Autoria no gênero resenha acadêmica /

Resumo:O presente trabalho investiga marcas de autoria, em resenhas acadêmicas de graduandos, bem como os posicionamentos discursivos do sujeito-autor. Destacamos as vozes presentes no texto, ou seja, as manifestações do discurso do eu e do(s) outro(s), procurando explicitar as formas de inserção do...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Penha, Dalva Teixeira da Silva., Alves, Maria da Penha Casado., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16206/1/DalvaTSP_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-112855
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1128552022-11-30T19:40:13Z Autoria no gênero resenha acadêmica / Penha, Dalva Teixeira da Silva. Alves, Maria da Penha Casado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Autoria - Dissertação. Resenhas - Graduandos - Dissertação. Gêneros discursivos - Dissertação. Voz - Autor - Dissertação. Posicionamento - Sujeito - Autor - Dissertação. Authorship of scholarly reviews. Genres. Resumo:O presente trabalho investiga marcas de autoria, em resenhas acadêmicas de graduandos, bem como os posicionamentos discursivos do sujeito-autor. Destacamos as vozes presentes no texto, ou seja, as manifestações do discurso do eu e do(s) outro(s), procurando explicitar as formas de inserção do sujeito/autor da resenha. Orienta essa análise a concepção de que o autor se constitui sujeito do seu dizer, posicionando-se em relação ao discurso do(s) outro(s) com o qual trava diálogo. O nosso corpus constitui-se de dez (10) resenhas acadêmicas, produzidas por estudantes do Curso de Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, do Campus Avançado Prof.a Maria Elisa de Albuquerque Maia -CAMEAM. Os dados apontam para a percepção de que o sujeito se constitui autor, quando dá voz ao outro; manifestando seu ponto de vista; apontando o discurso do outro; e/ou distanciando-se do texto. Desse modo, constata-se que o gênero resenha acadêmica pode ser considerado como texto emoldurador de um texto fonte, ou seja, como um texto que comenta, critica, confirma esse texto que é objeto de sua análise. O aporte teórico que orienta a pesquisa advém da concepção dialógica de linguagem, de gêneros discursivos e de autoria de Volochinov/Bakhtin (1997, 2003). Para a discussão e a análise do gênero discursivo resenha acadêmica, reportamo-nos às contribuições de MOTTA-ROTH; MEURER (2002); POSSENTI (2001, 2002). #$&Abstract:This work researches about the authorship marks in academic reviews of graduating students, besides the author discursive points of view. We detect the voices presented in the text, that is, the expressions of the discourse from the "I" and from the others, trying to explicitate the forms of the author review insertion. It is oriented by the conception that the author is the subject of his/her discourse, creating a position in relation to the discourse of the other(s) with which he/she maintains a dialogue. Our corpus is constituted of ten (10) academic reviews, produced by students from the Course of Letras, from Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, do Campus Avançado Prof.3 Maria Elisa de Albuquerque Maia -CAMEAM. The data signalize to the perception that the subject constitutes author, when he/she gives voice to the other; showing his/her point of view; pointing to the discourse of the other; and/or getting far from the text. That way, it is observed that the genre "academic review" can be considered as text that reconfigures the original text, that is, as a text that comments, criticizes, confirms the text that is object of its analyses. The theoretical background that influences the research comes from the dialogical language conception, from discursive genres and from Volochinov/Bakhtin (1997, 2003) authorship. To the discussion and the analyses of the discursive genre "academic review", it is mentioned the MOTTA-ROTH and MEURER (2002); POSSENTI (2001, 2002) conceptions. 1 2022-10-06T03:08:51Z 2022-10-06T03:08:51Z 2011. Dissertação 808.1 P399a DISSERT 173883 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16206/1/DalvaTSP_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16206/1/DalvaTSP_DISSERT.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Autoria -
Dissertação.
Resenhas -
Graduandos -
Dissertação.
Gêneros discursivos -
Dissertação.
Voz -
Autor -
Dissertação.
Posicionamento -
Sujeito -
Autor -
Dissertação.
