A educação informal para o consumo infantil e juvenil na televisão e na mídia /

O consumo se tornou um dos pilares do capitalismo moderno, ao mesmo tempo, um dos fatores que se relacionam à desigualdade social. Karl Marx desenvolveu a tese do materialismo histórico da sociedade pela luta de classes e pela exploração do homem pelo homem . Considerado ultrapassado por aqueles qu...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nunes, Affonso Henrique da Silva Real., Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de., Universidade Federal do Rio Grande Do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/18321/1/Educa%c3%a7%c3%a3oInformalConsumo_Nunes_2011.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-111015
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1110152022-11-30T19:07:44Z A educação informal para o consumo infantil e juvenil na televisão e na mídia / Nunes, Affonso Henrique da Silva Real. Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de. Universidade Federal do Rio Grande Do Norte. Educação - Tese. Sociedade de consumo - Tese. Televisão na escola - Tese. Consumer society. Television in school. O consumo se tornou um dos pilares do capitalismo moderno, ao mesmo tempo, um dos fatores que se relacionam à desigualdade social. Karl Marx desenvolveu a tese do materialismo histórico da sociedade pela luta de classes e pela exploração do homem pelo homem . Considerado ultrapassado por aqueles que acreditam que o marxismo é sinônimo de socialismo real, as idéias marxistas nos parecem mais do que atuais num mundo ocidental que leva individuo à individualização (perda da noção do publico e coletivo) e à alienação pelo trabalho. A teorização de Lukács sobre as teorias marxistas reforça esta idéia, quando diz que este processo engloba todo o sistema social. Partimos do pressuposto que poderíamos trabalhar estes temas na formação do aluno, ainda no Ensino Fundamental, através do questionamento da sociedade de consumo, com a critica a televisão e à mídia, principal promotora do atual sentido de consumo, como passo inicial que poderia levar à futura autonomia do individuo. A teoria de ideologia e as idéias de educação libertadora de Paulo Freire permearam a experiência que aconteceu como observação participativa numa das turmas da disciplina de Sociologia numa das do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, capital do estado, instituição sob administração direta do Ministério da Educação. Encontramos um terreno fértil em que os alunos se mostraram aptos a entender e a questionar o sentido da publicidade midiática.#$&The consumption has become a major pillar of modern capitalism and at the same time, one of the factors that relate to social inequality. Karl Marx developed the theory of historical materialism which maintains a history of society determined by class struggle and the! exploitation of man by man. Considered to be overtaken by those who believe that Marxism is synonymous with real socialism, the Marxist ideals seem more present than in the Western world which each individual takes the individualization (loss of sense of public and collective) and the alienation by the work. Weassumed we could work on these issues in student education, even in elementary school, through questioning of the consumer society, with the criticism of television and the media, the main promoter of the current sense of consumption, as an initial step that could lead to future autonomy of theindividual. The theory of ideology and ideas of Paulo Freire's liberating education theory permeated the experience that happened as a participant observation of groups in the discipline of sociology in the unit 2 of the Colégio Pedro II in Rio de Janeiro, the state capital, an institution under the direct administration Ministry of Education. Wehave found fertile ground in which the students were able to understand and question the meaning of advertising media. 1 2022-10-06T02:40:53Z 2022-10-06T02:40:53Z 2011 Tese 37:316.7 N972e TESE 171432 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/18321/1/Educa%c3%a7%c3%a3oInformalConsumo_Nunes_2011.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/18321/1/Educa%c3%a7%c3%a3oInformalConsumo_Nunes_2011.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação -
Tese.
Sociedade de consumo -
Tese.
Televisão na escola -
Tese.
Consumer society.
Television in school.
spellingShingle Educação -
Tese.
Sociedade de consumo -
Tese.
Televisão na escola -
Tese.
Consumer society.
Television in school.
Nunes, Affonso Henrique da Silva Real.
Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de.
Universidade Federal do Rio Grande Do Norte.
