A desistência de alunos na licenciatura em física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) : causas e sugestões para o combate /

Resumo: A presente dissertação propõe como questão-foco estudar a desistência de licenciandos em Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e colaborar com a proposta de sugestões para o enfrentamento dessa problemática. O primeiro capítulo se inicia...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Gomes, Fernando Costa Fernandes., Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: CD-ROM
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16080/1/FernandoCFG_DISSERT.pdf
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topic Ensino de física -
Dissertação.
Evasão escolar -
Dissertação.
Licenciatura em física -
Desistência -
Dissertação.
Formação de professor -
Dissertação.
Teaching Physics.
School dropout.
Teachers formation.
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A desistência de alunos na licenciatura em física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) : causas e sugestões para o combate /
description Resumo: A presente dissertação propõe como questão-foco estudar a desistência de licenciandos em Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e colaborar com a proposta de sugestões para o enfrentamento dessa problemática. O primeiro capítulo se inicia com uma visão panorâmica de dois problemas significativos no sistema educacional brasileiro: as altas taxas de desistência nas licenciaturas em Física e a falta de professores com formação específica nesta ciência. Em seguida, discutimos a relevância dessa pesquisa para a área de ensino de Física, bem como justificarmos a sua realização no âmbito de um mestrado profissionalizante. Apresentamos uma definição própria para o termo desistência, elaborando com base na problemática existente no IFRN. E, ainda no primeiro capítulo, explicamos a questão-foco, os objetivos e os aspectos metodológicos deste trabalho. Os resultados obtidos em nossa investigação são apresentados nos quatro capítulos seguintes. No segundo capítulo dessa dissertação, apresentamos: um breve histórico da criação da licenciatura em física do IFRN, o funcionamento deste curso e o surgimento das turmas 2004.2 e 2006.1 Também mostramos uma espécie de mapa da desistência das turmas investigadas (o índice de desistência a 84,4% em ambas as turmas) e um análise da relação entre os currículos de cada um delas e o número de abandonos. No terceiro capítulo, exibimos uma estatística descrita da caracterização sócio educacional do público desistente e identificamos que as maiores desistências ocorrem com alunos que são: mulheres; casados; pais de um filho; trabalhadores; ingressaram com idade mínima de23 anos e concluíram o ensino médio há pelo menos 6 anos. Em seguida, no quarto capítulo, revelamos e discutimos os relatos dos alunos sobre as causas de suas desistências. Diante dos dados apresentados, podemos afirmar que a resposta à pergunta Qual foi o principal motivo da sua desistência? encontra-se majoritariamente em causas pessoais: opção por outro curso de nível superior e falta de tempo para se dedicar ao curso. No quinto capítulo, expomos os resultados relacionados às opiniões docentes sobre o fenômeno em questão. Detectamos três principais causas para o abandono, segundo os professores: a falta de dedicação; a falta de interesse; e a falta de integração no curso. No sexto e último capítulo, discutimos os resultados obtidos e apresentamos nossa conclusão e o relatório proposto produto desta dissertação, apresentado como anexo. Esse relatório contém, principalmente, sugestões de ações institucionais e curriculares que podem contribuir para a redução da desistência na licenciatura em Física no IFRN. As principais ações sugeridas são: implantação da matriz curricular em disciplinas; implantação de programas ou ações para combater a formação básica de conteúdos deficiente; implantação de programas ou ações específicos para o aluno trabalhador; e divulgação da licenciatura em Física do IFRN em escolas por meio de seminários ou workshops. #$&Abstract: This dissertation proposes studying the issue of withdrawal undergraduate in Physics at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) and collaborate with suggestions for dealing with this problem. The fist chapter begins with an overview of two significant problems in the Brazilian educational system: the high dropout rates in degrees in Physics and the lack of teachers with specific training in this science. Then, we discuss the relevance of this research to the area of physics teaching, as well as justify its completion as part of a professional master s degree. After, we present a proper definition for the term withdrawal, which is based on the existing problem in the IFRN. And, in the same chapter, we explicitly the focus, the objectives and the methodological aspects of this work. The results obtained in our investigation are presented in next four chapters. In the second chapter of this dissertation, we present: a brief history of the creation of IFRN degree in physics, the functioning of this course and the foundation of classrooms 2004.2 and 2006.1. We also show a kind of map of the withdrawal of the groups investigated (the dropout rate was 84.4% in both groups) and an analysis of the relationship between the curricula of each of them and the number of dropouts. In the third chapter, we display a descriptive statistics of the students which dropout and found that the largest dropout occurred with students who are women, married, parents of one kid; workers, joined with a minimum age of 23 years and completed high school at least 6 years. Then in the fourth chapter, we reveal and discuss the students reports on the causes of their dropout. From the data presented, we can say that the answer to the question What was the main reason for your dropout? is mainly in personal injury claims: another option for upper-level course and lack of time to devote to the course. In the fifth chapter, we show the results related to teacher s opinions about the phenomenon in question. We detected three main causes for the abandonment, according to teachers: the lack of dedication, the lack of interest and lack of integration in the course. In the sixth and final chapter, we discuss the results and present our conclusion and the proposed report the product of this dissertation, presented as Annex. This report contains mainly suggestions for curricular and institutional actions that can contribute to reducing the dropout degree in Physics in the IFRN. The main actions suggested are: implementation of the curriculum in disciplines, implementation of programs or actions to combat this poor content of basic training, implementation of specific programs or actions for the student worker, and dissemination of IFRN degree in Physics in schools through seminars or workshops.
