A educação informal para o consumo infantil e juvenil na televisão e na mídia /

O consumo se tornou um dos pilares do capitalismo moderno, ao mesmo tempo, um dos fatores que se relacionam à desigualdade social. Karl Marx desenvolveu a tese do materialismo histórico da sociedade pela luta de classes e pela exploração do homem pelo homem . Considerado ultrapassado por aqueles qu...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nunes, Affonso Henrique da Silva Real., Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de., Universidade Federal do Rio Grande Do Norte.
Formato: Tese
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/18321/1/Educa%c3%a7%c3%a3oInformalConsumo_Nunes_2011.pdf
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Descrição
Resumo:O consumo se tornou um dos pilares do capitalismo moderno, ao mesmo tempo, um dos fatores que se relacionam à desigualdade social. Karl Marx desenvolveu a tese do materialismo histórico da sociedade pela luta de classes e pela exploração do homem pelo homem . Considerado ultrapassado por aqueles que acreditam que o marxismo é sinônimo de socialismo real, as idéias marxistas nos parecem mais do que atuais num mundo ocidental que leva individuo à individualização (perda da noção do publico e coletivo) e à alienação pelo trabalho. A teorização de Lukács sobre as teorias marxistas reforça esta idéia, quando diz que este processo engloba todo o sistema social. Partimos do pressuposto que poderíamos trabalhar estes temas na formação do aluno, ainda no Ensino Fundamental, através do questionamento da sociedade de consumo, com a critica a televisão e à mídia, principal promotora do atual sentido de consumo, como passo inicial que poderia levar à futura autonomia do individuo. A teoria de ideologia e as idéias de educação libertadora de Paulo Freire permearam a experiência que aconteceu como observação participativa numa das turmas da disciplina de Sociologia numa das do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, capital do estado, instituição sob administração direta do Ministério da Educação. Encontramos um terreno fértil em que os alunos se mostraram aptos a entender e a questionar o sentido da publicidade midiática.#$&The consumption has become a major pillar of modern capitalism and at the same time, one of the factors that relate to social inequality. Karl Marx developed the theory of historical materialism which maintains a history of society determined by class struggle and the! exploitation of man by man. Considered to be overtaken by those who believe that Marxism is synonymous with real socialism, the Marxist ideals seem more present than in the Western world which each individual takes the individualization (loss of sense of public and collective) and the alienation by the work. Weassumed we could work on these issues in student education, even in elementary school, through questioning of the consumer society, with the criticism of television and the media, the main promoter of the current sense of consumption, as an initial step that could lead to future autonomy of theindividual. The theory of ideology and ideas of Paulo Freire's liberating education theory permeated the experience that happened as a participant observation of groups in the discipline of sociology in the unit 2 of the Colégio Pedro II in Rio de Janeiro, the state capital, an institution under the direct administration Ministry of Education. Wehave found fertile ground in which the students were able to understand and question the meaning of advertising media.