Estilos musicais em Telemann : o exemplo da suíte em lá menor /

Resumo : Pesquisa que considera os fatos biográficos do compositor Georg Philipp Telemann como facilitadores da compreensão para a diversidade encontrada na sua linguagem musical. Através do levantamento organizado sobre os estilos musicais nacionais do século XVIII, tem-se acesso, neste trabalho, a...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Barros, Daniele Cruz., Fagerlande, Marcelo Moraes Rego, Conservatório Brasileiro de Música.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/177247
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Descrição
Resumo:Resumo : Pesquisa que considera os fatos biográficos do compositor Georg Philipp Telemann como facilitadores da compreensão para a diversidade encontrada na sua linguagem musical. Através do levantamento organizado sobre os estilos musicais nacionais do século XVIII, tem-se acesso, neste trabalho, ao conhecimento das características que os definem. A suíte em la menor para flauta doce e orquestra de cordas - tomada como exemplo - foi escolhida por ser referencial da diversidade dos estilos nacionais e do estilo idiomático para flauta doce, sendo também representativa no repertório concertante do instrumento. O estilo idiomático instrumental é considerado como um dos critérios importantes na abordagem de uma obra musical. No caso de Telemann, o domínio e a intimidade demonstrados em relação à flauta doce, são expostos como aspectos técnicos também responsáveis pela relevância do universo investigado. A suíte em la menor consta então como amostra capaz de exemplificar a existência simultânea daqueles estilos nacionais na obra para flauta doce do compositor.#$&Abstract : This research investigates the biographical data about the composer Georg Philipp Telemann as a means to facilitate the understanding of variety in his musical language. Through the survey done in this work on the national musical styles of the 18th century, it has become possible to have access to the features which define them. The suite in A minor for recorder and string orchestra has been chosen foe being an example of the variety of national styles and the idiomatic style foe recorder. It is also significant in the concertante repertory of the instrument. The instrumental idiomatic style is considered an important criterion in any approach to a musical work. In Telemann's case, the skill and intimacy shown in relation to the recorder are exposed as technical aspects wich also contribute to the relevance of the domain herein investigated. In short, the suite in A minor is present in this work to exemplify the simultaneous existence of those national styles in the composer's work for the recorder.