Miguilins no sertão da cabaça azul : incandescência, infância e devaneios poéticos em Mutum /

A presente dissertação empreende uma leitura poética da novela Campo Geral, de Guimarães Rosa, do filme Mutum, baseado na novela citada e dirigido por Sandra Kogut e da investigação em campo realizada em cidades de Minas Gerais-MG envolvidas na realização desse filme. O propósito dessaleitura é comu...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Soares, Ednalda., Silva, Josimey Costa da, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13634/1/MiguilinsSert%c3%a3oCaba%c3%a7a_Soares_2011.pdf
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spelling oai:localhost:123456789-1105702022-11-30T18:57:27Z Miguilins no sertão da cabaça azul : incandescência, infância e devaneios poéticos em Mutum / Soares, Ednalda. Silva, Josimey Costa da, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Rosa, João Guimarães, Mutum (Filme) - Sociologia da cultura - Dissertação. Cinema e literatura - Dissertação. A presente dissertação empreende uma leitura poética da novela Campo Geral, de Guimarães Rosa, do filme Mutum, baseado na novela citada e dirigido por Sandra Kogut e da investigação em campo realizada em cidades de Minas Gerais-MG envolvidas na realização desse filme. O propósito dessaleitura é comunicar a experiênica devaneadora realizada a partir de uma obra fílmica, de uma narrativa literária e do encontro com cinco atores não-profissionais e três pessoas da equipe técnica de Mutum. Para isso, o devaneio poético, proposto por Gaston Bachelard, é usado como recurso cognitivo para experienciar a realidade sem i-imaginária do homem, a partir do acionamento do duplo no processo de participação afetiva (MORIN,1997). O filme escolhido trata das impressões de uma criança, que vive com seus pais, seus irmãos, sua avó e sua cachorra Rebeca num lugar chamado Mutum. Sob a perspectiva do ser devaneador, que medita sobre as imagens da infância onírica dentro do contexto do sertão, de um sertão que é transformado e alargado por meio do sonho poético, alcançamos a infância meditada (BACHELARD, 2006). Ao longo da narrativa desta pesquisa, Guimarães Rosa, a diretora Sandra Kogut, eu mesma enquanto indivíduo/pesquisadora e os interlocutores da Família Mutum que encontrei em Minas Gerais, todos nós somos tomados enquanto Miguilins que sonham o sertão da cabaça azul. Incandescentes, múltiplos, palimpsestos, esses Miguilins são portadores da carteira de identidade multicolorida e com ela compreendem a participação humana na Grande Narrativa (SERRES, 2005).#$&Cette thése concerne dans une lecture poétique du roman Campo Geral, de Guimarães Rosa, du film Mutum - basé sur le raman mentionné et réalisé par Sandra Kogut, et de I'investigation das les villes de Minas Gerais/MG impliqués dans Ia praduction du film. Le but de cette lecture est de communiquer I'expérience onirique faite à partir d'une oeuvre cinématographique, à partir d'un récit littéraire et Ia rencontre avec cinq acteurs non-professionnels et de trais membres de I'équipe de Mutum. Pour ça, Le rêve poétique, proposé par Gaston Bachelard, il est utilisé comme une ressource cognitive à I'expérience de Ia réalité de semi-imaginaire I'homme, a partir de I'actionnement du double dans le processus de participation affective (MORIN, 1997). Le film choisi abord des impressions d'un enfant qui vit avec ses parents, avec ses fréres, avec sa grand-mére et avec sa chienne Rebeca, dans un place appelé Mutum. Sous Ia perspective de I'être rêveur, qui medite sur les images de I'enfance onirique dans le contexte des régions séches de Ia campagne, des régions qui sont transformées et étendues à travers le rêve poétique, nous arrivons à I'enfance méditative (BACHELARD, 2006). Tout au long de Ia narration de cette recherche, Guimarães Rosa, Ia réalisatrice Sandra Kogut, moi-même comme un individu / chercheur et les interlocuteurs de Ia famille Mutum que j'ai trouvé dans Minas Gerais, nous sommes tous pris comme Miguilins qui rêvent de La région Cabaça Azul. Incandescents, multiples, primitives, ces Miguilins sont porteurs des papiers colores et ave c elle ils comprennent Ia participation de I'homme dans le Grand Récit (SERRES, 2005). 1 2022-10-06T02:33:57Z 2022-10-06T02:33:57Z 2011. Dissertação 316.7 S676m DISSERT 170810 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13634/1/MiguilinsSert%c3%a3oCaba%c3%a7a_Soares_2011.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13634/1/MiguilinsSert%c3%a3oCaba%c3%a7a_Soares_2011.pdf
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Mutum (Filme) -
Sociologia da cultura -
Dissertação.
