Um hipermídia sobre fases da lua para o ensino de astronomia a distância /

Resumo: A característica interdisciplinar da astronomia a torna um campo de grande potencial para explorar diversos conceitos científicos. Contudo, estudos demonstram grande deficiência na compreensão de conteúdos fundamentais dessa ciência, inclusive no que se refere a modelos que explicam fenômeno...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa, José Roberto de Vasconcelos., Germano, Auta Stella de Medeiros., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16075
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-113729
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Astronomia -
Educação -
Dissertação.
Formação de professor -
Dissertação.
Ensino à distância -
Dissertação.
Hipermídia -
Métodos de ensino -
Dissertação.
Atronomy teaching.
Distance learning,
Hypermedia.
Methods of teaching.
spellingShingle Astronomia -
Educação -
Dissertação.
Formação de professor -
Dissertação.
Ensino à distância -
Dissertação.
Hipermídia -
Métodos de ensino -
Dissertação.
Atronomy teaching.
Distance learning,
Hypermedia.
Methods of teaching.
Costa, José Roberto de Vasconcelos.
Germano, Auta Stella de Medeiros.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Um hipermídia sobre fases da lua para o ensino de astronomia a distância /
description Resumo: A característica interdisciplinar da astronomia a torna um campo de grande potencial para explorar diversos conceitos científicos. Contudo, estudos demonstram grande deficiência na compreensão de conteúdos fundamentais dessa ciência, inclusive no que se refere a modelos que explicam fenômenos que marcam nosso cotidiano, como as fases da Lua. Particularmente em contextos de ensino a distância, a aprendizagem de tais modelos pode ser favorecida pelo uso das tecnologias da informação e comunicação. Entre outras possibilidades, destacamos a importância de materiais digitais que motivem e ao mesmo tempo ampliem as formas de representação disponíveis sobre fenômenos e modelos. É importante, por outro lado, que esses materiais favoreçam a explicitação das concepções do aluno, bem como a interação com os elementos explicativos mais centrais do modelo astronômico para o fenômeno. Nessa dissertação é apresentado um módulo hipermídia voltado à aprendizagem sobre as fases da Lua, elaborado a partir de uma investigação sobre as dificuldades com o tema no contexto da oferta da disciplina Astronomia para as licenciaturas a distância da UFRN. As provas de três semestres de oferta da disciplina foram analisadas, levando-se em consideração também concepções alternativas em Astronomia relatadas na licenciatura. O produto elaborado faz uso de pequenos textos, questões, imagens e animações interativas. Dá ênfase a questionamentos sobre a iluminação da Lua e de outros corpos, e sua relação com o Sol; a percepção, a partir de diferentes ângulos, de objetos iluminados por uma fonte única; a causa da alternância entre dia e noite; a identificação da órbita da Lua em torno da Terra e aa ocorrência das fases como resultado da posição de observação do astro; e a percepção dos tempos envolvidos no fenômeno. Foram incorporadas, em sua elaboração, considerações obtidas em entrevistas realizadas como alunos de dois pólos onde são ofertadas as licenciaturas a distância e com pessoas envolvidas como monitoras da disciplina, na UFRN ou em contextos de divulgação da Astronomia. A forma final assumida foi disponibilizada em contexto real de ensino, como material complementar para a realização da avaliação final da disciplina. O material foi analisado por 7 alunos e 4 tutores, dentre os 56 usuários do mesmo, no período em questão. A maioria dos alunos considera que o Módulo Lunar , como foi chamado, fez diferença em sua aprendizagem; as animações foram os elementos mais destacados; as imagens foram consideradas estimulantes e esclarecedoras, e o texto, esclarecedor e agradável. A análise da aprendizagem desses alunos, observando suas respostas à questões abordadas na última avaliação, sugeriu ganhos em importantes aspectos referentes ao entendimento das fases, mas também indica dificuldades mais persistentes. O trabalho nos leva a concluir que é importante buscarmos contribuições para a formação de professores de Ciências fazendo uso de novas tecnologias, mas com atenção à necessidade de que tais recursos sejam inseridos como instrumentos auxiliares de Ensino. As entrevistas que antecediam o uso do módulo, ou a forma como o aluno o buscava se com dúvidas e/ou conflitos prévios, fizeram grande diferença na contribuição efetiva do material, indicando que ele deve ser utilizado com mediação de professor ou tutor, ou via estratégias que provoquem interações entre alunos. É desejável que essas interações sejam associadas à recuperação das memórias dos sujeitos sobre observações anteriores, bem como ao estímulo a novas observações dos fenômenos.