A aplicação das ferramentas digitais ao design de moda / Adriana Leiria Barreto Matos. -

Resumo :Esta tese de dissertação procurar investigar a realidade das Pequenas e Micro Empresas - PME no tocante à representação gráfica do vestuário elaborada através de recursos digitais. Ao contrário do que se pode pensar, a representação gráfica não é apenas mais uma corriqueira componente das ac...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Matos, Adriana Leiria Barreto., Cunha, Joana.
Formato: Dissertação
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Resumo:Resumo :Esta tese de dissertação procurar investigar a realidade das Pequenas e Micro Empresas - PME no tocante à representação gráfica do vestuário elaborada através de recursos digitais. Ao contrário do que se pode pensar, a representação gráfica não é apenas mais uma corriqueira componente das actividades diárias de um designer de moda. Ela representa o pensamento deste designer e somente através dela é que é possível a este profissional comunicar à equipa a ideia que pretende materializar em forma de produto. Para projectar em design é preciso razão, capacidade técnica e sensibilidade para perceber os anseios dos consumidores. Mas isto pouco resulta se o designer não consegue expressar de modo eficiente as ideias concebidas a partir de todas as habilidades anteriormente mencionadas. De modo que a representação gráfica possui uma função de muita relevância para a transmissão de ideias. Quanto melhor for executada mais possibilidade terá o processo produtivo de ocorrer de modo equilibrado, com minimização de perdas e de interrupções motivadas por interpretações inadequadas da representação gráfica apresentada pelo designer. As PMEs em todo o mundo representam um sustentáculo fundamental do tecido económico, carecendo de investigações que considerem suas necessidades de desenvolvimento e adequação ao competitivo cenário mundial. A indústria do vestuário particularmente apresenta diversas lacunas no estudo, sistematização e melhoria de seus processos práticos, o que motivou esta investigação notadamente voltada aos recursos digitais adoptados pelos designers de moda. O presente trabalho investigou o papel da representação gráfica na indústria do vestuário, suas múltiplas abordagens na literatura especializada e a crescente integração de recursos digitais na elaboração de croquis técnicos. A partir da pesquisa aplicada nas empresas do vestuário, verificou-se a necessidade de conceber uma metodologia de uso dás ferramentas digitais na representação gráfica de novos produtos a fim de proporcionar aos designers actuantes nas PMEs o aprimoramento de suas práticas. Como meio de apresentação para esta metodologia elaborou-se o planeamento de um documento multimédia, pois suas características facilitariam em muito a difusão e exploração do conteúdo abordado, através dos inúmeros recursos de imagem, som e movimento que a tecnologia de multimédia pode proporcionar. #$&Abstract :This thesis seeks to investigate the reality of small and micro firms about the graphical clothing representation generated by digital resources. Contrary to common belief, graphical representation is not just another ordinary component of a fashion designer's daily activities. It actually represents the designer's way of thinking, and solely through it is this person able to communicate to his team the idea which he intends to materialize in the shape of a product. In order to make design projects, objective thinking, technical capability and sensibility are necessary in order to perceive the costumer's demands. But this will not result in many advantages if the designer is not able to express the conceived ideas in an efficient way, based on all the aforementioned abilities. The better it is executed, the more possibilities will the production process have to run evenly, minimizing losses and interruptions driven by inadequate interpretations of the graphical representation provided by the designer. The SMFs all over the world represent a fundamental axis for the low-cost fabric, and demand further investigations that will consider their needs of development and adequation to the competitive global scenario. The fashion industry in particular presents many gaps on the study, systematization and improvement of its practical processes and this has motivated this research, which is focused on the digital resources adopted by fashion designers. The present work has investigated the role of graphical representation within fashion industry, it's multiple approaches in the specialized literature, and the growing integration of digital resources on the elaboration of technical sketches. From this applied fashion industries' research, it was noticed the need to conceive a methodology of the usage of digital tools in the graphical representation of new products, in order to provide active designers within SMFs the refinement of their practices. As a way of presenting this methodology, the planning of a multimedia document was prepared, for its characteristics would greatly ease the diffusion and exploration of the given content, by using the many image, sound and motion resources that multimedia technology can provide us with.