Cinema e literatura -
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description A presente dissertação empreende uma leitura poética da novela Campo Geral, de Guimarães Rosa, do filme Mutum, baseado na novela citada e dirigido por Sandra Kogut e da investigação em campo realizada em cidades de Minas Gerais-MG envolvidas na realização desse filme. O propósito dessaleitura é comunicar a experiênica devaneadora realizada a partir de uma obra fílmica, de uma narrativa literária e do encontro com cinco atores não-profissionais e três pessoas da equipe técnica de Mutum. Para isso, o devaneio poético, proposto por Gaston Bachelard, é usado como recurso cognitivo para experienciar a realidade sem i-imaginária do homem, a partir do acionamento do duplo no processo de participação afetiva (MORIN,1997). O filme escolhido trata das impressões de uma criança, que vive com seus pais, seus irmãos, sua avó e sua cachorra Rebeca num lugar chamado Mutum. Sob a perspectiva do ser devaneador, que medita sobre as imagens da infância onírica dentro do contexto do sertão, de um sertão que é transformado e alargado por meio do sonho poético, alcançamos a infância meditada (BACHELARD, 2006). Ao longo da narrativa desta pesquisa, Guimarães Rosa, a diretora Sandra Kogut, eu mesma enquanto indivíduo/pesquisadora e os interlocutores da Família Mutum que encontrei em Minas Gerais, todos nós somos tomados enquanto Miguilins que sonham o sertão da cabaça azul. Incandescentes, múltiplos, palimpsestos, esses Miguilins são portadores da carteira de identidade multicolorida e com ela compreendem a participação humana na Grande Narrativa (SERRES, 2005).#$&Cette thése concerne dans une lecture poétique du roman Campo Geral, de Guimarães Rosa, du film Mutum - basé sur le raman mentionné et réalisé par Sandra Kogut, et de I'investigation das les villes de Minas Gerais/MG impliqués dans Ia praduction du film. Le but de cette lecture est de communiquer I'expérience onirique faite à partir d'une oeuvre cinématographique, à partir d'un récit littéraire et Ia rencontre avec cinq acteurs non-professionnels et de trais membres de I'équipe de Mutum. Pour ça, Le rêve poétique, proposé par Gaston Bachelard, il est utilisé comme une ressource cognitive à I'expérience de Ia réalité de semi-imaginaire I'homme, a partir de I'actionnement du double dans le processus de participation affective (MORIN, 1997). Le film choisi abord des impressions d'un enfant qui vit avec ses parents, avec ses fréres, avec sa grand-mére et avec sa chienne Rebeca, dans un place appelé Mutum. Sous Ia perspective de I'être rêveur, qui medite sur les images de I'enfance onirique dans le contexte des régions séches de Ia campagne, des régions qui sont transformées et étendues à travers le rêve poétique, nous arrivons à I'enfance méditative (BACHELARD, 2006). Tout au long de Ia narration de cette recherche, Guimarães Rosa, Ia réalisatrice Sandra Kogut, moi-même comme un individu / chercheur et les interlocuteurs de Ia famille Mutum que j'ai trouvé dans Minas Gerais, nous sommes tous pris comme Miguilins qui rêvent de La région Cabaça Azul. Incandescents, multiples, primitives, ces Miguilins sont porteurs des papiers colores et ave c elle ils comprennent Ia participation de I'homme dans le Grand Récit (SERRES, 2005).
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