Mudanças morfofuncionais ditadas pela menarca no âmbito escolar /

Resumo: O processo de desenvolvimento e crescimento humano é um constructo de etapas que se sucedem e se sobrepõe, em um continuo de eventos que podem interferir diretamente sobre as características morfofuncionais do indivíduo. O objetivo deste estudo de Mestrado está centrado na observação do comp...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Brüch, Vera Lúcia., Knackfuss, Maria Irany., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13335/1/MudancasMorfofuncionaisDitadas_Bruch_2011.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-111735
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Menarca -
Adolescentes -
Dissertação.
Ensino médio -
Dissertação.
Menarche.
Adolescence.
High school.
spellingShingle Menarca -
Adolescentes -
Dissertação.
Ensino médio -
Dissertação.
Menarche.
Adolescence.
High school.
Brüch, Vera Lúcia.
Knackfuss, Maria Irany.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Mudanças morfofuncionais ditadas pela menarca no âmbito escolar /
description Resumo: O processo de desenvolvimento e crescimento humano é um constructo de etapas que se sucedem e se sobrepõe, em um continuo de eventos que podem interferir diretamente sobre as características morfofuncionais do indivíduo. O objetivo deste estudo de Mestrado está centrado na observação do comportamento de variáveis morfofuncionais na linha do tempo, ditado pelo evento da menarca no âmbito escolar do ensino fundamental ao médio. O estudo ôaracterizou-se como transversal com cunho descritivo, tipologia desenvolvimental e delineamento comparativo. A amostra foi composta por 1148 jovens estudantes do sexo feminino com idades entre 10 e 17 anos residente na zona urbana da cidade de Natal/RN. Foram subdivididas em grupos pelo distanciamento da menarca, sendo o Grupo I (MO) n= 289; Grupo 2 (M) n102=; Grupo 3 (M1) n=100; Grupo 4 (M2) n=109; Grupo 5 (M3) n=177; Grupo 6 (M4)n= 371. Para os instrumentos da coleta foram utilizados as medidas de dobras cutâneas Triciptal, subescapular, de Tórax, Axilar Média, Supra-llíaca, Supra- Espinhal, de Abdômen, de Coxa Média e de Perna. Perímetros de cintura, quadril, abdômen e coxa média. Também foi utilizado o diâmetro ósseo de Bi-cristal e Bi-acrômio e força de membros superiores através do teste de apoio no solo, força de tronco através do teste abdominal e flexibilidade do quadril através do teste de amplitude angular. O tratamento estatístico utilizado nos artigos obedeceu ao princípio estatístico descritivo com valores de tendência central e seus derivados e como tratamento inferencial para o artigo final da dissertação utilizou-se um índice percentual de mudanças entre os momentos maturacionais e a magnitude percentual das mudanças e ainda o teste não paramétrico de Mann-Whitney U. Os resultados do estudo demonstraram que o pico de alteração no desenvolvimento morfofuncional do grupo estudado, ocorreu um ano após a menarca. Apontando para a importância dos efeitos das transformações morfofuncionais decorrentes pela maturação, indicando mesmo que de maneira indireta, efeitos hormonais nestas mudanças. O que ora está demonstrado pelos trabalhos que integram esta dissertação, nos permite concluir que, embora circunscrito aos sujeitos observados, que a maturação constitui-se como instrumento decisivo na investigação do crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente, sendo o ambiente como demostrado fator de interveniente sobre estas variáveis. Ao finalizar esta etapa de estudos sobre o tema, deixamos a sugestão da continuidade da pesquisa, agora com a utilização de intervenções com aulas padronizadas com diferentes estratégias, para investigação das interveniências da atividade física no ambiente escolar e fora dele, na busca de um método ou de métodos mais adequados a minimizar aos efeitos combinados, do crescimento e hipocinesia.#$&Abstract: Human growth and developmental process consists of subsequent stages that overlap each other along a continuum of events that can directly affect an individual morphofunctional characteristics. The aim of this Master's Dissertation focused on observing morphofunctional variables pattern along a timeline, dictated by the event of menarche in secondary school children. The study is descriptive, oriented by a comparative design of developmental typology using a transversal cohort. Statistical procedures were descriptive, involving measures of central tendency and its derivatives. In the final chapter of the Dissertation an inferential treatment considered a percentual index of maturational changes between the maturational moments and the magnitude of percentual changes. Nonparametric Mann-Whitney U test was also used. The results indicate important effects of morphofunctional transformations dictated by maturation, suggesting that even in an indirect way hormonal effects affecting these transformations. Through the these Dissertation works, we are led to conclude that, although restricted to our sample, maturation consists of an important tool when investigating growth and developmental processes in children and adolescents. Also, that environment is also an influential factor on the examined variables. Finally, we recommend broaden this investigation, using interventional approach involving standardized classes with a variety of strategies - variation of methods looking for one or more appropriate methods - in order to examine how physical education in and out the school environment would minimize the combined effect of growth and hypokinesia.
format Dissertação
author Brüch, Vera Lúcia.
Knackfuss, Maria Irany.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Brüch, Vera Lúcia.
