Nós, sós : tramas de uma composição coreográfica/

Resumo: A pesquisa que ora apresentamos tem como objeto de estudo a relação entre processo de criação, dança e morte, pensada a partir da construção da composição coreográfica Nós, Sós, que se insere na configuração estética da dança contemporânea, tendo como referência principal as experiências viv...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Viana, Ana Cláudia Albano., Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/169866
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Descrição
Resumo:Resumo: A pesquisa que ora apresentamos tem como objeto de estudo a relação entre processo de criação, dança e morte, pensada a partir da construção da composição coreográfica Nós, Sós, que se insere na configuração estética da dança contemporânea, tendo como referência principal as experiências vividas com a morte por suas dançarinas-criadoras. Objetivamos refletir sobre as possíveis relações entre morte e dança tendo como foco um processo de composição coreográfica; discutir um processo de criação coreográfica coletivo tecido a partir das experiências vividas com a morte por parte das dançarinas-criadoras; apontar trajetos de composição trilhados nesse processo de criação no que se refere à organização coreográfica, às escolhas das cenas e dos elementos cênicos a serem utilizados, ao pensar de cada dançarina-criadora e como estes pensares (idéias e partituras motoras) se entrelaçam para a tessitura da composição coreográfica; e refletir sobre o modo como o dançarino-criador organiza, atualiza e articula as possibilidades gestuais do seu criar-interpretar e seu significado para pensar a dança na contemporaneidade. As questões de estudo que mobilizaram nosso interrogar foram: Como o tema da morte pode desencadear um processo de criação coreográfica coletivo? Quais as contribuições do estudo para pensar a criação em dança na cena contemporânea? Quais os caminhos trilhados pelas dançarinas-criadoras quando da realização de Nós, Sós, no que diz respeito à elaboração e organização coreográfica e cênica? Trata-se de uma pesquisa fenomenológica que busca compreender os encaminhamentos que as experiências vividas com a morte promovem dentro de um processo de criação. Em todo o percurso realizamos leituras, diálogos com pesquisadores, artistas e estudiosos que se apresentaram como nossos interlocutores, investigamos procedimentos de levantamento, colheita e registros do material coreográfico, bem como a configuração e arquitetura coreográfica/dramatúrgica de Nós, Sós. Acreditamos que para empreender esta aventura o dançarino-criador e pesquisador se reinventa a cada projeto; ao mesmo tempo em que se reinventa abre vias que atualizam a linguagem da dança, tanto na perspectiva de uma expressividade mais acentuada de artistas e/ou pesquisadores produzindo obras, artigos, livros, discutindo temas e assuntos pertinentes ao universo desta arte. As perspectivas de aprofundamento desta temática são vistas como bem-vindas e pertinentes no sentido de que possam atravessar regiões até então alheias e silenciosas à percepção do olhar que atualmente nos faz.#$&Abstract: The object of this study is the relationship between the creation process, dance, and death, under the construction of the choreographic composition "Nós, Sós" (We, Alone) within the aesthetic configuration of Contemporary Dance and presenting as its main reference the death experiences lived by its dancers-creators. Our purpose is to reflect about the possible relations between death and dance focusing the choreographic composition process led by the dancers-creators' experience with death; to point down ways of composition path used in this creation process in terms of choreographic organization, choices of scenes, and scenic elements to be used when which dancer-creator thinks about motor ideas and scores interwoven to compose a choreography; to reflect about the way the dancer-creator organizes, updates and articulates the gesture possibilities of his/her creation-interpretation and related meaning of dance in contemporaneity. The study questions were: how the theme of death may trigger collective choreographic creation process? Which are the contributions of this study to the thinking of dance creation in contemporaneous scene? Which were the ways followed by the dancers-creators of "Nós, Sós" regarding the construction and the choreographic and scenic organization? It is a phenomenological study that tries to understand the influence of death experience in a creation process. During the whole work we performed readings, dialogues with researchers, artists and authors; survey procedures, collection of choreographic data as well as the choreographic/ dramaturgic architecture of "Nós, Sós". To accomplish this adventure, the dancer-creator-researcher reinvents him/herself in each project; at the same time he/she opens ways to update the language of dance, both in the perspective of the deeper expressivity of artists and/or researchers producing articles, books, discussing themes and issues related to the universe of this art. The deepening of this issue is welconne and appropriated in the sense that it will go through regions that were alien and silent until now.