Possibilidades em jogo : um estudo da (re)criação da vida cênica do ator/
Resumo:Esta pesquisa visa dialogar e percorrer relatos de experiências práticas e abordagens teóricas que almejam levantar possibilidades e estimular reflexões a respeito da criação e da recriação da vida cênica do ator, tendo em mente as necessidades de: jogo com os elementos que compõem o ofício t...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/170201 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | Resumo:Esta pesquisa visa dialogar e percorrer relatos de experiências práticas e abordagens teóricas que almejam levantar possibilidades e estimular reflexões a respeito da criação e da recriação da vida cênica do ator, tendo em mente as necessidades de: jogo com os elementos que compõem o ofício teatral e a não mecanização de concepções preestabelecidas - seja em vista da preparação para a estreia de uma encenação, sua permanência em uma temporada, ou em apresentações que ocorram em períodos temporais diversos. O enfoque adotado leva em consideração o ponto de vista do trabalho do ator em contato com outras instâncias variadas (a repetição como criação, a repetição como manutenção, a repetição como fim, o público, o parceiro de cena, a direção, a ideia de presença, as novas descobertas, o imprevisto, a interioridade e a exterioridade).#$&Abstract:This research aims to dialogue and go through reports of practical experiences and theoretical approaches that intend to raise possibilities and stimulate reflections about the creation and re-creation of the actor's scenic life, focusing in the necessity of: games with the elements that com poses theatrical craft and the non-mechanization of prearranged conceptions - whether in preparation for the premiere of a play, its time during a season of presentations or in presentations that happens in diverse periods of time. The chosen emphasis regards the point of view of the actor's work in contact with various other aspects (the repetition as creation, the repetition as maintenance, the repetition as an end, the public, the scene partner, the direction, new discoveries, the unexpected, the interiority and exteriority). |
---|