A criança, a cidade e os espaços de jogo : estudo da independência de mobilidade, rotinas de vida cotidiana e percepção do espaço urbano em crianças de 10 e 12 anos de idade /

Resumo:O objetivo deste estudo descritivo exploratório foi analisar as rotinas de vida, a independência de mobilidade de crianças com 10 e 12 anos de idade e a representação que estas fazem do espaço urbano. Fizeram parte 223 crianças residentes na cidade de Florianópolis (Brasil) e seus respectivos...

Descripción completa

Guardado en:
Detalles Bibliográficos
Autores principales: Machado, Zenite., Ferreira Neto, Carlos Alberto Ferreira., Krebs, Ruy Jornada., Universidade Técnica de Lisboa.
Formato: Tese
Publicado:
Materias:
Acceso en línea:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/181504
Etiquetas: Agregar Etiqueta
Sin Etiquetas, Sea el primero en etiquetar este registro!
id oai:localhost:123456789-118713
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1187132022-11-30T21:23:31Z A criança, a cidade e os espaços de jogo : estudo da independência de mobilidade, rotinas de vida cotidiana e percepção do espaço urbano em crianças de 10 e 12 anos de idade / Machado, Zenite. Ferreira Neto, Carlos Alberto Ferreira. Krebs, Ruy Jornada. Universidade Técnica de Lisboa. Jogos educativos - Tese. Crianças - Tese. Desenvolvimento motor - Tese. Espaço - Tese. Ecologia - Tese. Resumo:O objetivo deste estudo descritivo exploratório foi analisar as rotinas de vida, a independência de mobilidade de crianças com 10 e 12 anos de idade e a representação que estas fazem do espaço urbano. Fizeram parte 223 crianças residentes na cidade de Florianópolis (Brasil) e seus respectivos pais (196), os quais contribuíram em diferentes instrumentos de coleta de dados: formulário, questionário, diário de atividades, texto ilustrado e entrevista. Em suas rotinas de vida as crianças participam em diversas atividades em sua maioria informais, algumas das quais influenciadas pela idade, gênero e estatuto sócio-econômico. A ação de brincar ainda é comum entre essas crianças, principalmente no ambiente doméstico. A independência de mobilidade delas se situa em posição intermediária quando comparada com resultados de outros países, sendo definida principalmente pela idade da criança. Pais e filhos divergem quanto às informações que fornecem. As crianças avaliam a cidade positivamente, estando suas expectativas quase que totalmente atendidas, excluindo-se a questão da segurança pública. Em seus mapas cognitivos expressam uma fraca imersão nesse ambiente, representando-o como um lugar fragmentado e com elementos ilhados. Concluímos que o ambiente urbano em questão ainda é um bom contexto de vida para as crianças. No entanto os efeitos da urbanização, nomeadamente pela falta de segurança e violência, já se fazem sentir impondo modificações nas rotinas de vida, restrição da independência de mobilidade e afastamento das crianças dos espaços públicos.#$&Abstract:The aim of the exploratory descriptive study was to analyze the daily life routines, independent mobility and perception of urban space with children (10 and 12 years old). 223 children from Florianópolis (Brazil) and their respective parents had been part (196), which had contributed in different instruments of collection of data: form, questionnaire, diary of activities, illustrated text and interview. In their routines of life the children participate in diverse activities in its majority informal, some of which influenced by the age, gender and social-economic statute. The action to play still is common between these children, mainly in the domestic environment. Their independent mobility is situated in intermediate position when compared with results of other countries, being defined mainly for the age of the child. The information given by parents and children is different. The children evaluate the town positively, being their expectations almost that total taken care of, abstaining the question of the public security guard. In their cognitive maps they express a weak immersion in this environment, representing it as a fragmented place and with separated elements. We conclude that the urban environment in question still is a good context of life for the children. However the effect of the urbanization, nominated for the risk perception, already become to feel imposing modifications in the life routines, restriction of the independence of mobility and removal of the children of the public spaces. 1 2022-10-06T04:40:05Z 2022-10-06T04:40:05Z 2008. Tese 371.382 M149c TESE 181504 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/181504 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/181504
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Jogos educativos -
Tese.
Crianças -
Tese.
Desenvolvimento motor -
Tese.
Espaço -
Tese.
Ecologia -
Tese.
spellingShingle Jogos educativos -
Tese.
Crianças -
Tese.
Desenvolvimento motor -
Tese.
Espaço -
Tese.
Ecologia -
Tese.
Machado, Zenite.
Ferreira Neto, Carlos Alberto Ferreira.
Krebs, Ruy Jornada.
Universidade Técnica de Lisboa.
A criança, a cidade e os espaços de jogo : estudo da independência de mobilidade, rotinas de vida cotidiana e percepção do espaço urbano em crianças de 10 e 12 anos de idade /
