Círculo de ação-reflexão-ação : uma possibilidade praxiológica para a prática da formação de professores/
Resumo:Considerando o diálogo como um ato gnosiológico e o professor como um pesquisador de sua prática, esta tese aborda a contribuição do pensamento de Paulo Freire para a formação de professores, analisando uma intervenção realizada no Curso de Pedagogia voltado para a formação de professores em...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Tese |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | http://bdtd.bczm.ufrn.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4986 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-116762 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-1167622022-11-30T20:49:58Z Círculo de ação-reflexão-ação : uma possibilidade praxiológica para a prática da formação de professores/ Nascimento, Hostina Maria Ferreira do. Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Freire, Paulo - Formação de professores - Tese. Prática pedagógica - Praxiologia - Tese. Ação - Reflexão - Ação - Tese. Diálogo - Gnosiologia - Tese. Ideas freirianas. Training of teachers. Pedagogical practice. Praxiology. Gnosiology. Resumo:Considerando o diálogo como um ato gnosiológico e o professor como um pesquisador de sua prática, esta tese aborda a contribuição do pensamento de Paulo Freire para a formação de professores, analisando uma intervenção realizada no Curso de Pedagogia voltado para a formação de professores em serviço através do Programa Especial de Formação Profissional Para a Educação Básica (PROFORMAÇÃO) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A partir das ideias freireanas de educação problematizadora, ação-reflexão-ação, conscientização e da análise da intervenção, defendo que a dinâmica de construção coletiva de conhecimentos - três momentos pedagógicos, conforme José André Angotti, Demétrio Delizoicov e Marta Pernambuco - quando intermediada pela reflexão individual proporcionada pelo registro escrito, permite o desenvolvimento de três importantes dimensões do conhecimento sobre a prática pedagógica: a observação e auto-observação; a compreensão das teorias que fundamentam a ação; e a teorização. Assim, a formação inicial e permanente de professores pode materializar seu compromisso político numa ação concreta, coletiva e participativa de conscientização e transformação da realidade da prática pedagógica na escola, desenvolvendo-se como um verdadeiro círculo de ação-reflexão-ação.#$&Abstract:Considering the dialogue as a gnosiological act and teachers as a researchers of their own practice, this thesis deals with the contribution of Paulo Freire thoughts to teacher s formation process. The study was made over an intervention carried out at a regular Pedagogy Course, however directed to teachers on duty inside a program called PROFOMAÇÃO (Special program for professional formation on Basic Education) promoted by Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). From Freire s ideas of problematizing education, action and reflection dialectics, conscientization and from the analysis of the course itself, I support the idea that the dynamics of collective construction of knowledge- three pedagogical moments (ANGOTTI, DELIZOICOV e PERNAMBUCO) when intermediated by individual reflection, provided by written register, permits the development of three important dimensions of knowledge about pedagogical practice; observation and self-observation; understanding the theories witch grounds the action; and theorization. By these means, initial and permanent teacher s formation could materialize its political commitment in a concrete action of collective and participative act of conscientization and transformation of the reality of pedagogical practice at school ground, developing itself as a truly circle of action and reflection. 1 2022-10-06T04:09:51Z 2022-10-06T04:09:51Z 2011. Tese 371.13 N244c TESE 179006 http://bdtd.bczm.ufrn.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4986 http://bdtd.bczm.ufrn.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4986 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Freire, Paulo - Formação de professores - Tese. Prática pedagógica - Praxiologia - Tese. Ação - Reflexão - Ação - Tese. Diálogo - Gnosiologia - Tese. Ideas freirianas. Training of teachers. Pedagogical practice. Praxiology. Gnosiology. |
spellingShingle |
