A ousadia como horizonte : religando vida e idéias na formação da enfermagem /

Resumo: Uma proposta de formação em saúde/enfermagem calcada na ciência clássica, no pensamento redutor e no paradigma flexneriano é insuficiente para compreender e intervir de forma ampliada nas necessidades de saúde da população uma vez que é produzida pela fragmentação dos saberes, racionalização...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Saraiva, Ana Karinne de Moura., Almeida, Maria da Conceição Xavier de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/18330/1/AnaKMS_DISSERT.pdf
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Dissertação.
Formação profissional -
Enfermagem -
Dissertação.
Biografia de formação.
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A ousadia como horizonte : religando vida e idéias na formação da enfermagem /
description Resumo: Uma proposta de formação em saúde/enfermagem calcada na ciência clássica, no pensamento redutor e no paradigma flexneriano é insuficiente para compreender e intervir de forma ampliada nas necessidades de saúde da população uma vez que é produzida pela fragmentação dos saberes, racionalização do pensamento, tecnificação e biologização das atitudes. É preciso que a formação em saúde/enfermagem oportunize a construção de conhecimentos a partir de uma ciência aberta que possibilite a construção e efetivação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto de emergência de uma formação complexa em saúde/enfermagem, as trajetórias de vida e formação das enfermeiras Abigail Moura, Francisca Valda e Raimunda Germano são exemplos de experiências transgressoras e exitosas que possibilitam inquietar, mudar e transformar padrões de formação e autoformação. O presente estudo é construído a partir da compreensão de método como estratégia , defendido por Morin e pelas ciências da complexidade. Tem como objetivo construir as biografias de formação dessas três enfermeiras que expressam um modelo de formação mais totalizador e humanitário; analisar e discutir a partir dos três fragmentos bibliográficos princípios norteadores para o atual processo de formação em saúde/enfermagem. Das bibliografias, a coragem e a humildade emergem enquanto princípios balizadores de suas experiências. A humildade não enquanto depreciação, nem humilhação, mas enquanto consciência da nossa incompletude e inacabamento, aceitação dos limites e potencionalidades e redução da vaidade intelectual. A coragem, por sua vez, é a pulsão humana, incerta por natureza, que nos leva a agir, enfrentar e perseverar em momentos de temor e dificuldades. Uma formação em saúde e enfermagem pautada na coragem e humildade permite que sujeitos sejam retirados da indiferença, da arrogância, da inércia, do pragmatismo: aposta em sujeitos éticos e políticos capazes de minimizar processos desiguais, desumanos e excludentes. Uma atitude intelectual que politize o pensamento e a ciência é o que se deve esperar de uma formação complexa na área da saúde, de modo latu na enfermagem em particular.#$&Abstract:A proposal of formation in health/nursing built on classic science, on reducing thought and flexnerian paradigm is insufficient to comprehend and intervening with an amplified way on health needs of population, given that it is produced by fragmentation of knowledge, rationalization of thought, mechanizing and biological attitudes. It is necessary that formation in health/nursing allows the construction of effectiveness of principles and guidelines of Unique System of Health (Sistema Único de Saúde - SUS). In this context of emergency of a complex formation in health/nursing, life trajectories and formation of the nurses: Abigail Moura, Francisca Valda and Raimunda Germano are examples of transgressor and successful experiences which allow inquietude, changing and transforming formation patterns and self-formation. The present study is built from the comprehension of method as strategy , defended by Morin and complexity sciences. Has as objects building biographies of formation of these three nurses who express a formation model more totalizing and humanitarian, analyzing and discussing starting from the three biographic fragments guiding principles for the current process of formation in health/nursing. From the biographies, the courage and humbleness emerge as landmarking principles of their experiences. Humbleness neither as self-depreciation nor humiliation but as consciousness of our uncompleted and unfinished essence, acceptance of boundaries and potential and reduction of intellectual vanity. Courage, for its part, is the human pulsing, uncertain for nature, which brings us to act, to face and persevere on moments of fear and difficulties. A formation in health and nursing based on courage and humbleness allows the subjects to be taken away from indifference, arrogance, inertia, pragmatism: bets on ethic and political subjects capable of minimizing unequal, inhumane and excluding processes. Na intellectual and Professional attitude which politizes the thought and science is what must be expected from a complex formation in health field, in latu mode on nursing, in particular.
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