#$&Abstract: The interdisciplinary nature of Astronomy makes it a field of great potential to explore various scientific concepts. However, studies show a great lack of understanding of fundamental subjects, including models that explain phenomena that mark everyday life, like the phases of the moon. Particularly in the context of distance education, learning of such models can be favored by the use of technology of information and communication. Among other possibilities, we highlight the importance of digital materials that motivate and expand the forms of representation available about phenomena and models. It is also important, however, that these materials promote the explicitation of student s conceptions, as well as interaction with the most central aspects of the astronomical model for the phenomenon. In this dissertation we present a hypermedia module aimed at learning about the phases of the moon, drawn from an investigation of the difficulties with the subject during an Atronomy course for teaching training at undergraduate level at UFRN. The tests of three semesters of course were analyzed, taking into account also the alternative conceptions reported in the literature in Astronomy education. The product makes use of small texts, questions, images and interactive animations. Emphasizes questions about the illumination of the Moon and other bodies, and their relationship to the sun, the perception from different angles of objects illuminated by a single source, the cause of the alternation between day and night, the identification of Moon's orbit around the Earth and the occurrence of the phases as a result of the position of observing it, and the perception of time involved in the phenomenon. The module incorporated considerations obtained from interviews with students in two poles, where is given presential support for students of the course, and subjects from different pedagogical contexts. The final form of the material was used in a real situation of learning, as supplementary material for the final test of the discipline. The material was analyzed by 7 students and 4 tutors, among 56 users, in the period in question. Most students considered that the so called "Lunar Module" made a difference in their learning, the animations were considered the most prominent aspect, the images were indicated as stimulating and enlightening, and the text informative and enjoyable. The analysis of learning of these students, observing their responses to issues raised at the last evaluation, suggested gains in keys aspects related to the understanding of the phases, but also indicates more persistent difficulties. The work leads us to conclude that it is important to seek contributions for the training of science teachers making use of new technologies, with attention to the treatment of computer as a complementary resource. The interviews that preceded the use of the module, and the way student has sought the module - if with questions and/or previous conflicts established great difference in the effective contribution of the material, indicating that it should be used with the mediation of teacher or tutor, or via strategies that cause interactions between students. It is desirable that these interactions are associated with the recovery of memories of the subjects about previous observations and models, as well as the stimulus to new observations of phenomena.
format Dissertação
author Costa, José Roberto de Vasconcelos.
Germano, Auta Stella de Medeiros.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Costa, José Roberto de Vasconcelos.
Germano, Auta Stella de Medeiros.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Costa, José Roberto de Vasconcelos.
title Um hipermídia sobre fases da lua para o ensino de astronomia a distância /
title_short Um hipermídia sobre fases da lua para o ensino de astronomia a distância /
title_full Um hipermídia sobre fases da lua para o ensino de astronomia a distância /
title_fullStr Um hipermídia sobre fases da lua para o ensino de astronomia a distância /
title_full_unstemmed Um hipermídia sobre fases da lua para o ensino de astronomia a distância /
title_sort um hipermídia sobre fases da lua para o ensino de astronomia a distância /
publishDate 2022
url http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16075
work_keys_str_mv AT costajoserobertodevasconcelos umhipermidiasobrefasesdaluaparaoensinodeastronomiaadistancia
AT germanoautastellademedeiros umhipermidiasobrefasesdaluaparaoensinodeastronomiaadistancia
AT universidadefederaldoriograndedonorte umhipermidiasobrefasesdaluaparaoensinodeastronomiaadistancia
_version_ 1781992257202683904
spelling oai:localhost:123456789-1137292023-10-31T21:01:02Z Um hipermídia sobre fases da lua para o ensino de astronomia a distância / Costa, José Roberto de Vasconcelos. Germano, Auta Stella de Medeiros. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Astronomia - Educação - Dissertação. Formação de professor - Dissertação. Ensino à distância - Dissertação. Hipermídia - Métodos de ensino - Dissertação. Atronomy teaching. Distance learning, Hypermedia. Methods of teaching. Resumo: A característica interdisciplinar da astronomia a torna um campo de grande potencial para explorar diversos conceitos científicos. Contudo, estudos demonstram grande deficiência na compreensão de conteúdos fundamentais dessa ciência, inclusive no que se refere a modelos que explicam fenômenos que marcam nosso cotidiano, como as fases da Lua. Particularmente em contextos de ensino a distância, a aprendizagem de tais modelos pode ser favorecida pelo uso das tecnologias da informação e comunicação. Entre outras possibilidades, destacamos a importância de materiais digitais que motivem e ao mesmo tempo ampliem as formas de representação disponíveis sobre fenômenos e modelos. É importante, por outro lado, que esses materiais favoreçam a explicitação das concepções do aluno, bem como a interação com os elementos explicativos mais centrais do modelo astronômico para o fenômeno. Nessa dissertação é apresentado um módulo hipermídia voltado à aprendizagem sobre as fases da Lua, elaborado a partir de uma investigação sobre as dificuldades com o tema no contexto da oferta da disciplina Astronomia para as licenciaturas a distância da UFRN. As provas de três semestres de oferta da disciplina foram analisadas, levando-se em consideração também concepções alternativas em Astronomia relatadas na licenciatura. O produto elaborado faz uso de pequenos textos, questões, imagens e animações interativas. Dá ênfase a questionamentos sobre a iluminação da