Freire, Paulo - Formação de professores - Tese. Prática pedagógica - Praxiologia - Tese. Ação - Reflexão - Ação - Tese. Diálogo - Gnosiologia - Tese. Ideas freirianas. Training of teachers. Pedagogical practice. Praxiology. Gnosiology. Nascimento, Hostina Maria Ferreira do. Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Círculo de ação-reflexão-ação : uma possibilidade praxiológica para a prática da formação de professores/ |
description |
Resumo:Considerando o diálogo como um ato gnosiológico e o professor como um pesquisador de sua prática, esta tese aborda a contribuição do pensamento de Paulo Freire para a formação de professores, analisando uma intervenção realizada no Curso de Pedagogia voltado para a formação de professores em serviço através do Programa Especial de Formação Profissional Para a Educação Básica (PROFORMAÇÃO) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A partir das ideias freireanas de educação problematizadora, ação-reflexão-ação, conscientização e da análise da intervenção, defendo que a dinâmica de construção coletiva de conhecimentos - três momentos pedagógicos, conforme José André Angotti, Demétrio Delizoicov e Marta Pernambuco - quando intermediada pela reflexão individual proporcionada pelo registro escrito, permite o desenvolvimento de três importantes dimensões do conhecimento sobre a prática pedagógica: a observação e auto-observação; a compreensão das teorias que fundamentam a ação; e a teorização. Assim, a formação inicial e permanente de professores pode materializar seu compromisso político numa ação concreta, coletiva e participativa de conscientização e transformação da realidade da prática pedagógica na escola, desenvolvendo-se como um verdadeiro círculo de ação-reflexão-ação.#$&Abstract:Considering the dialogue as a gnosiological act and teachers as a researchers of their own practice, this thesis deals with the contribution of Paulo Freire thoughts to teacher s formation process. The study was made over an intervention carried out at a regular Pedagogy Course, however directed to teachers on duty inside a program called PROFOMAÇÃO (Special program for professional formation on Basic Education) promoted by Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). From Freire s ideas of problematizing education, action and reflection dialectics, conscientization and from the analysis of the course itself, I support the idea that the dynamics of collective construction of knowledge- three pedagogical moments (ANGOTTI, DELIZOICOV e PERNAMBUCO) when intermediated by individual reflection, provided by written register, permits the development of three important dimensions of knowledge about pedagogical practice; observation and self-observation; understanding the theories witch grounds the action; and theorization. By these means, initial and permanent teacher s formation could materialize its political commitment in a concrete action of collective and participative act of conscientization and transformation of the reality of pedagogical practice at school ground, developing itself as a truly circle of action and reflection. |
format |
Tese |
author |
Nascimento, Hostina Maria Ferreira do. Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_facet |
Nascimento, Hostina Maria Ferreira do. Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_sort |
Nascimento, Hostina Maria Ferreira do. |
title |
Círculo de ação-reflexão-ação : uma possibilidade praxiológica para a prática da formação de professores/ |
title_short |
Círculo de ação-reflexão-ação : uma possibilidade praxiológica para a prática da formação de professores/ |
title_full |
Círculo de ação-reflexão-ação : uma possibilidade praxiológica para a prática da formação de professores/ |
title_fullStr |
Círculo de ação-reflexão-ação : uma possibilidade praxiológica para a prática da formação de professores/ |
title_full_unstemmed |
Círculo de ação-reflexão-ação : uma possibilidade praxiológica para a prática da formação de professores/ |
title_sort |
círculo de ação-reflexão-ação : uma possibilidade praxiológica para a prática da formação de professores/ |
publishDate |
2022 |
url |
http://bdtd.bczm.ufrn.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4986 |
work_keys_str_mv |
AT nascimentohostinamariaferreirado circulodeacaoreflexaoacaoumapossibilidadepraxiologicaparaapraticadaformacaodeprofessores AT pernambucomartamariacastanhoalmeida circulodeacaoreflexaoacaoumapossibilidadepraxiologicaparaapraticadaformacaodeprofessores AT universidadefederaldoriograndedonorte circulodeacaoreflexaoacaoumapossibilidadepraxiologicaparaapraticadaformacaodeprofessores |
_version_ |
1766839582788157440 |