Authorship of scholarly reviews.
Genres.
spellingShingle Autoria -
Dissertação.
Resenhas -
Graduandos -
Dissertação.
Gêneros discursivos -
Dissertação.
Voz -
Autor -
Dissertação.
Posicionamento -
Sujeito -
Autor -
Dissertação.
Authorship of scholarly reviews.
Genres.
Penha, Dalva Teixeira da Silva.
Alves, Maria da Penha Casado.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Autoria no gênero resenha acadêmica /
description Resumo:O presente trabalho investiga marcas de autoria, em resenhas acadêmicas de graduandos, bem como os posicionamentos discursivos do sujeito-autor. Destacamos as vozes presentes no texto, ou seja, as manifestações do discurso do eu e do(s) outro(s), procurando explicitar as formas de inserção do sujeito/autor da resenha. Orienta essa análise a concepção de que o autor se constitui sujeito do seu dizer, posicionando-se em relação ao discurso do(s) outro(s) com o qual trava diálogo. O nosso corpus constitui-se de dez (10) resenhas acadêmicas, produzidas por estudantes do Curso de Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, do Campus Avançado Prof.a Maria Elisa de Albuquerque Maia -CAMEAM. Os dados apontam para a percepção de que o sujeito se constitui autor, quando dá voz ao outro; manifestando seu ponto de vista; apontando o discurso do outro; e/ou distanciando-se do texto. Desse modo, constata-se que o gênero resenha acadêmica pode ser considerado como texto emoldurador de um texto fonte, ou seja, como um texto que comenta, critica, confirma esse texto que é objeto de sua análise. O aporte teórico que orienta a pesquisa advém da concepção dialógica de linguagem, de gêneros discursivos e de autoria de Volochinov/Bakhtin (1997, 2003). Para a discussão e a análise do gênero discursivo resenha acadêmica, reportamo-nos às contribuições de MOTTA-ROTH; MEURER (2002); POSSENTI (2001, 2002). #$&Abstract:This work researches about the authorship marks in academic reviews of graduating students, besides the author discursive points of view. We detect the voices presented in the text, that is, the expressions of the discourse from the "I" and from the others, trying to explicitate the forms of the author review insertion. It is oriented by the conception that the author is the subject of his/her discourse, creating a position in relation to the discourse of the other(s) with which he/she maintains a dialogue. Our corpus is constituted of ten (10) academic reviews, produced by students from the Course of Letras, from Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, do Campus Avançado Prof.3 Maria Elisa de Albuquerque Maia -CAMEAM. The data signalize to the perception that the subject constitutes author, when he/she gives voice to the other; showing his/her point of view; pointing to the discourse of the other; and/or getting far from the text. That way, it is observed that the genre "academic review" can be considered as text that reconfigures the original text, that is, as a text that comments, criticizes, confirms the text that is object of its analyses. The theoretical background that influences the research comes from the dialogical language conception, from discursive genres and from Volochinov/Bakhtin (1997, 2003) authorship. To the discussion and the analyses of the discursive genre "academic review", it is mentioned the MOTTA-ROTH and MEURER (2002); POSSENTI (2001, 2002) conceptions.
format Dissertação
author Penha, Dalva Teixeira da Silva.
Alves, Maria da Penha Casado.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Penha, Dalva Teixeira da Silva.
Alves, Maria da Penha Casado.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Penha, Dalva Teixeira da Silva.
title Autoria no gênero resenha acadêmica /
title_short Autoria no gênero resenha acadêmica /
title_full Autoria no gênero resenha acadêmica /
title_fullStr Autoria no gênero resenha acadêmica /
title_full_unstemmed Autoria no gênero resenha acadêmica /
title_sort autoria no gênero resenha acadêmica /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16206/1/DalvaTSP_DISSERT.pdf
work_keys_str_mv AT penhadalvateixeiradasilva autorianogeneroresenhaacademica
AT alvesmariadapenhacasado autorianogeneroresenhaacademica
AT universidadefederaldoriograndedonorte autorianogeneroresenhaacademica
_version_ 1766830643570802688