Teodora e Porcina : faces simbólicas da natureza em narrativas de mulheres sábias /

A presente pesquisa se volta para o imaginário coletivo no qual se mantém viva a temática da heroína sábia. Duas mulheres sábias aparecem nas narrativas populares História da Donzela Teodora e a História da Imperatriz Porcina, cotejadas por Luís Câmara Cascudo em sua obra Cinco Livros do Povo. A uni...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Celestino, Luciana Carlos., Gomes, Ana Laudelina Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/13763/1/TeodoraPorcinaFaces_Celestino_2011.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A presente pesquisa se volta para o imaginário coletivo no qual se mantém viva a temática da heroína sábia. Duas mulheres sábias aparecem nas narrativas populares História da Donzela Teodora e a História da Imperatriz Porcina, cotejadas por Luís Câmara Cascudo em sua obra Cinco Livros do Povo. A universalidade, a mobilidade e a circularidade dessas narrativas são discutidas a partir de autores como Bakhtin e Guinzburg. A pesquisa se desenvolve a partir de três categorias chaves: o Saber Mágico como saberes da tradição (Almeida), saberes sensíveis (Lévi-Strauss), pensamento mítico/mágico/simbólico (Morin); Mulheres Sábias como as operadoras desse saber, que se confundem e se imbricam com o imaginário das bruxas e curandeiras; e Elementos Míticos que corresponde às imagens arquetípicas (Jung e Silveira), símbolos e demais imagens que remetam ao universo mágico, às crenças e práticas consideradas mágicas, ou seja, pertencentes ao imaginário da magia (Bethencourt). Teodora e Porcina são compreendidas como portadoras do saber da métis (Detienne e Vernant), ou seja, da inteligência astuta, da manipulação do phármakon (Derrida), a poção de cura, que pode ser a palavra ou o ungüento de erva. O percurso nos leva ao encontro do grande arquétipo da Mulher Sábia enquanto potência psíquica do feminino, a anima. As narrativas são bálsamos medicinais (Estés) e é no embate entre a anima e suas personificações através de mulheres sábias, e o animus, seus oponentes, que se dá a transmutação da psique, um trabalho comparável ao da alquimia. O Saber Mágico, operando através do feminino, do mito e da natureza pode recuperar seu valor indispensável junto ao paradigma emergente que aponta um humano mais completo e uma ciência mais plural.#$&This research looks at the collective imagination in which it keeps alive the issue of heroin wise. Two wise women appear in the narratives of popular history and the History of Donzela Theodora and History Imperatriz Porcina, collated by Luís da Câmara Cascudo in his Five Books of the People. The universality, mobility and circularity of these narratives are discussed by authors such as Bakhtin and Guinzburg. The research is developed from three key categories: Knowledge Magic as the knowledge of tradition (Almeida), sensitive knowledge (Levi-Strauss), thought mythical / magical / symbolic (Morin); Wise Women as carriers of this knowledge, which merge and overlap with the imagery of witches and healers; and Mythical Elements which corresponds to the archetypal images (Jung and Silveira), symbols and other images that relate to the magic universe, the magical beliefs and practices considered, ie belonging to the imaginary magic (Bethencourt). Porcina and Theodora are understood as bearers of knowledge of Métis (Detienne and Vernant), or the cunning intelligence, the manipulation of phármakon (Derrida), the healing potion, which may be the word or ointment of the herb. The route takes us to meet the great archetype of the Wise Woman as psychic power of the feminine, the anima. Narratives are medicinal balms (Estes) and is the clash between the anima and its embodiments by wise women, and animus, his opponents, which gives the transmutation of the psyche, a work comparable to that of alchemyThe Knowledge Magic, operating through the female, myth and nature can recover from its essential value to the emerging paradigm that suggests a more complete human science and a more plural.