Diálogos com o homem imaginário : pensando o uso de imagens no ensino de Sociologia /
Resumo:O texto aborda a questão do cinema como operador cognitivo nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Apresenta um pequeno histórico da disciplina com a finalidade de dar um panorama mínimo de compreensão do contexto em que se insere o problema a ser discutido. A concepção de educação, dentro d...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13647/8/DialogosHomemImaginario_Senna_2012.pdf |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | Resumo:O texto aborda a questão do cinema como operador cognitivo nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Apresenta um pequeno histórico da disciplina com a finalidade de dar um panorama mínimo de compreensão do contexto em que se insere o problema a ser discutido. A concepção de educação, dentro da teoria da complexidade, tal como difundida por Edgar Morin em livros dedicados a pensar a educação é a base para a discussão. Busca-se pensar uma educação para a compreensão da diversidade sem desconsiderar a unidade do humano (sapiens demens). O cinema entra como uma mediação para essa finalidade, haja vista que sua utilização mobiliza a subjetividade amplificando as possibilidades de aprendizagem sem tanta fragmentação e reducionismo do complexo ao simples. As imagens são pensadas a partir da concepção de Gaston Bachelard, com a noção de ressonância e repercussão apresentada em "A poética do espaço" |
---|