Uma contribuição à avaliação dos impactos da gestão de estoque na satisfação e fidelização pós-vendas de clientes de concessionárias de automóveis : um estudo empírico em Natal-RN /

Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de realizar um estudo que avalie e mensure os possíveis impactos que a indisponibilidade de peças de reposição pode causar na satisfação dos clientes de concessionárias de automóveis no período pós-vendas. Uma revisão teórico-conceitual sobre o tema da sati...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Barudi Filho, Alberto., Santos, Enilson Medeiros dos., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/15017/1/AlbertoBF_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-110916
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1109162022-11-30T19:05:41Z Uma contribuição à avaliação dos impactos da gestão de estoque na satisfação e fidelização pós-vendas de clientes de concessionárias de automóveis : um estudo empírico em Natal-RN / Barudi Filho, Alberto. Santos, Enilson Medeiros dos. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Gestão de estoques - Dissertação. Satisfação do cliente - Compra de automóveis - Dissertação. Fidelização do cliente - Compra de automóveis - Dissertação. Inventory management. Customer satisfaction. Customer loyalty. Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de realizar um estudo que avalie e mensure os possíveis impactos que a indisponibilidade de peças de reposição pode causar na satisfação dos clientes de concessionárias de automóveis no período pós-vendas. Uma revisão teórico-conceitual sobre o tema da satisfação e da fidelização de clientes, sobre o pano de fundo da realidade do mercado automobilístico, permitiu a construção de um instrumento de investigação dedicado a colher opiniões de proprietários de automóveis, de modo a permitir uma análise empírica da relação entre indisponibilidade de peças, em revisões programadas ou em reparações eventuais, e a mudança de ou permanência na marca por ocasião de troca de veículo. Foram aplicados 236 formulários a proprietários de automóveis na cidade de Natal/RN. A análise dos resultados obtidos em tal pesquisa de opinião permitiu a identificação da indisponibilidade de peças como um fator significante, dentre outros, para a motivação do cliente em mudar de marca. Colateralmente, foi possível também concluir que a dinâmica de mudança de marcas, qualquer que seja sua motivação, tem reflexos perceptíveis nas posições das distintas marcas quanto a fatias de mercado, tanto em termos estritamente quantitativos, quanto em termos de posicionamento relativo, com alterações significantes no ranking de preferências do consumidor pelas distintas marcas disponíveis no mercado.#$&Abstract: This paper aims to conduct a study to evaluate and measure the possible impact that the unavailability of spare parts can have on customer satisfaction for car dealerships in the post-sales. A theoretical-conceptual review on the subject of satisfaction and loyalty, on the backdrop of the reality of the automobile market, allowed the construction of a research tool dedicated to collect opinions of car owners, to allow an analysis empirical relationship between the availability of parts, repairs or scheduled service possible, and change or stay on the mark on the occasion of change of vehicle. 236 forms were applied to car owners in the city of Natal / RN. The results obtained in this survey allowed the identification of the unavailability of parts as a significant factor, among others, the motivation for the customer to switch brands. Collaterally, we could also conclude that the dynamics of change in marks, whatever its motivation, is reflected in the perceived positions of the different brands as the market share both in strictly quantitative terms and in terms of relative positioning, with significant changes in the ranking of consumer preferences for different brands available. 1 2022-10-06T02:39:09Z 2022-10-06T02:39:09Z 2011. Dissertação 658.787 B295c DISSERT 171283 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/15017/1/AlbertoBF_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/15017/1/AlbertoBF_DISSERT.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Gestão de estoques -
Dissertação.
Satisfação do cliente -
Compra de automóveis -
Dissertação.
Fidelização do cliente -
Compra de automóveis -
Dissertação.
Inventory management.
Customer satisfaction.
Customer loyalty.
spellingShingle Gestão de estoques -
Dissertação.
Satisfação do cliente -
Compra de automóveis -
Dissertação.
Fidelização do cliente -
Compra de automóveis -
Dissertação.
Inventory management.
Customer satisfaction.
Customer loyalty.
Barudi Filho, Alberto.
