O pianista correpetidor no Brasil empirismo versus treinamento formal na aquisição das especificidades técnicas e intelectuais necessárias à sua atuação /

Resumo: Este artigo tem como foco principal a discussão em torno do pianista correpetidor, sua formação e atuação na realidade brasileira. Para tanto, foi necessário realizar uma investigação que levasse em consideração os aspectos históricos relativos ao dsenvolvimento desta atividade na música oci...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Porto, Maria Caroline de Souza., Dias, Ângelo de Oliveira., Universidade Federal de Goiás.
Formato: Dissertação
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description Resumo: Este artigo tem como foco principal a discussão em torno do pianista correpetidor, sua formação e atuação na realidade brasileira. Para tanto, foi necessário realizar uma investigação que levasse em consideração os aspectos históricos relativos ao dsenvolvimento desta atividade na música ocidental como um todo, incluindo uma reflexão acreca das várias terminologias utilizadas para designar esta profissão. Em seguida, com base na escassa bibliografia específica sobre o assunto, averiguou-se de forma geral as especificidades técnicas e intelectuais necessárias ao desempenho deste profissional. Finalmente, foi feita uma nálise das circunstâncias que envolvem a formação do correpetidor no Brasil, tendo como fundamento a aplicação de um questionário específico, elaborado com o intuito de traçar o perfil deste profissional no país. Foram entrevistados sete correpetidores, desde nomes de projeção nacional e internacional, a outros que começam a despontar no cenário musical. A partir desta contextualização, verificou-se que a qualificação deste músico, com as inumeras habilidades que deve possuir, é geralmente fundamentada no empirismo, considerando-se que ainda não existem, no país, cursos acadêmicos específicos destinados à correpetição. Observou-se, porém, que, de certa forma, este fator não tem interferido no exercício eficiente desta profissão no Brasil, uma vez que ela tem se revelado funcional. Entretanto, chegou-se à conclusão que para sistematizar a atividade, aumentar o número de profissionais atuantes e assegurar a manutenção de um nível de excelência condizente com a relevância desta profissão, faz-se mister uma repensagem a respeito da correpetição e sua inserção no meio acadêmico brasileiro.#$&Abstract : The focal point of this article is to discuss the training and professional activity of the vocal coach in contemporary Brazil. In order to accomplish this goal, it was necessary to begin with an investigation of the historical aspects which permeate the development of this profession in Western Music, including a reflection about the various terminologies emppolyed to designate it. This phase was followed by an analysis of the technical and intellectual specificities required by this field of expertise. Finally, the research ended with a verification of the circunmstances involving the training of a vocal coach in Brazil. This part of the study was rooted on the application of a specific questionnaire, especially conceived in order to delineate the profile of such professionals nationwide. Seven vocal coaches were selected for these interviews, spanning from names with national and international reputation to others who have just begun to project themselves into the musical scenario. Based upon this contextualization, it became possible to verify that the qualification of this musician - with all the countless abilities he/she must possess - is generally achieved through empirical practice, particularly since there are still no academic degrees of this type available in the country. Nevertheless, observation seems to have lead to the conclusion that this is a situation wich somehow has not been interfering with an effective practice of this profession in Brazil, for it has revealed itself quite functional. Notwithstanding , we have concluded that in order to systematize the activity, thus raising the number of itsprofessionals and keeping up with a level of proficiency suitable to its relevance, it is imperative to reevaluate the parctice and stature of vocal coaching among Brazil's academic circles.
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