Círculo de ação-reflexão-ação : uma possibilidade praxiológica para a prática da formação de professores/

Resumo:Considerando o diálogo como um ato gnosiológico e o professor como um pesquisador de sua prática, esta tese aborda a contribuição do pensamento de Paulo Freire para a formação de professores, analisando uma intervenção realizada no Curso de Pedagogia voltado para a formação de professores em...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nascimento, Hostina Maria Ferreira do., Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://bdtd.bczm.ufrn.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4986
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-116762
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1167622022-11-30T20:49:58Z Círculo de ação-reflexão-ação : uma possibilidade praxiológica para a prática da formação de professores/ Nascimento, Hostina Maria Ferreira do. Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Freire, Paulo - Formação de professores - Tese. Prática pedagógica - Praxiologia - Tese. Ação - Reflexão - Ação - Tese. Diálogo - Gnosiologia - Tese. Ideas freirianas. Training of teachers. Pedagogical practice. Praxiology. Gnosiology. Resumo:Considerando o diálogo como um ato gnosiológico e o professor como um pesquisador de sua prática, esta tese aborda a contribuição do pensamento de Paulo Freire para a formação de professores, analisando uma intervenção realizada no Curso de Pedagogia voltado para a formação de professores em serviço através do Programa Especial de Formação Profissional Para a Educação Básica (PROFORMAÇÃO) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A partir das ideias freireanas de educação problematizadora, ação-reflexão-ação, conscientização e da análise da intervenção, defendo que a dinâmica de construção coletiva de conhecimentos - três momentos pedagógicos, conforme José André Angotti, Demétrio Delizoicov e Marta Pernambuco - quando intermediada pela reflexão individual proporcionada pelo registro escrito, permite o desenvolvimento de três importantes dimensões do conhecimento sobre a prática pedagógica: a observação e auto-observação; a compreensão das teorias que fundamentam a ação; e a teorização. Assim, a formação inicial e permanente de professores pode materializar seu compromisso político numa ação concreta, coletiva e participativa de conscientização e transformação da realidade da prática pedagógica na escola, desenvolvendo-se como um verdadeiro círculo de ação-reflexão-ação.#$&Abstract:Considering the dialogue as a gnosiological act and teachers as a researchers of their own practice, this thesis deals with the contribution of Paulo Freire thoughts to teacher s formation process. The study was made over an intervention carried out at a regular Pedagogy Course, however directed to teachers on duty inside a program called PROFOMAÇÃO (Special program for professional formation on Basic Education) promoted by Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). From Freire s ideas of problematizing education, action and reflection dialectics, conscientization and from the analysis of the course itself, I support the idea that the dynamics of collective construction of knowledge- three pedagogical moments (ANGOTTI, DELIZOICOV e PERNAMBUCO) when intermediated by individual reflection, provided by written register, permits the development of three important dimensions of knowledge about pedagogical practice; observation and self-observation; understanding the theories witch grounds the action; and theorization. By these means, initial and permanent teacher s formation could materialize its political commitment in a concrete action of collective and participative act of conscientization and transformation of the reality of pedagogical practice at school ground, developing itself as a truly circle of action and reflection. 1 2022-10-06T04:09:51Z 2022-10-06T04:09:51Z 2011. Tese 371.13 N244c TESE 179006 http://bdtd.bczm.ufrn.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4986 http://bdtd.bczm.ufrn.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4986
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Freire, Paulo -
Formação de professores -
Tese.
Prática pedagógica -
Praxiologia -
Tese.
Ação -
Reflexão -
Ação -
Tese.
Diálogo -
Gnosiologia -
Tese.
Ideas freirianas.
Training of teachers.
Pedagogical practice.
Praxiology.
Gnosiology.
spellingShingle Freire, Paulo -
Formação de professores -
Tese.
Prática pedagógica -
Praxiologia -
Tese.
Ação -
Reflexão -
Ação -
Tese.