Santos, Enilson Medeiros dos.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Uma contribuição à avaliação dos impactos da gestão de estoque na satisfação e fidelização pós-vendas de clientes de concessionárias de automóveis : um estudo empírico em Natal-RN /
description Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de realizar um estudo que avalie e mensure os possíveis impactos que a indisponibilidade de peças de reposição pode causar na satisfação dos clientes de concessionárias de automóveis no período pós-vendas. Uma revisão teórico-conceitual sobre o tema da satisfação e da fidelização de clientes, sobre o pano de fundo da realidade do mercado automobilístico, permitiu a construção de um instrumento de investigação dedicado a colher opiniões de proprietários de automóveis, de modo a permitir uma análise empírica da relação entre indisponibilidade de peças, em revisões programadas ou em reparações eventuais, e a mudança de ou permanência na marca por ocasião de troca de veículo. Foram aplicados 236 formulários a proprietários de automóveis na cidade de Natal/RN. A análise dos resultados obtidos em tal pesquisa de opinião permitiu a identificação da indisponibilidade de peças como um fator significante, dentre outros, para a motivação do cliente em mudar de marca. Colateralmente, foi possível também concluir que a dinâmica de mudança de marcas, qualquer que seja sua motivação, tem reflexos perceptíveis nas posições das distintas marcas quanto a fatias de mercado, tanto em termos estritamente quantitativos, quanto em termos de posicionamento relativo, com alterações significantes no ranking de preferências do consumidor pelas distintas marcas disponíveis no mercado.#$&Abstract: This paper aims to conduct a study to evaluate and measure the possible impact that the unavailability of spare parts can have on customer satisfaction for car dealerships in the post-sales. A theoretical-conceptual review on the subject of satisfaction and loyalty, on the backdrop of the reality of the automobile market, allowed the construction of a research tool dedicated to collect opinions of car owners, to allow an analysis empirical relationship between the availability of parts, repairs or scheduled service possible, and change or stay on the mark on the occasion of change of vehicle. 236 forms were applied to car owners in the city of Natal / RN. The results obtained in this survey allowed the identification of the unavailability of parts as a significant factor, among others, the motivation for the customer to switch brands. Collaterally, we could also conclude that the dynamics of change in marks, whatever its motivation, is reflected in the perceived positions of the different brands as the market share both in strictly quantitative terms and in terms of relative positioning, with significant changes in the ranking of consumer preferences for different brands available.
format Dissertação
author Barudi Filho, Alberto.
Santos, Enilson Medeiros dos.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Barudi Filho, Alberto.
Santos, Enilson Medeiros dos.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Barudi Filho, Alberto.
title Uma contribuição à avaliação dos impactos da gestão de estoque na satisfação e fidelização pós-vendas de clientes de concessionárias de automóveis : um estudo empírico em Natal-RN /
title_short Uma contribuição à avaliação dos impactos da gestão de estoque na satisfação e fidelização pós-vendas de clientes de concessionárias de automóveis : um estudo empírico em Natal-RN /
title_full Uma contribuição à avaliação dos impactos da gestão de estoque na satisfação e fidelização pós-vendas de clientes de concessionárias de automóveis : um estudo empírico em Natal-RN /
title_fullStr Uma contribuição à avaliação dos impactos da gestão de estoque na satisfação e fidelização pós-vendas de clientes de concessionárias de automóveis : um estudo empírico em Natal-RN /
title_full_unstemmed Uma contribuição à avaliação dos impactos da gestão de estoque na satisfação e fidelização pós-vendas de clientes de concessionárias de automóveis : um estudo empírico em Natal-RN /
title_sort uma contribuição à avaliação dos impactos da gestão de estoque na satisfação e fidelização pós-vendas de clientes de concessionárias de automóveis : um estudo empírico em natal-rn /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/15017/1/AlbertoBF_DISSERT.pdf
work_keys_str_mv AT barudifilhoalberto umacontribuicaoaavaliacaodosimpactosdagestaodeestoquenasatisfacaoefidelizacaoposvendasdeclientesdeconcessionariasdeautomoveisumestudoempiricoemnatalrn
AT santosenilsonmedeirosdos umacontribuicaoaavaliacaodosimpactosdagestaodeestoquenasatisfacaoefidelizacaoposvendasdeclientesdeconcessionariasdeautomoveisumestudoempiricoemnatalrn
AT universidadefederaldoriograndedonorte umacontribuicaoaavaliacaodosimpactosdagestaodeestoquenasatisfacaoefidelizacaoposvendasdeclientesdeconcessionariasdeautomoveisumestudoempiricoemnatalrn
_version_ 1766859764650737664