Exercício hermenêutico sobre a essência das questões de música e estética

Resumo : O caminho da presente in-vestigação [sic] se dá na ausência de uma resposta tácita à pergunta pelo domínio originário de música e estética. A etimologia serviu, de certa forma, à recuperação dos possíveis sentidos que se assomam em música e estética pela experiência dos termos gregos música...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Aguiar, Werner., Jardim, Antonio, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Formato: Dissertação
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Resumo:Resumo : O caminho da presente in-vestigação [sic] se dá na ausência de uma resposta tácita à pergunta pelo domínio originário de música e estética. A etimologia serviu, de certa forma, à recuperação dos possíveis sentidos que se assomam em música e estética pela experiência dos termos gregos música [tradução do catalogador] e sentido [tradução do catalogador]. É na impossibilidade de alcançar uma enunciação precisa sobre música e estética que este trabalho vem a ser um exercício hermenêutico. Por este exercício, nossa ânsia pelas respostas precisas e seguras converte-se em re-colhimento do que música e estética, enquanto questões originárias para o pensamento, deixam estendido diante de si como "presentificação" de sentido. Esse re-colhimento abre a possibilidade de música e estética tornarem-se pretexto para uma crítica à funcionalidade sujeito-objeto imposta pela instância enunciativa-atributiva vigente no pensamento ocidental. Assim, procuramos proceder à superação da univocidade funcional da relação sujeito-objeto em prol da multiplicidade polissêmica da arte musical que, enfim, con-junta-se à estética no e pelo razão [tradução do catalogador]. É no homem, pois, como ente privilegiado, que o razão [tradução do catalogador] pode, enfim, unir e re-unir, juntar e con-juntar, ao mesmo tempo em que alastra, espalha e alarga, deixa mesmo estendido diante de si aquilo que a si e por si mesmo con-junta, pro-vocando o pensamento a pro-nunciar o seu destino, o dizer do ser.#$&Abstract : The way of the present investigation is given by the absence of a definite and satisfactory answer to the question about the originary dominion of music and asthetics. Therefore, etymology had a decisive role in atempting to reach the possible meanings built by the ancient greek experience of the terms music [translation of the cataloger] and sense [translation of the cataloger]. Due to this impossibility of attaining a precise enunciation of music and asthetics, this work has become an exercise of hermeneutics, through wich our search for secure and precise answers turned into the garthering of the possible meanings music [translation of the cataloger] and sense [translation of the cataloger] leave spread before themselves. This garthering opens up the possibility for this questioning to become a pretext for a criticism to the western thought attributive-enunciative sphere. In doing so, we strived to overcome the subject-object relation and its univocal function in order to strike the multiplicity of meanings given through music which, at last, is conjunct to aesthetics in and through reason [translation of the cataloger]. For, it is in the mas as a privileged being that the reason [translation of the cataloger] can, finally, garther and unite, at the same time it spreads, widens and leaves extended that one which is conjunct to it by itself, provoking thought to pronouce its destny, the beinb's saying.