Diálogo -
Gnosiologia -
Tese.
Ideas freirianas.
Training of teachers.
Pedagogical practice.
Praxiology.
Gnosiology.
Nascimento, Hostina Maria Ferreira do.
Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Círculo de ação-reflexão-ação : uma possibilidade praxiológica para a prática da formação de professores/
description Resumo:Considerando o diálogo como um ato gnosiológico e o professor como um pesquisador de sua prática, esta tese aborda a contribuição do pensamento de Paulo Freire para a formação de professores, analisando uma intervenção realizada no Curso de Pedagogia voltado para a formação de professores em serviço através do Programa Especial de Formação Profissional Para a Educação Básica (PROFORMAÇÃO) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A partir das ideias freireanas de educação problematizadora, ação-reflexão-ação, conscientização e da análise da intervenção, defendo que a dinâmica de construção coletiva de conhecimentos - três momentos pedagógicos, conforme José André Angotti, Demétrio Delizoicov e Marta Pernambuco - quando intermediada pela reflexão individual proporcionada pelo registro escrito, permite o desenvolvimento de três importantes dimensões do conhecimento sobre a prática pedagógica: a observação e auto-observação; a compreensão das teorias que fundamentam a ação; e a teorização. Assim, a formação inicial e permanente de professores pode materializar seu compromisso político numa ação concreta, coletiva e participativa de conscientização e transformação da realidade da prática pedagógica na escola, desenvolvendo-se como um verdadeiro círculo de ação-reflexão-ação.#$&Abstract:Considering the dialogue as a gnosiological act and teachers as a researchers of their own practice, this thesis deals with the contribution of Paulo Freire thoughts to teacher s formation process. The study was made over an intervention carried out at a regular Pedagogy Course, however directed to teachers on duty inside a program called PROFOMAÇÃO (Special program for professional formation on Basic Education) promoted by Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). From Freire s ideas of problematizing education, action and reflection dialectics, conscientization and from the analysis of the course itself, I support the idea that the dynamics of collective construction of knowledge- three pedagogical moments (ANGOTTI, DELIZOICOV e PERNAMBUCO) when intermediated by individual reflection, provided by written register, permits the development of three important dimensions of knowledge about pedagogical practice; observation and self-observation; understanding the theories witch grounds the action; and theorization. By these means, initial and permanent teacher s formation could materialize its political commitment in a concrete action of collective and participative act of conscientization and transformation of the reality of pedagogical practice at school ground, developing itself as a truly circle of action and reflection.
format Tese
author Nascimento, Hostina Maria Ferreira do.
Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Nascimento, Hostina Maria Ferreira do.
Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Nascimento, Hostina Maria Ferreira do.
title Círculo de ação-reflexão-ação : uma possibilidade praxiológica para a prática da formação de professores/
title_short Círculo de ação-reflexão-ação : uma possibilidade praxiológica para a prática da formação de professores/
title_full Círculo de ação-reflexão-ação : uma possibilidade praxiológica para a prática da formação de professores/
title_fullStr Círculo de ação-reflexão-ação : uma possibilidade praxiológica para a prática da formação de professores/
title_full_unstemmed Círculo de ação-reflexão-ação : uma possibilidade praxiológica para a prática da formação de professores/
title_sort círculo de ação-reflexão-ação : uma possibilidade praxiológica para a prática da formação de professores/
publishDate 2022
url http://bdtd.bczm.ufrn.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4986
work_keys_str_mv AT nascimentohostinamariaferreirado circulodeacaoreflexaoacaoumapossibilidadepraxiologicaparaapraticadaformacaodeprofessores
AT pernambucomartamariacastanhoalmeida circulodeacaoreflexaoacaoumapossibilidadepraxiologicaparaapraticadaformacaodeprofessores
AT universidadefederaldoriograndedonorte circulodeacaoreflexaoacaoumapossibilidadepraxiologicaparaapraticadaformacaodeprofessores
_version_ 1766839582788157440