Estudo das percepções ambientais e de ações educativas promotoras da biodiversidade em unidade de conservação do Rio Grande do Norte/

Resumo:Temas importantes envolvendo o despertar para a necessidade de conservação da biodiversidade e da importância de se criar Unidades de Conservação, como estratégia em busca da defesa do meio ambiente, estão cada vez mais sendo desenvolvidos em campos investigativos biológicos e sociais. Nesse...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nascimento, Maria Vitória Élida do., Araújo-de-Almeida, Elineí., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18214/1/MariaVEN_DISSERT.pdf
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Descrição
Resumo:Resumo:Temas importantes envolvendo o despertar para a necessidade de conservação da biodiversidade e da importância de se criar Unidades de Conservação, como estratégia em busca da defesa do meio ambiente, estão cada vez mais sendo desenvolvidos em campos investigativos biológicos e sociais. Nesse sentido, objetivou-se nessa pesquisa, enfatizar o uso da percepção ambiental dos agentes sociais sendo elementos significativos para o entendimento da relação homem/natureza, e desenvolver ações educacionais voltadas para sensibilização e mudança de atitudes frente às questões ambientais para assim, promover reflexões sobre a Educação Ambiental (EA) critica e transformadora como um rico instrumento de conservação da diversidade biológica. Esta pesquisa abrange como local de estudo, escolas situadas na Área de Proteção Ambiental Jenipabu (AP AJ), Rio Grande do Norte. Na Metodologia Geral, destacam-se a utilização de questionários e mapas mentais como geradores dos conteúdos empíricos da pesquisa, e efetivação da análise de conteúdo para o tratamento dos dados coletados. Esta disseliação conta com dois capítulos em fOI111ato de artigos científicos, onde o primeiro intitula-se: "Estudo das percepções e avaliação de interações educativas voltadas ao meio ambiente em escolas de uma Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte - Brasil", obtendo, assim, um diagnóstico primordial para análise acerca das visões que alunos e professores de duas escolas situadas na AP AJ têm sobre o meio ambiente. O segundo artigo, cujo título é: "Efetivação e análise de ações educativas promotoras da biodiversidade em uma Área de Proteção Ambiental costeira do Nordeste ¬Brasil" traz uma análise sobre a utilização de ações educativas sobre a biodiversidade como forma de sensibilização para a necessidade de conservação ambiental. Infere-se da pesquisa que há carência na fOI111ação em EA por parte dos professores, como também há necessidade de um envolvimento maior dos alunos com a Unidade de Conservação Porém, a pm1ir da análise das ações educativas realizadas, observamos que a efetivação de tais ações atua promovendo sensibilização e transformação nos sujeitos envolvidos. Sendo assim, a Educação Ambiental precisa levar em consideração as diversas percepções encontradas em cada indivíduo, e que não pode ser pautada apenas na transmissão de conhecimentos, para que assim, alcancemos um verdadeiro modelo de conservação.#$&Abstract: lmportant issues involving the awakening to the need for conservation of biodiversity and the importance of establishing protected areas as a strategy in pursuit of environrnental protection, are increasingly being developed in biological and social investigative fields. ln this sense, this research aimed to emphasize the use of environmental perception of social agents are significant elements for the understanding of the man / nature, and develop educational activities aimed at raising awareness and changing attitudes towards environmental issues thus promoting reflections on Environrnental Education (EE) as a critical and transfomlative tool for conservation of rich biological diversity. This research covers as a place of study, schools located in the Environmental Protection Area Jenipabu (APAJ), Rio Grande do Norte. Methodology in general, we highlight the use of questionnaires and mind maps as generators of the contents of empirical research, and execution of content analysis for the treatment of data collected. This dissel1ation has two chapters in the foml of scientific articles. where the first is entitled: "Study of the perceptions and evaluation of interactions conceming environmental education in schools in a conservation area of Rio Grande do Norte - Brazil". obtaining thus a primary diagnosis for analysis about the visions that students and teachers from two schools located in AP AJ have on the environment. The second 311icle. entitled: "Effective and analysis of educational activities that promote biodiversity in a coastal area of Environmental Protection Northeast - Brazil" provides an analysis of the educational llse of biodiversity as a way to raise awareness of the need for environmental conservation. lt appears from research that there is a lack of training in EA by teachers, but there is a need for greater involvement of students in conservation areas, however, from the analysis of educational activities, we observed that the effectiveness of such actions acts to promote awareness and change in actors involved. Thus, environmental education needs to take into account the different perceptions found in each individuaL and it can not be based solely on transmission of knowledge, so that we reach a model of conservation.