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O primeiro capítulo se inicia com uma visão panorâmica de dois problemas significativos no sistema educacional brasileiro: as altas taxas de desistência nas licenciaturas em Física e a falta de professores com formação específica nesta ciência. Em seguida, discutimos a relevância dessa pesquisa para a área de ensino de Física, bem como justificarmos a sua realização no âmbito de um mestrado profissionalizante. Apresentamos uma definição própria para o termo desistência, elaborando com base na problemática existente no IFRN. E, ainda no primeiro capítulo, explicamos a questão-foco, os objetivos e os aspectos metodológicos deste trabalho. Os resultados obtidos em nossa investigação são apresentados nos quatro capítulos seguintes. No segundo capítulo dessa dissertação, apresentamos: um breve histórico da criação da licenciatura em física do IFRN, o funcionamento deste curso e o surgimento das turmas 2004.2 e 2006.1 Também mostramos uma espécie de mapa da desistência das turmas investigadas (o índice de desistência a 84,4% em ambas as turmas) e um análise da relação entre os currículos de cada um delas e o número de abandonos. No terceiro capítulo, exibimos uma estatística descrita da caracterização sócio educacional do público desistente e identificamos que as maiores desistências ocorrem com alunos que são: mulheres; casados; pais de um filho; trabalhadores; ingressaram com idade mínima de23 anos e concluíram o ensino médio há pelo menos 6 anos. Em seguida, no quarto capítulo, revelamos e discutimos os relatos dos alunos sobre as causas de suas desistências. Diante dos dados apresentados, podemos afirmar que a resposta à pergunta Qual foi o principal motivo da sua desistência? encontra-se majoritariamente em causas pessoais: opção por outro curso de nível superior e falta de tempo para se dedicar ao curso. No quinto capítulo, expomos os resultados relacionados às opiniões docentes sobre o fenômeno em questão. Detectamos três principais causas para o abandono, segundo os professores: a falta de dedicação; a falta de interesse; e a falta de integração no curso. No sexto e último capítulo, discutimos os resultados obtidos e apresentamos nossa conclusão e o relatório proposto produto desta dissertação, apresentado como anexo. Esse relatório contém, principalmente, sugestões de ações institucionais e curriculares que podem contribuir para a redução da desistência na licenciatura em Física no IFRN. As principais ações sugeridas são: implantação da matriz curricular em disciplinas; implantação de programas ou ações para combater a formação básica de conteúdos deficiente; implantação de programas ou ações específicos para o aluno trabalhador; e divulgação da licenciatura em Física do IFRN em escolas por meio de seminários ou workshops. #$&Abstract: This dissertation proposes studying the issue of withdrawal undergraduate in Physics at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) and collaborate with suggestions for dealing with this problem. The fist chapter begins with an overview of two significant problems in the Brazilian educational system: the high dropout rates in degrees in Physics and the lack of teachers with specific training in this science. Then, we discuss the relevance of this research to the area of physics teaching, as well as justify its completion as part of a professional master s degree. After, we present a proper definition for the term withdrawal, which is based on the existing problem in the IFRN. And, in the same chapter, we explicitly the focus, the objectives and the methodological aspects of this work. The results obtained in our investigation are presented in next four chapters. In the second chapter of this dissertation, we present: a brief history of the creation of IFRN degree in physics, the functioning of this course and the foundation of classrooms 2004.2 and 2006.1. We also show a kind of map of the withdrawal of the groups investigated (the dropout rate was 84.4% in both groups) and an analysis of the relationship between the curricula of each of them and the number of dropouts. In the third chapter, we display a descriptive statistics of the students which dropout and found that the largest dropout occurred with students who are women, married, parents of one kid; workers, joined with a minimum age of 23 years and completed high school at least 6 years. Then in the fourth chapter, we reveal and discuss the students reports on the causes of their dropout. From the data presented, we can say that the answer to the question What was the main reason for your dropout? is mainly in personal injury claims: another option for upper-level course and lack of time to devote to the course. In the fifth chapter, we show the results related to teacher s opinions about the phenomenon in question. We detected three main causes for the abandonment, according to teachers: the lack of dedication, the lack of interest and lack of integration in the course. 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