Os libretos de Gaetano Martinelli e a ópera de corte em Portugal (1769-1795)
Resumo : A tese trata das obras do libretista italiano Gaetano Martinelli produzidas para a corte portuguesa, de 1769 a 1795. São analisados casos específicos bem como elementos constitutivos dos textos (árias, recitativos, métrica, etc.). Também é discutida a função das óperas na corte e seu caráte...
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oai:localhost:123456789-1160582022-11-30T20:37:49Z Os libretos de Gaetano Martinelli e a ópera de corte em Portugal (1769-1795) Kühl, Paulo Mugayar. Contier, Arnaldo D., Universidade de São Paulo. Martinelli, Gaetano. Música dramática - Libretos - Tese. Ópera - Libretos - Tese. Resumo : A tese trata das obras do libretista italiano Gaetano Martinelli produzidas para a corte portuguesa, de 1769 a 1795. São analisados casos específicos bem como elementos constitutivos dos textos (árias, recitativos, métrica, etc.). Também é discutida a função das óperas na corte e seu caráter encomiástico, através da análise das licenças finais e do uso constante do final feliz. A questão do gênero dramático dos libretos criados em Portugal é debatida através de comparações com o que acontecia em outros países europeus. São apresentadas e discutidas as diversas elaborações teóricas sobre a ópera, na Europa em geral, e em Portugal, em particular, para compreender-se em qual ambiente intelectual as obras circulavam, com o objetivo de mostrar a ênfase dos literatos portugueses nos aspectos morais das apresentações. Foram examinados os documentos da censura relativos às óperas estudadas, para conhecer a interferência dos poderes oficiais. A exclusão das mulheres, tanto dos palcos como da platéia dos teatros, comentada por muitos viajantes que estiveram em Portugal no período, é um dado significativo para entender o moralismo da sociedade portuguesa, que transparece até mesmo nos textos de Martinelli. Através deste trabalho, resgatam-se informações sobre um repertório esquecido e sobre a cultura portuguesa do século XVIII. 1 2022-10-06T03:59:03Z 2022-10-06T03:59:03Z 1998. Tese 782(469) K96l TESE 178058 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/178058 https://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/20161751774e443585007955329779e82/178058.pdf |
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Resumo : A tese trata das obras do libretista italiano Gaetano Martinelli produzidas para a corte portuguesa, de 1769 a 1795. São analisados casos específicos bem como elementos constitutivos dos textos (árias, recitativos, métrica, etc.). Também é discutida a função das óperas na corte e seu caráter encomiástico, através da análise das licenças finais e do uso constante do final feliz. A questão do gênero dramático dos libretos criados em Portugal é debatida através de comparações com o que acontecia em outros países europeus. São apresentadas e discutidas as diversas elaborações teóricas sobre a ópera, na Europa em geral, e em Portugal, em particular, para compreender-se em qual ambiente intelectual as obras circulavam, com o objetivo de mostrar a ênfase dos literatos portugueses nos aspectos morais das apresentações. Foram examinados os documentos da censura relativos às óperas estudadas, para conhecer a interferência dos poderes oficiais. A exclusão das mulheres, tanto dos palcos como da platéia dos teatros, comentada por muitos viajantes que estiveram em Portugal no período, é um dado significativo para entender o moralismo da sociedade portuguesa, que transparece até mesmo nos textos de Martinelli. Através deste trabalho, resgatam-se informações sobre um repertório esquecido e sobre a cultura portuguesa do século XVIII. |
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