mentais por etapas de P. Ya. Galperin /
description O estudo investigou a possibilidade de se organizar uma unidade didática para formação da habilidade de identificar e explicar os jogos populares tradicionais no processo de formação do licenciado em educação Física. Teve como premissa básica a tese formulada Piorte Yakovleviche Galperin que a condição fundamental que determina o modo de pensar do aluno e que estrutura o pensamento teórico, se dá a partir do método de organização da atividade as quais formam a base orientadora das habilidades que se assimila. A partir deste prssuposto o estudo defendeu a tese de que os conteúdos dos jogos populares tradicionais podem ser organizados segundo o enfoque sistêmico funcional-estrutural como via para se planejar uma unidade didática que contribua com o desenvolvimento do pensamento teórico e com o desenvolvimento profissional dos licenciando em Educação Física. Neste sentido, o objetivo geral foi estudar e desenvolver uma proposta de formação da habilidade de identificar e explicar os jogos populares tradicionais para professores de educação física orientada a contribuir com o desenvolvimento do pensamento teórico. No processo de construção da tese, em um primeiro momento determinou-se a invariante conceitual do conteúdo dos jogos populares tradicionais, a partir do método de análise da atividade. Logo em seguida, organizou-se o conteúdo do jogos populares tradicionais segundo o enfoque sistêmico funcional-estrutural, revelado as propriedades essenciais, os elementos e níveis de relação. Estes procedimentos forneceram elementos para a construção do conceito jogos populares tradicionais, que por sua vez foi a base para o planejamento de uma unidade didática para a formação da habilidade em estudo. Essas estratégias possibilitam se construir um conjunto de proposições para argumenar a tese que defendemos na pesquisa. Como resultdo para os avanços no conhecimento da formação do profissional de educação física o estudo apresentou as seguintes contribuições: formulou uma proposta de ensino para desenvolver a habilidade de identificar jogos populares tradicionais enquanto contribuição histórico-cultural e de desenvolvimento do indivíduo na formação inicial do professor de educação física, sintonizada com as demandas formativas e de aproveitamento de conhecimento que esse nível de ensino exige, e definiu e organizou o conhecimento dos jogos populares tradicionais o que possibilita um ensino capaz de elevar as capacidades cognoscitivas e o pensamento teórico da personalidade do licenciando em Educação Física.#$&The study investigated the possibility of organizing a didactics unit for formation of hability of identifying and explaining the popular traditional games in the process of licensed formation in physical education. Had basic premised, the thesis formulated by Piorte Yakovleviche Galperin that the fundamental condition that mode determines the student s way of thinking and the theoretical structures thought. Is given by the method of organization activity that form the basis of guiding skills assimilates from this assumption the study defended the thesis that the contents of popular traditional games can be organizeds according the systemic functional-structural focus. As a method to plan a didactics unit that contributes to development of theoretical thought and the professional development of graduates in physical education. In this sense the general goal was studied and develop a training proposal of ability to identify and explain the popular traditional games for physical education teachers oriented to contribute to the development of theoretical thought. In the construction process of the thesis in a first moment was determined the invariant conceptual of popular traditional games from the method of analysis of activity, after was organized the content of popular traditional games according to the structural-functional systems revealing the essential properties elements and levels of relationship.These procedures provided to the construction elements of the concept popular traditional games, and was the basis for planning a didactical unit to the formation of ability to study. These strategies enable to build a set of prepositions to argue, as a result of the increases in the knowledge of the professional formation in physical education. The study was introduced the fallowing contributions; formulated a teaching proposal to develop the ability to identify popular traditional games, as a cultural and historical contribution and the development of an individual, in initial formation of physical education teacher, attuned to the demands of training and use of knowledge that requires this level of education, defined and organized the knowledge of popular traditional games , this enables a teaching able to raise the cognitive abilities and the theoretical concept of personality of graduated in physical education.
format Tese
author Oliveira, Marcus Vinícius de Faria.
Beltrán Nuñez, Isauro.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Oliveira, Marcus Vinícius de Faria.
Beltrán Nuñez, Isauro.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Oliveira, Marcus Vinícius de Faria.
