Diálogos com o homem imaginário : pensando o uso de imagens no ensino de Sociologia /

Resumo:O texto aborda a questão do cinema como operador cognitivo nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Apresenta um pequeno histórico da disciplina com a finalidade de dar um panorama mínimo de compreensão do contexto em que se insere o problema a ser discutido. A concepção de educação, dentro d...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Senna, Alecrides Jahne Raquel Castelo Branco de., Gomes, Ana Laudelina Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13647/8/DialogosHomemImaginario_Senna_2012.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo:O texto aborda a questão do cinema como operador cognitivo nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Apresenta um pequeno histórico da disciplina com a finalidade de dar um panorama mínimo de compreensão do contexto em que se insere o problema a ser discutido. A concepção de educação, dentro da teoria da complexidade, tal como difundida por Edgar Morin em livros dedicados a pensar a educação é a base para a discussão. Busca-se pensar uma educação para a compreensão da diversidade sem desconsiderar a unidade do humano (sapiens demens). O cinema entra como uma mediação para essa finalidade, haja vista que sua utilização mobiliza a subjetividade amplificando as possibilidades de aprendizagem sem tanta fragmentação e reducionismo do complexo ao simples. As imagens são pensadas a partir da concepção de Gaston Bachelard, com a noção de ressonância e repercussão apresentada em "A poética do espaço"