Lua e de outros corpos, e sua relação com o Sol; a percepção, a partir de diferentes ângulos, de objetos iluminados por uma fonte única; a causa da alternância entre dia e noite; a identificação da órbita da Lua em torno da Terra e aa ocorrência das fases como resultado da posição de observação do astro; e a percepção dos tempos envolvidos no fenômeno. Foram incorporadas, em sua elaboração, considerações obtidas em entrevistas realizadas como alunos de dois pólos onde são ofertadas as licenciaturas a distância e com pessoas envolvidas como monitoras da disciplina, na UFRN ou em contextos de divulgação da Astronomia. A forma final assumida foi disponibilizada em contexto real de ensino, como material complementar para a realização da avaliação final da disciplina. O material foi analisado por 7 alunos e 4 tutores, dentre os 56 usuários do mesmo, no período em questão. A maioria dos alunos considera que o Módulo Lunar , como foi chamado, fez diferença em sua aprendizagem; as animações foram os elementos mais destacados; as imagens foram consideradas estimulantes e esclarecedoras, e o texto, esclarecedor e agradável. A análise da aprendizagem desses alunos, observando suas respostas à questões abordadas na última avaliação, sugeriu ganhos em importantes aspectos referentes ao entendimento das fases, mas também indica dificuldades mais persistentes. O trabalho nos leva a concluir que é importante buscarmos contribuições para a formação de professores de Ciências fazendo uso de novas tecnologias, mas com atenção à necessidade de que tais recursos sejam inseridos como instrumentos auxiliares de Ensino. As entrevistas que antecediam o uso do módulo, ou a forma como o aluno o buscava se com dúvidas e/ou conflitos prévios, fizeram grande diferença na contribuição efetiva do material, indicando que ele deve ser utilizado com mediação de professor ou tutor, ou via estratégias que provoquem interações entre alunos. É desejável que essas interações sejam associadas à recuperação das memórias dos sujeitos sobre observações anteriores, bem como ao estímulo a novas observações dos fenômenos.#$&Abstract: The interdisciplinary nature of Astronomy makes it a field of great potential to explore various scientific concepts. However, studies show a great lack of understanding of fundamental subjects, including models that explain phenomena that mark everyday life, like the phases of the moon. Particularly in the context of distance education, learning of such models can be favored by the use of technology of information and communication. Among other possibilities, we highlight the importance of digital materials that motivate and expand the forms of representation available about phenomena and models. It is also important, however, that these materials promote the explicitation of student s conceptions, as well as interaction with the most central aspects of the astronomical model for the phenomenon. In this dissertation we present a hypermedia module aimed at learning about the phases of the moon, drawn from an investigation of the difficulties with the subject during an Atronomy course for teaching training at undergraduate level at UFRN. The tests of three semesters of course were analyzed, taking into account also the alternative conceptions reported in the literature in Astronomy education. The product makes use of small texts, questions, images and interactive animations. Emphasizes questions about the illumination of the Moon and other bodies, and their relationship to the sun, the perception from different angles of objects illuminated by a single source, the cause of the alternation between day and night, the identification of Moon's orbit around the Earth and the occurrence of the phases as a result of the position of observing it, and the perception of time involved in the phenomenon. The module incorporated considerations obtained from interviews with students in two poles, where is given presential support for students of the course, and subjects from different pedagogical contexts. The final form of the material was used in a real situation of learning, as supplementary material for the final test of the discipline. The material was analyzed by 7 students and 4 tutors, among 56 users, in the period in question. Most students considered that the so called "Lunar Module" made a difference in their learning, the animations were considered the most prominent aspect, the images were indicated as stimulating and enlightening, and the text informative and enjoyable. The analysis of learning of these students, observing their responses to issues raised at the last evaluation, suggested gains in keys aspects related to the understanding of the phases, but also indicates more persistent difficulties. The work leads us to conclude that it is important to seek contributions for the training of science teachers making use of new technologies, with attention to the treatment of computer as a complementary resource. The interviews that preceded the use of the module, and the way student has sought the module - if with questions and/or previous conflicts established great difference in the effective contribution of the material, indicating that it should be used with the mediation of teacher or tutor, or via strategies that cause interactions between students. It is desirable that these interactions are associated with the recovery of memories of the subjects about previous observations and models, as well as the stimulus to new observations of phenomena. 1 2022-10-06T03:22:58Z 2022-10-06T03:22:58Z 2011. Dissertação 52:37 C837h DISSERT 175066 http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16075 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16075/1/JoseRVC_DISSERT.pdf