title Pensamento teórico e formação docente : apropriação de saberes da tradição lúdica na perspectiva da teoria da formação das ações mentais por etapas de P. Ya. Galperin /
title_short Pensamento teórico e formação docente : apropriação de saberes da tradição lúdica na perspectiva da teoria da formação das ações mentais por etapas de P. Ya. Galperin /
title_full Pensamento teórico e formação docente : apropriação de saberes da tradição lúdica na perspectiva da teoria da formação das ações mentais por etapas de P. Ya. Galperin /
title_fullStr Pensamento teórico e formação docente : apropriação de saberes da tradição lúdica na perspectiva da teoria da formação das ações mentais por etapas de P. Ya. Galperin /
title_full_unstemmed Pensamento teórico e formação docente : apropriação de saberes da tradição lúdica na perspectiva da teoria da formação das ações mentais por etapas de P. Ya. Galperin /
title_sort pensamento teórico e formação docente : apropriação de saberes da tradição lúdica na perspectiva da teoria da formação das ações mentais por etapas de p. ya. galperin /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14397/1/MarcusVFO_TESE.pdf
work_keys_str_mv AT oliveiramarcusviniciusdefaria pensamentoteoricoeformacaodocenteapropriacaodesaberesdatradicaoludicanaperspectivadateoriadaformacaodasacoesmentaisporetapasdepyagalperin
AT beltrannunezisauro pensamentoteoricoeformacaodocenteapropriacaodesaberesdatradicaoludicanaperspectivadateoriadaformacaodasacoesmentaisporetapasdepyagalperin
AT universidadefederaldoriograndedonorte pensamentoteoricoeformacaodocenteapropriacaodesaberesdatradicaoludicanaperspectivadateoriadaformacaodasacoesmentaisporetapasdepyagalperin
_version_ 1766861405125869568
spelling oai:localhost:123456789-1187962022-11-30T21:25:07Z Pensamento teórico e formação docente : apropriação de saberes da tradição lúdica na perspectiva da teoria da formação das ações mentais por etapas de P. Ya. Galperin / Oliveira, Marcus Vinícius de Faria. Beltrán Nuñez, Isauro. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Formação de professores - Tese. Jogos populares - Educação física - Tese. Pensamento teórico - Tese Training of teachers. Popular games. Theoretical thinking. O estudo investigou a possibilidade de se organizar uma unidade didática para formação da habilidade de identificar e explicar os jogos populares tradicionais no processo de formação do licenciado em educação Física. Teve como premissa básica a tese formulada Piorte Yakovleviche Galperin que a condição fundamental que determina o modo de pensar do aluno e que estrutura o pensamento teórico, se dá a partir do método de organização da atividade as quais formam a base orientadora das habilidades que se assimila. A partir deste prssuposto o estudo defendeu a tese de que os conteúdos dos jogos populares tradicionais podem ser organizados segundo o enfoque sistêmico funcional-estrutural como via para se planejar uma unidade didática que contribua com o desenvolvimento do pensamento teórico e com o desenvolvimento profissional dos licenciando em Educação Física. Neste sentido, o objetivo geral foi estudar e desenvolver uma proposta de formação da habilidade de identificar e explicar os jogos populares tradicionais para professores de educação física orientada a contribuir com o desenvolvimento do pensamento teórico. No processo de construção da tese, em um primeiro momento determinou-se a invariante conceitual do conteúdo dos jogos populares tradicionais, a partir do método de análise da atividade. Logo em seguida, organizou-se o conteúdo do jogos populares tradicionais segundo o enfoque sistêmico funcional-estrutural, revelado as propriedades essenciais, os elementos e níveis de relação. Estes procedimentos forneceram elementos para a construção do conceito jogos populares tradicionais, que por sua vez foi a base para o planejamento de uma unidade didática para a formação da habilidade em estudo. Essas estratégias possibilitam se construir um conjunto de proposições para argumenar a tese que defendemos na pesquisa. Como resultdo para os avanços no conhecimento da formação do profissional de educação física o estudo apresentou as seguintes contribuições: formulou uma proposta de ensino para desenvolver a habilidade de identificar jogos populares tradicionais enquanto contribuição histórico-cultural e de desenvolvimento do indivíduo na formação inicial do professor de educação física, sintonizada com as demandas formativas e de aproveitamento de conhecimento que esse nível de ensino exige, e definiu e organizou o conhecimento dos jogos populares tradicionais o que possibilita um ensino capaz de elevar as capacidades cognoscitivas e o pensamento teórico da personalidade do licenciando em Educação Física.#$&The study investigated the possibility of organizing a didactics unit for formation of hability of identifying and explaining the popular traditional games in the process of licensed formation in physical education. Had basic premised, the thesis formulated by Piorte Yakovleviche Galperin that the fundamental condition that mode determines the student s way of thinking and the theoretical structures thought. Is given by the method of organization activity that form the basis of guiding skills assimilates from this assumption the study defended the thesis that the contents of popular traditional games can be organizeds according the systemic functional-structural focus. As a method to plan a didactics unit that contributes to development of theoretical thought and the professional development of graduates in physical education. In this sense the general goal was studied and develop a training proposal of ability to identify and explain the popular traditional games for physical education teachers oriented to contribute to the development of theoretical thought. In the construction process of the thesis in a first moment was determined the invariant conceptual of popular traditional games from the method of analysis of activity, after was organized the content of popular traditional games according to the structural-functional systems revealing the essential properties elements and levels of relationship.These procedures provided to the construction elements of the concept popular traditional games, and was the basis for planning a didactical unit to the formation of ability to study. These strategies enable to build a set of prepositions to argue, as a result of the increases in the knowledge of the professional formation in physical education. The study was introduced the fallowing contributions; formulated a teaching proposal to develop the ability to identify popular traditional games, as a cultural and historical contribution and the development of an individual, in initial formation of physical education teacher, attuned to the demands of training and use of knowledge that requires this level of education, defined and organized the knowledge of popular traditional games , this enables a teaching able to raise the cognitive abilities and the theoretical concept of personality of graduated in physical education. 1 2022-10-06T04:41:24Z 2022-10-06T04:41:24Z 2011. Tese 371.13 O48p TESE 181615 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14397/1/MarcusVFO_TESE.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14397/1/MarcusVFO_TESE.pdf