Um estudo do marketing promocional da telenovela brasileira : o seu valor, impacto, efeito no longo prazo e modos de absorção /

Resumo :0 estudo aborda os aspectos do marketing na telenovela brasileira, e a influência que ela exerce no comportamento de consumo das pessoas. Inicialmente, a pesquisa partiu da observação das inserções de merchandising nas telenovelas. Porém, no decorrer do processo, foi observado que a inserção...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Pedroso Júnior, Alberto de M., Caldas, Sônia Regina de Araújo.
Formato: Dissertação
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Resumo:Resumo :0 estudo aborda os aspectos do marketing na telenovela brasileira, e a influência que ela exerce no comportamento de consumo das pessoas. Inicialmente, a pesquisa partiu da observação das inserções de merchandising nas telenovelas. Porém, no decorrer do processo, foi observado que a inserção do merchandising existe porque a telenovela é um meio muito forte de influência em todos os aspectos de seus telespectadores. Tal diferencial a coloca como a favorita pelos grandes anunciantes que pretendam atingir um contingente heterogêneo e disperso de pessoas passíveis de serem seduzidas e em condições econômicas favoráveis à aquisição de bens de consumo. Para isso, toma-se como corpus desta pesquisa a novela O Clone, que foi exibida pela Rede Globo de Televisão no horário das oito horas durante o período de outubro de 2001 a junho de 2002. Durante a sua exibição, foi percebida a influência que ela exercia nas pessoas através das revistas de circulação nacional de moda, comportamento e turismo da época, e também das entrevistas realizadas em lojas de jóias e bijuterias, de CDs e DVDs e nos centros de estética e beleza na Cidade do Salvador, Bahia. Sendo assim, mesmo que a novela não represente nenhuma novidade, ninguém como ela, consegue, exercer tal poder sobre os telespectadores em geral, pois mexe com o imaginário e com a fantasia. O público se permite quantas licenças poéticas forem necessárias, porque o objetivo é sonhar através dela, já que as pessoas querem espelhar-se em modelos para se compreender melhor.#$&Abstract :The study deals with aspects of marketing within Brazilian Soap Operas, and the influence exercised on the behavior of viewers' consumption habits. Initially, the research was oriented towards observing merchandising insertions in the soap operas. However, during the process, it was observed that the merchandising insertions exist because the soap opera is a very strong means of influence within aspects of the lives of the audience. This distinguishing characteristic makes it a favorite of large advertisers wanting to reach a broad heterogeneous contingent of susceptible people capable of being influenced, and with the financial conditions favorable for acquisition of consumer goods. The Clone, a soap opera exhibited by the Globo Television Network during the 8 pm prime time TV slot from October 2001 to June of 2002 was taken as a case example in this research. During its exhibition, the influence exerted over people was perceived through national magazines covering fashion, public behavior and tourism during that time; in interviews performed in gem and jewelry stores; through CDs and DVDs; and in Beauty Salons and Styling Centers in the City of Salvador, Bahia. Thus, even though the soap opera does not represent anything new, nothing else manages to exert such power over viewers in general because it stirs imagination and fantasy. The public permits as much poetic license as necessary, the objective being to dream through the soap opera, allowing the viewer to imagine and identify with the characters, reflected within standards and ideals, and allowing them to reach a better awareness of themselves in the process.