Em nome da cidade vencida : a São Luís republicana em José do Nascimento Moraes (1889-1920)/

Resumo:O presente trabalho tem por objetivo analisar a cidade de São Luís do Maranhão na Primeira República presente do romance Vencidos e Degenerados de José do Nascimento Moraes, publicado em 1915. A partir do diálogo entre História e Literatura, investigamos de que maneira o autor elabora a histó...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo, Adriana Gama de., Arrais, Raimundo Pereira Alencar., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16960/1/AdrianaGA_DISSERT.pdf
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Descrição
Resumo:Resumo:O presente trabalho tem por objetivo analisar a cidade de São Luís do Maranhão na Primeira República presente do romance Vencidos e Degenerados de José do Nascimento Moraes, publicado em 1915. A partir do diálogo entre História e Literatura, investigamos de que maneira o autor elabora a história de uma cidade que após a libertação dos escravos e a chegada da República permanece atrelada a antigos preconceitos de cor e mergulhada em uma letargia econômica devido a permanências de ordem social e cultural. O romance faz parte de um conjunto de obras científicas e literárias de uma geração conhecida como Novos Atenienses, que pretendia problematizar e propor soluções para a crise econômica e cultural pela qual passava o Maranhão na virada do século XIX para o XX. O discurso elaborado pelos neo-atenienses combinava elementos saudosistas relacionados ao cultivo das letras para a obtenção do reconhecimento literário e os anseios de tornarem a cidade de São Luís condizente com os ideais de progresso e modernização característicos do período republicano. A esse contexto, Moraes insere discussões relacionadas aos preconceitos racial e social que persistiram após a Abolição da Escravidão e a Proclamação da República, considerados, por ele, as causas do atraso no desenvolvimento urbano da capital maranhense e das perseguições literárias sofridas por ele. Analisamos o romance buscando compreender as relações dos indivíduos entre si e com os espaços da cidade a partir dessas questões literárias, raciais e urbanas. Entendemos que a narrativa da obra é construída de maneira que a cidade, povoada por personagens negros, serve para legitimar a obra literária de Moraes , cujo nome foi silenciado nos principais círculos literários da capital durante o período por nós estudado.#$&Resumé:Cette dissertation a pour but d'analyser la ville de São Luís do Maranhão pendant la Première Republique, d'après le roman Vencidos e Degenerados, de José do Nascimento Moraes, publié en 1915. À partir des rapports entre l'Histoire et la Littérature, nous nous intéressons à la façon dont l'auteur écrit l'histoire d'une ville qui, après la fin de l'esclavage et l'installation de la Republique, conserve des anciens préjugés de race et reste plongée dans l'immobilité économique. Le roman fait partie d'un ensemble d'oeuvres scientifiques et littéraires d'une génération connue sous le nom de Novos Atenienses (nouveaux athéniens), laquelle discutait la crise économique et culturelle vécue par le Maranhão au tournant des XIXe et XXe siècles. Le discours formulé par les nouveaux-athéniens comprennait des éléments nostalgiques associés au culte des lettres envisageant la conquête de la réconaissance littéraire et le désir d'adapter la ville de São Luis aux modèles de progrès et modernisation de la période républicaine. Dans ce contexte, Moraes introduit les thèmes liés à la discrimination raciale qui demerait après la fin de l'esclavage, qu'il considérait un obstacle au progrès de la capitale de Maranhão, et aussi la cause des persécutions littéraires dont il était victime. On a analisé le roman en cherchant compreendre les rapports entre les individus et les rapports qui'ils entretienent avec les spaces de la ville, à partir de questions d'ordre littéraire, raciale et urbaine. En guise de conclusion, la narration de l'oeuvre est dévellopée de façon que la ville, peuplée de gens de couleurs, sert à légitimée l'oeuvre littéraire de Moraes, dont le nom a été oublié dans les principaux cercles littéraires de la capitale pendant la période examinée.