Diante das travessuras de um menino maluquinho : implicações de um transtorno global do desenvolvimento para a organização do trabalho na escola /

Resumo:Apresenta idéias acerca da inclusão de um aluno com transtorno global do desenvolvimento em escola regular, bem como as estratégias utilizadas pelos educadores para a efetivação desse processo no Ensino Fundamental é o que objetivamos nessa dissertação de mestrado. Através da observação de si...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Saimonton Tinôco da., Amaral, Vera Lúcia do., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/171180
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-110838
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1108382022-11-30T19:03:58Z Diante das travessuras de um menino maluquinho : implicações de um transtorno global do desenvolvimento para a organização do trabalho na escola / Silva, Saimonton Tinôco da. Amaral, Vera Lúcia do. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Educação - Dissertação. Grupos especiais - Dissertação. Trabalho pedagógico - Dissertação. Diálogo freireano - Dissertação. Education. Special groups. Pedagogical work. Freirean dialogue. Resumo:Apresenta idéias acerca da inclusão de um aluno com transtorno global do desenvolvimento em escola regular, bem como as estratégias utilizadas pelos educadores para a efetivação desse processo no Ensino Fundamental é o que objetivamos nessa dissertação de mestrado. Através da observação de situações de ensino, do diálogo com os profissionais diretamente envolvidos e da análise de documentos institucionais, construímos esse estudo de caso realizado numa escola privada de Natal/RN. O diálogo (FREIRE, 2003; NAVARRO, 2005) foi utilizado como referência teórica e recurso metodológico na e para construção do trabalho, entrelaçado por conceitos como: opressão, libertação, consciência crítica, autonomia, diálogo e construção coletiva. Como considerações finais, apontamos: a necessidade da escola rever as suas crenças e formas de atuação; a possibilidade de incluir com êxito os alunos com psicose autismo; o diálogo como alternativa de escuta, acolhimento e problematização do fazer e do saber do professor e da realidade escolar; a importância da constituição de redes colaborativas entre educadores-família-alunos-profissionais; o enfrentamento das situações de crises como eventos de crescimento pessoal e profissional; a necessária revisão das propostas de formação inicial e continuada de professores.#$&Resumen:Las ideas actuales sobre la inclusión de un alumno con trastorno generalizado del desarrollo en una escuela regular, así como las estrategias utilizadas por los educadores para realizarse este proceso en una escuela primaria es lo que nos proponemos en esta tesis. A través de la observación de situaciones de enseñanza, del diálogo con los profesionales directamente involucrados y del análisis de datos institucionales, se realizó este estudio de caso en una escuela privada de Natal (Brasil). El diálogo (FREIRE, 2003; NAVARRO, 2005) se utilizó como referencia teórica y metodológica en este trabajo, entrelazado con conceptos tales como la opresión, la liberación, la conciencia crítica, la autonomía y la construcción social. Como conclusiones finales se destacan: la necesidad de las escuelas revisaren sus creencias y formas de actuar, la posibilidad de éxito en la inclusión de estudiantes con autismo y psicosis, el diálogo como una alternativa de escucha, de acogida y de discusión de la actuación de los docentes y de la realidad escolar, la importancia de establecer redes de colaboración entre los educadores, la familia, los demás estudiantes y profesionales, hacer frente a las crisis como oportunidades de crecimiento personal y profesional, la revisión necesaria de la formación inicial y continua de los maestros. 1 2022-10-06T02:37:55Z 2022-10-06T02:37:55Z 2009. Dissertação 376(043.3) S586d DISSERT 171180 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/171180 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/171180
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação -
Dissertação.
Grupos especiais -
Dissertação.
Trabalho pedagógico -
Dissertação.
Diálogo freireano -
Dissertação.
Education.
Special groups.
Pedagogical work.
Freirean dialogue.
spellingShingle Educação -
Dissertação.
Grupos especiais -
Dissertação.
Trabalho pedagógico -
Dissertação.
Diálogo freireano -
Dissertação.
Education.
Special groups.
Pedagogical work.
Freirean dialogue.
Silva, Saimonton Tinôco da.
