Educação não formal no processo de ensino e difusão da Astronomia : ações e papéis dos clubes e associações de astrônomos amadores /

Resumo :Discute-se no presente trabalho questões referentes ao processo de ensino e difusão da astronomia desenvolvida por clubes, grupos e associações de astrônomos amadores, bem como as implicações desse processo e o papel desses espaços nesse contexto educacional. E reconhecido que a astronomia p...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Schivani, Milton., Zanetic, João., Universidade de São Paulo.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27092010-095727/pt-br.php
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-117453
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Astronomia (ensino e Difusão) -
Dissertação.
Astronômos Amadores (Clubes e Associações) -
Dissertação.
Educação não-formal -
Dissertação.
spellingShingle Astronomia (ensino e Difusão) -
Dissertação.
Astronômos Amadores (Clubes e Associações) -
Dissertação.
Educação não-formal -
Dissertação.
Schivani, Milton.
Zanetic, João.
Universidade de São Paulo.
Educação não formal no processo de ensino e difusão da Astronomia : ações e papéis dos clubes e associações de astrônomos amadores /
description Resumo :Discute-se no presente trabalho questões referentes ao processo de ensino e difusão da astronomia desenvolvida por clubes, grupos e associações de astrônomos amadores, bem como as implicações desse processo e o papel desses espaços nesse contexto educacional. E reconhecido que a astronomia possui rico potencial mobilizador, envolvendo as pessoas em diferentes atividades observacionais, de contemplação, redescobertas e questionamentos. Entretanto, especialmente na contemporânea cultura humana, percebe-se que o espaço acima de nossas cabeças tem sido muitas vezes ignorado. Dito isso, efetuamos estudo para analisar o quanto os referidos ambientes podem auxiliar para sanar, ao menos em parte, as deficiências identificadas e assim explorar o potencial que esse saber apresenta. Nosso estudo focou-se nas ações promovidas pelo Clube de Astronomia de São Paulo (CASP), Grupo de Astronomia Sputnik e pela Associação Norte Rio-grandense de Astronomia (ANRA). A discussão e análises dos dados obtidos foram desenvolvidas tomando como principal base uma perspectiva Freiriana de educação. Nessa perspectiva, dentre outras vertentes, os resultados apontam ser possível estimular e motivar o diálogo e enriquecer a curiosidade ingênua, tornando-a mais crítica, epistemológico, e avançar no rompimento com a Educação Bancária, bem como auxiliar na busca por uma formação permanente e educação continuada. Nesse trabalho, também foi possível explorar e compreender melhor os limites e demarcações entre as diferentes modalidades de ensino formal, não formal e informal. Espera-se com o presente estudo dar bons indícios para nortear passos que visam contribuir com alternativas para melhorar o ensino e a difusão da astronomia tão deficiente em nosso país e, acima de tudo, possibilitar que pessoas (re)descubram o universo ao seu redor.#$&Abstrtact :The present work discusses questions related to the teaching and diffusion processes of istronomy developed by clubs, groups and amateur astronomers associations, as well as the implications of this process and role of such spaces in the educational context. It is recognized that astronomy has a rich mobilizing potential, involving people in different observational activities, contemplation, rediscoveries and questionings. However, especially in the contemporary human culture, it is noticed that the space above our heads has been ignored for several times. Considering this fact, we made a study aiming to analyze how the referred environments can represent a support to remedy, at least partially, the deficiencies that have been identified and thus, explore the potential offered by this knowledge. Our study focused the actions promoted by the Clube de Astronomia de São Paulo (CASP), Grupo de Astronomia Sputnik and Associação Norte Rio-grandense de Astronomia (ANRA). The discussion and analyses of the obtained data were developed taking as main base, a Freiriana educational perspective. Considering this perspective, among other approaches, the results point out that it is possible to stimulate and motivate the dialogue and to enrich the naive curiosity, making it more critic, epistemological and advance to a rupture with the Bancary Education, as well as to support the search for a permanent formation and continuous education. In that work, it was also possible to explore and establish a better understanding of limits and demarcations inside different modalities of formal, non-formal and informal teaching. We hope to give some good evidences with this study to orientate a path that aims to contribute with alternatives for a better teaching way and diffusion of astronomy, a deficient science in our country and above all, to make possible the (re)discover the universe that surrounds the people.
format Dissertação
author Schivani, Milton.
Zanetic, João.
Universidade de São Paulo.
author_facet Schivani, Milton.
Zanetic, João.