A educação informal para o consumo infantil e juvenil na televisão e na mídia /
description O consumo se tornou um dos pilares do capitalismo moderno, ao mesmo tempo, um dos fatores que se relacionam à desigualdade social. Karl Marx desenvolveu a tese do materialismo histórico da sociedade pela luta de classes e pela exploração do homem pelo homem . Considerado ultrapassado por aqueles que acreditam que o marxismo é sinônimo de socialismo real, as idéias marxistas nos parecem mais do que atuais num mundo ocidental que leva individuo à individualização (perda da noção do publico e coletivo) e à alienação pelo trabalho. A teorização de Lukács sobre as teorias marxistas reforça esta idéia, quando diz que este processo engloba todo o sistema social. Partimos do pressuposto que poderíamos trabalhar estes temas na formação do aluno, ainda no Ensino Fundamental, através do questionamento da sociedade de consumo, com a critica a televisão e à mídia, principal promotora do atual sentido de consumo, como passo inicial que poderia levar à futura autonomia do individuo. A teoria de ideologia e as idéias de educação libertadora de Paulo Freire permearam a experiência que aconteceu como observação participativa numa das turmas da disciplina de Sociologia numa das do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, capital do estado, instituição sob administração direta do Ministério da Educação. Encontramos um terreno fértil em que os alunos se mostraram aptos a entender e a questionar o sentido da publicidade midiática.#$&The consumption has become a major pillar of modern capitalism and at the same time, one of the factors that relate to social inequality. Karl Marx developed the theory of historical materialism which maintains a history of society determined by class struggle and the! exploitation of man by man. Considered to be overtaken by those who believe that Marxism is synonymous with real socialism, the Marxist ideals seem more present than in the Western world which each individual takes the individualization (loss of sense of public and collective) and the alienation by the work. Weassumed we could work on these issues in student education, even in elementary school, through questioning of the consumer society, with the criticism of television and the media, the main promoter of the current sense of consumption, as an initial step that could lead to future autonomy of theindividual. The theory of ideology and ideas of Paulo Freire's liberating education theory permeated the experience that happened as a participant observation of groups in the discipline of sociology in the unit 2 of the Colégio Pedro II in Rio de Janeiro, the state capital, an institution under the direct administration Ministry of Education. Wehave found fertile ground in which the students were able to understand and question the meaning of advertising media.
format Tese
author Nunes, Affonso Henrique da Silva Real.
Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de.
Universidade Federal do Rio Grande Do Norte.
author_facet Nunes, Affonso Henrique da Silva Real.
Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de.
Universidade Federal do Rio Grande Do Norte.
author_sort Nunes, Affonso Henrique da Silva Real.
title A educação informal para o consumo infantil e juvenil na televisão e na mídia /
title_short A educação informal para o consumo infantil e juvenil na televisão e na mídia /
title_full A educação informal para o consumo infantil e juvenil na televisão e na mídia /
title_fullStr A educação informal para o consumo infantil e juvenil na televisão e na mídia /
title_full_unstemmed A educação informal para o consumo infantil e juvenil na televisão e na mídia /
title_sort educação informal para o consumo infantil e juvenil na televisão e na mídia /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/18321/1/Educa%c3%a7%c3%a3oInformalConsumo_Nunes_2011.pdf
work_keys_str_mv AT nunesaffonsohenriquedasilvareal aeducacaoinformalparaoconsumoinfantilejuvenilnatelevisaoenamidia
AT andradearnonalbertomascarenhasde aeducacaoinformalparaoconsumoinfantilejuvenilnatelevisaoenamidia
AT universidadefederaldoriograndedonorte aeducacaoinformalparaoconsumoinfantilejuvenilnatelevisaoenamidia
AT nunesaffonsohenriquedasilvareal educacaoinformalparaoconsumoinfantilejuvenilnatelevisaoenamidia
AT andradearnonalbertomascarenhasde educacaoinformalparaoconsumoinfantilejuvenilnatelevisaoenamidia
AT universidadefederaldoriograndedonorte educacaoinformalparaoconsumoinfantilejuvenilnatelevisaoenamidia
_version_ 1766845293780795392