description Resumo:O objetivo deste estudo descritivo exploratório foi analisar as rotinas de vida, a independência de mobilidade de crianças com 10 e 12 anos de idade e a representação que estas fazem do espaço urbano. Fizeram parte 223 crianças residentes na cidade de Florianópolis (Brasil) e seus respectivos pais (196), os quais contribuíram em diferentes instrumentos de coleta de dados: formulário, questionário, diário de atividades, texto ilustrado e entrevista. Em suas rotinas de vida as crianças participam em diversas atividades em sua maioria informais, algumas das quais influenciadas pela idade, gênero e estatuto sócio-econômico. A ação de brincar ainda é comum entre essas crianças, principalmente no ambiente doméstico. A independência de mobilidade delas se situa em posição intermediária quando comparada com resultados de outros países, sendo definida principalmente pela idade da criança. Pais e filhos divergem quanto às informações que fornecem. As crianças avaliam a cidade positivamente, estando suas expectativas quase que totalmente atendidas, excluindo-se a questão da segurança pública. Em seus mapas cognitivos expressam uma fraca imersão nesse ambiente, representando-o como um lugar fragmentado e com elementos ilhados. Concluímos que o ambiente urbano em questão ainda é um bom contexto de vida para as crianças. No entanto os efeitos da urbanização, nomeadamente pela falta de segurança e violência, já se fazem sentir impondo modificações nas rotinas de vida, restrição da independência de mobilidade e afastamento das crianças dos espaços públicos.#$&Abstract:The aim of the exploratory descriptive study was to analyze the daily life routines, independent mobility and perception of urban space with children (10 and 12 years old). 223 children from Florianópolis (Brazil) and their respective parents had been part (196), which had contributed in different instruments of collection of data: form, questionnaire, diary of activities, illustrated text and interview. In their routines of life the children participate in diverse activities in its majority informal, some of which influenced by the age, gender and social-economic statute. The action to play still is common between these children, mainly in the domestic environment. Their independent mobility is situated in intermediate position when compared with results of other countries, being defined mainly for the age of the child. The information given by parents and children is different. The children evaluate the town positively, being their expectations almost that total taken care of, abstaining the question of the public security guard. In their cognitive maps they express a weak immersion in this environment, representing it as a fragmented place and with separated elements. We conclude that the urban environment in question still is a good context of life for the children. However the effect of the urbanization, nominated for the risk perception, already become to feel imposing modifications in the life routines, restriction of the independence of mobility and removal of the children of the public spaces.
format Tese
author Machado, Zenite.
Ferreira Neto, Carlos Alberto Ferreira.
Krebs, Ruy Jornada.
Universidade Técnica de Lisboa.
author_facet Machado, Zenite.
Ferreira Neto, Carlos Alberto Ferreira.
Krebs, Ruy Jornada.
Universidade Técnica de Lisboa.
author_sort Machado, Zenite.
title A criança, a cidade e os espaços de jogo : estudo da independência de mobilidade, rotinas de vida cotidiana e percepção do espaço urbano em crianças de 10 e 12 anos de idade /
title_short A criança, a cidade e os espaços de jogo : estudo da independência de mobilidade, rotinas de vida cotidiana e percepção do espaço urbano em crianças de 10 e 12 anos de idade /
title_full A criança, a cidade e os espaços de jogo : estudo da independência de mobilidade, rotinas de vida cotidiana e percepção do espaço urbano em crianças de 10 e 12 anos de idade /
title_fullStr A criança, a cidade e os espaços de jogo : estudo da independência de mobilidade, rotinas de vida cotidiana e percepção do espaço urbano em crianças de 10 e 12 anos de idade /
title_full_unstemmed A criança, a cidade e os espaços de jogo : estudo da independência de mobilidade, rotinas de vida cotidiana e percepção do espaço urbano em crianças de 10 e 12 anos de idade /
title_sort criança, a cidade e os espaços de jogo : estudo da independência de mobilidade, rotinas de vida cotidiana e percepção do espaço urbano em crianças de 10 e 12 anos de idade /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/181504
work_keys_str_mv AT machadozenite acriancaacidadeeosespacosdejogoestudodaindependenciademobilidaderotinasdevidacotidianaepercepcaodoespacourbanoemcriancasde10e12anosdeidade
AT ferreiranetocarlosalbertoferreira acriancaacidadeeosespacosdejogoestudodaindependenciademobilidaderotinasdevidacotidianaepercepcaodoespacourbanoemcriancasde10e12anosdeidade
AT krebsruyjornada acriancaacidadeeosespacosdejogoestudodaindependenciademobilidaderotinasdevidacotidianaepercepcaodoespacourbanoemcriancasde10e12anosdeidade
AT universidadetecnicadelisboa acriancaacidadeeosespacosdejogoestudodaindependenciademobilidaderotinasdevidacotidianaepercepcaodoespacourbanoemcriancasde10e12anosdeidade
AT machadozenite criancaacidadeeosespacosdejogoestudodaindependenciademobilidaderotinasdevidacotidianaepercepcaodoespacourbanoemcriancasde10e12anosdeidade
AT ferreiranetocarlosalbertoferreira criancaacidadeeosespacosdejogoestudodaindependenciademobilidaderotinasdevidacotidianaepercepcaodoespacourbanoemcriancasde10e12anosdeidade
AT krebsruyjornada criancaacidadeeosespacosdejogoestudodaindependenciademobilidaderotinasdevidacotidianaepercepcaodoespacourbanoemcriancasde10e12anosdeidade
AT universidadetecnicadelisboa criancaacidadeeosespacosdejogoestudodaindependenciademobilidaderotinasdevidacotidianaepercepcaodoespacourbanoemcriancasde10e12anosdeidade
_version_ 1766823142636912640