Universidade de São Paulo.
author_sort Schivani, Milton.
title Educação não formal no processo de ensino e difusão da Astronomia : ações e papéis dos clubes e associações de astrônomos amadores /
title_short Educação não formal no processo de ensino e difusão da Astronomia : ações e papéis dos clubes e associações de astrônomos amadores /
title_full Educação não formal no processo de ensino e difusão da Astronomia : ações e papéis dos clubes e associações de astrônomos amadores /
title_fullStr Educação não formal no processo de ensino e difusão da Astronomia : ações e papéis dos clubes e associações de astrônomos amadores /
title_full_unstemmed Educação não formal no processo de ensino e difusão da Astronomia : ações e papéis dos clubes e associações de astrônomos amadores /
title_sort educação não formal no processo de ensino e difusão da astronomia : ações e papéis dos clubes e associações de astrônomos amadores /
publishDate 2022
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27092010-095727/pt-br.php
work_keys_str_mv AT schivanimilton educacaonaoformalnoprocessodeensinoedifusaodaastronomiaacoesepapeisdosclubeseassociacoesdeastronomosamadores
AT zaneticjoao educacaonaoformalnoprocessodeensinoedifusaodaastronomiaacoesepapeisdosclubeseassociacoesdeastronomosamadores
AT universidadedesaopaulo educacaonaoformalnoprocessodeensinoedifusaodaastronomiaacoesepapeisdosclubeseassociacoesdeastronomosamadores
_version_ 1766807423896518656
spelling oai:localhost:123456789-1174532022-11-30T21:01:24Z Educação não formal no processo de ensino e difusão da Astronomia : ações e papéis dos clubes e associações de astrônomos amadores / Schivani, Milton. Zanetic, João. Universidade de São Paulo. Astronomia (ensino e Difusão) - Dissertação. Astronômos Amadores (Clubes e Associações) - Dissertação. Educação não-formal - Dissertação. Resumo :Discute-se no presente trabalho questões referentes ao processo de ensino e difusão da astronomia desenvolvida por clubes, grupos e associações de astrônomos amadores, bem como as implicações desse processo e o papel desses espaços nesse contexto educacional. E reconhecido que a astronomia possui rico potencial mobilizador, envolvendo as pessoas em diferentes atividades observacionais, de contemplação, redescobertas e questionamentos. Entretanto, especialmente na contemporânea cultura humana, percebe-se que o espaço acima de nossas cabeças tem sido muitas vezes ignorado. Dito isso, efetuamos estudo para analisar o quanto os referidos ambientes podem auxiliar para sanar, ao menos em parte, as deficiências identificadas e assim explorar o potencial que esse saber apresenta. Nosso estudo focou-se nas ações promovidas pelo Clube de Astronomia de São Paulo (CASP), Grupo de Astronomia Sputnik e pela Associação Norte Rio-grandense de Astronomia (ANRA). A discussão e análises dos dados obtidos foram desenvolvidas tomando como principal base uma perspectiva Freiriana de educação. Nessa perspectiva, dentre outras vertentes, os resultados apontam ser possível estimular e motivar o diálogo e enriquecer a curiosidade ingênua, tornando-a mais crítica, epistemológico, e avançar no rompimento com a Educação Bancária, bem como auxiliar na busca por uma formação permanente e educação continuada. Nesse trabalho, também foi possível explorar e compreender melhor os limites e demarcações entre as diferentes modalidades de ensino formal, não formal e informal. Espera-se com o presente estudo dar bons indícios para nortear passos que visam contribuir com alternativas para melhorar o ensino e a difusão da astronomia tão deficiente em nosso país e, acima de tudo, possibilitar que pessoas (re)descubram o universo ao seu redor.#$&Abstrtact :The present work discusses questions related to the teaching and diffusion processes of istronomy developed by clubs, groups and amateur astronomers associations, as well as the implications of this process and role of such spaces in the educational context. It is recognized that astronomy has a rich mobilizing potential, involving people in different observational activities, contemplation, rediscoveries and questionings. However, especially in the contemporary human culture, it is noticed that the space above our heads has been ignored for several times. Considering this fact, we made a study aiming to analyze how the referred environments can represent a support to remedy, at least partially, the deficiencies that have been identified and thus, explore the potential offered by this knowledge. Our study focused the actions promoted by the Clube de Astronomia de São Paulo (CASP), Grupo de Astronomia Sputnik and Associação Norte Rio-grandense de Astronomia (ANRA). The discussion and analyses of the obtained data were developed taking as main base, a Freiriana educational perspective. Considering this perspective, among other approaches, the results point out that it is possible to stimulate and motivate the dialogue and to enrich the naive curiosity, making it more critic, epistemological and advance to a rupture with the Bancary Education, as well as to support the search for a permanent formation and continuous education. In that work, it was also possible to explore and establish a better understanding of limits and demarcations inside different modalities of formal, non-formal and informal teaching. We hope to give some good evidences with this study to orientate a path that aims to contribute with alternatives for a better teaching way and diffusion of astronomy, a deficient science in our country and above all, to make possible the (re)discover the universe that surrounds the people. 1 2022-10-06T04:20:15Z 2022-10-06T04:20:15Z 2010. Dissertação 52 S337e DISSERT 179840 http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27092010-095727/pt-br.php http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27092010-095727/pt-br.php