Amaral, Vera Lúcia do.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Diante das travessuras de um menino maluquinho : implicações de um transtorno global do desenvolvimento para a organização do trabalho na escola /
description Resumo:Apresenta idéias acerca da inclusão de um aluno com transtorno global do desenvolvimento em escola regular, bem como as estratégias utilizadas pelos educadores para a efetivação desse processo no Ensino Fundamental é o que objetivamos nessa dissertação de mestrado. Através da observação de situações de ensino, do diálogo com os profissionais diretamente envolvidos e da análise de documentos institucionais, construímos esse estudo de caso realizado numa escola privada de Natal/RN. O diálogo (FREIRE, 2003; NAVARRO, 2005) foi utilizado como referência teórica e recurso metodológico na e para construção do trabalho, entrelaçado por conceitos como: opressão, libertação, consciência crítica, autonomia, diálogo e construção coletiva. Como considerações finais, apontamos: a necessidade da escola rever as suas crenças e formas de atuação; a possibilidade de incluir com êxito os alunos com psicose autismo; o diálogo como alternativa de escuta, acolhimento e problematização do fazer e do saber do professor e da realidade escolar; a importância da constituição de redes colaborativas entre educadores-família-alunos-profissionais; o enfrentamento das situações de crises como eventos de crescimento pessoal e profissional; a necessária revisão das propostas de formação inicial e continuada de professores.#$&Resumen:Las ideas actuales sobre la inclusión de un alumno con trastorno generalizado del desarrollo en una escuela regular, así como las estrategias utilizadas por los educadores para realizarse este proceso en una escuela primaria es lo que nos proponemos en esta tesis. A través de la observación de situaciones de enseñanza, del diálogo con los profesionales directamente involucrados y del análisis de datos institucionales, se realizó este estudio de caso en una escuela privada de Natal (Brasil). El diálogo (FREIRE, 2003; NAVARRO, 2005) se utilizó como referencia teórica y metodológica en este trabajo, entrelazado con conceptos tales como la opresión, la liberación, la conciencia crítica, la autonomía y la construcción social. Como conclusiones finales se destacan: la necesidad de las escuelas revisaren sus creencias y formas de actuar, la posibilidad de éxito en la inclusión de estudiantes con autismo y psicosis, el diálogo como una alternativa de escucha, de acogida y de discusión de la actuación de los docentes y de la realidad escolar, la importancia de establecer redes de colaboración entre los educadores, la familia, los demás estudiantes y profesionales, hacer frente a las crisis como oportunidades de crecimiento personal y profesional, la revisión necesaria de la formación inicial y continua de los maestros.
format Dissertação
author Silva, Saimonton Tinôco da.
Amaral, Vera Lúcia do.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Silva, Saimonton Tinôco da.
Amaral, Vera Lúcia do.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Silva, Saimonton Tinôco da.
title Diante das travessuras de um menino maluquinho : implicações de um transtorno global do desenvolvimento para a organização do trabalho na escola /
title_short Diante das travessuras de um menino maluquinho : implicações de um transtorno global do desenvolvimento para a organização do trabalho na escola /
title_full Diante das travessuras de um menino maluquinho : implicações de um transtorno global do desenvolvimento para a organização do trabalho na escola /
title_fullStr Diante das travessuras de um menino maluquinho : implicações de um transtorno global do desenvolvimento para a organização do trabalho na escola /
title_full_unstemmed Diante das travessuras de um menino maluquinho : implicações de um transtorno global do desenvolvimento para a organização do trabalho na escola /
title_sort diante das travessuras de um menino maluquinho : implicações de um transtorno global do desenvolvimento para a organização do trabalho na escola /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/171180
work_keys_str_mv AT silvasaimontontinocoda diantedastravessurasdeummeninomaluquinhoimplicacoesdeumtranstornoglobaldodesenvolvimentoparaaorganizacaodotrabalhonaescola
AT amaralveraluciado diantedastravessurasdeummeninomaluquinhoimplicacoesdeumtranstornoglobaldodesenvolvimentoparaaorganizacaodotrabalhonaescola
AT universidadefederaldoriograndedonorte diantedastravessurasdeummeninomaluquinhoimplicacoesdeumtranstornoglobaldodesenvolvimentoparaaorganizacaodotrabalhonaescola
_version_ 1766855960086708224