Diante das travessuras de um menino maluquinho : implicações de um transtorno global do desenvolvimento para a organização do trabalho na escola /

Resumo:Apresenta idéias acerca da inclusão de um aluno com transtorno global do desenvolvimento em escola regular, bem como as estratégias utilizadas pelos educadores para a efetivação desse processo no Ensino Fundamental é o que objetivamos nessa dissertação de mestrado. Através da observação de si...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Saimonton Tinôco da., Amaral, Vera Lúcia do., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/171180
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Descrição
Resumo:Resumo:Apresenta idéias acerca da inclusão de um aluno com transtorno global do desenvolvimento em escola regular, bem como as estratégias utilizadas pelos educadores para a efetivação desse processo no Ensino Fundamental é o que objetivamos nessa dissertação de mestrado. Através da observação de situações de ensino, do diálogo com os profissionais diretamente envolvidos e da análise de documentos institucionais, construímos esse estudo de caso realizado numa escola privada de Natal/RN. O diálogo (FREIRE, 2003; NAVARRO, 2005) foi utilizado como referência teórica e recurso metodológico na e para construção do trabalho, entrelaçado por conceitos como: opressão, libertação, consciência crítica, autonomia, diálogo e construção coletiva. Como considerações finais, apontamos: a necessidade da escola rever as suas crenças e formas de atuação; a possibilidade de incluir com êxito os alunos com psicose autismo; o diálogo como alternativa de escuta, acolhimento e problematização do fazer e do saber do professor e da realidade escolar; a importância da constituição de redes colaborativas entre educadores-família-alunos-profissionais; o enfrentamento das situações de crises como eventos de crescimento pessoal e profissional; a necessária revisão das propostas de formação inicial e continuada de professores.#$&Resumen:Las ideas actuales sobre la inclusión de un alumno con trastorno generalizado del desarrollo en una escuela regular, así como las estrategias utilizadas por los educadores para realizarse este proceso en una escuela primaria es lo que nos proponemos en esta tesis. A través de la observación de situaciones de enseñanza, del diálogo con los profesionales directamente involucrados y del análisis de datos institucionales, se realizó este estudio de caso en una escuela privada de Natal (Brasil). El diálogo (FREIRE, 2003; NAVARRO, 2005) se utilizó como referencia teórica y metodológica en este trabajo, entrelazado con conceptos tales como la opresión, la liberación, la conciencia crítica, la autonomía y la construcción social. Como conclusiones finales se destacan: la necesidad de las escuelas revisaren sus creencias y formas de actuar, la posibilidad de éxito en la inclusión de estudiantes con autismo y psicosis, el diálogo como una alternativa de escucha, de acogida y de discusión de la actuación de los docentes y de la realidad escolar, la importancia de establecer redes de colaboración entre los educadores, la familia, los demás estudiantes y profesionales, hacer frente a las crisis como oportunidades de crecimiento personal y profesional, la revisión necesaria de la formación inicial y continua de los maestros.