Knackfuss, Maria Irany.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Brüch, Vera Lúcia.
title Mudanças morfofuncionais ditadas pela menarca no âmbito escolar /
title_short Mudanças morfofuncionais ditadas pela menarca no âmbito escolar /
title_full Mudanças morfofuncionais ditadas pela menarca no âmbito escolar /
title_fullStr Mudanças morfofuncionais ditadas pela menarca no âmbito escolar /
title_full_unstemmed Mudanças morfofuncionais ditadas pela menarca no âmbito escolar /
title_sort mudanças morfofuncionais ditadas pela menarca no âmbito escolar /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13335/1/MudancasMorfofuncionaisDitadas_Bruch_2011.pdf
work_keys_str_mv AT bruchveralucia mudancasmorfofuncionaisditadaspelamenarcanoambitoescolar
AT knackfussmariairany mudancasmorfofuncionaisditadaspelamenarcanoambitoescolar
AT universidadefederaldoriograndedonorte mudancasmorfofuncionaisditadaspelamenarcanoambitoescolar
_version_ 1766829445821235200
spelling oai:localhost:123456789-1117352022-11-30T19:20:51Z Mudanças morfofuncionais ditadas pela menarca no âmbito escolar / Brüch, Vera Lúcia. Knackfuss, Maria Irany. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Menarca - Adolescentes - Dissertação. Ensino médio - Dissertação. Menarche. Adolescence. High school. Resumo: O processo de desenvolvimento e crescimento humano é um constructo de etapas que se sucedem e se sobrepõe, em um continuo de eventos que podem interferir diretamente sobre as características morfofuncionais do indivíduo. O objetivo deste estudo de Mestrado está centrado na observação do comportamento de variáveis morfofuncionais na linha do tempo, ditado pelo evento da menarca no âmbito escolar do ensino fundamental ao médio. O estudo ôaracterizou-se como transversal com cunho descritivo, tipologia desenvolvimental e delineamento comparativo. A amostra foi composta por 1148 jovens estudantes do sexo feminino com idades entre 10 e 17 anos residente na zona urbana da cidade de Natal/RN. Foram subdivididas em grupos pelo distanciamento da menarca, sendo o Grupo I (MO) n= 289; Grupo 2 (M) n102=; Grupo 3 (M1) n=100; Grupo 4 (M2) n=109; Grupo 5 (M3) n=177; Grupo 6 (M4)n= 371. Para os instrumentos da coleta foram utilizados as medidas de dobras cutâneas Triciptal, subescapular, de Tórax, Axilar Média, Supra-llíaca, Supra- Espinhal, de Abdômen, de Coxa Média e de Perna. Perímetros de cintura, quadril, abdômen e coxa média. Também foi utilizado o diâmetro ósseo de Bi-cristal e Bi-acrômio e força de membros superiores através do teste de apoio no solo, força de tronco através do teste abdominal e flexibilidade do quadril através do teste de amplitude angular. O tratamento estatístico utilizado nos artigos obedeceu ao princípio estatístico descritivo com valores de tendência central e seus derivados e como tratamento inferencial para o artigo final da dissertação utilizou-se um índice percentual de mudanças entre os momentos maturacionais e a magnitude percentual das mudanças e ainda o teste não paramétrico de Mann-Whitney U. Os resultados do estudo demonstraram que o pico de alteração no desenvolvimento morfofuncional do grupo estudado, ocorreu um ano após a menarca. Apontando para a importância dos efeitos das transformações morfofuncionais decorrentes pela maturação, indicando mesmo que de maneira indireta, efeitos hormonais nestas mudanças. O que ora está demonstrado pelos trabalhos que integram esta dissertação, nos permite concluir que, embora circunscrito aos sujeitos observados, que a maturação constitui-se como instrumento decisivo na investigação do crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente, sendo o ambiente como demostrado fator de interveniente sobre estas variáveis. Ao finalizar esta etapa de estudos sobre o tema, deixamos a sugestão da continuidade da pesquisa, agora com a utilização de intervenções com aulas padronizadas com diferentes estratégias, para investigação das interveniências da atividade física no ambiente escolar e fora dele, na busca de um método ou de métodos mais adequados a minimizar aos efeitos combinados, do crescimento e hipocinesia.#$&Abstract: Human growth and developmental process consists of subsequent stages that overlap each other along a continuum of events that can directly affect an individual morphofunctional characteristics. The aim of this Master's Dissertation focused on observing morphofunctional variables pattern along a timeline, dictated by the event of menarche in secondary school children. The study is descriptive, oriented by a comparative design of developmental typology using a transversal cohort. Statistical procedures were descriptive, involving measures of central tendency and its derivatives. In the final chapter of the Dissertation an inferential treatment considered a percentual index of maturational changes between the maturational moments and the magnitude of percentual changes. Nonparametric Mann-Whitney U test was also used. The results indicate important effects of morphofunctional transformations dictated by maturation, suggesting that even in an indirect way hormonal effects affecting these transformations. Through the these Dissertation works, we are led to conclude that, although restricted to our sample, maturation consists of an important tool when investigating growth and developmental processes in children and adolescents. Also, that environment is also an influential factor on the examined variables. Finally, we recommend broaden this investigation, using interventional approach involving standardized classes with a variety of strategies - variation of methods looking for one or more appropriate methods - in order to examine how physical education in and out the school environment would minimize the combined effect of growth and hypokinesia. 1 2022-10-06T02:52:09Z 2022-10-06T02:52:09Z 2011. Dissertação 618.172-053.6 B887m DISSERT 172424 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13335/1/MudancasMorfofuncionaisDitadas_Bruch_2011.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13335/1/MudancasMorfofuncionaisDitadas_Bruch_2011.pdf