Objetos de aprendizagem na abordagem de conceitos químicos por meio de problemas /

Resumo: Este estudo envolve a elaboração de um objeto de aprendizagem para abordar conteúdos relacionados à cinética química por meio da estratégia de ensino de Resolução de Problemas. Para dar suporte teórico ao desenvolvimento do objeto de aprendizagem foram realizados levantamentos teóricos de pe...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva Júnior, Geraldo Alexandre da., Silva, Márcia Gorette Lima da, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/167629
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Este estudo envolve a elaboração de um objeto de aprendizagem para abordar conteúdos relacionados à cinética química por meio da estratégia de ensino de Resolução de Problemas. Para dar suporte teórico ao desenvolvimento do objeto de aprendizagem foram realizados levantamentos teóricos de pesquisas envolvendo a estratégia de Resolução de Problema nos últimos 30 anos. Além disso, para fundamentar os conceitos a serem abordados foi realizada uma investigação preliminar que consistia na análise dos conteúdos diretamente relacionados à cinética química (termodinâmica, cinética e equilíbrio) nos livros didáticos de Química indicados pelo Programa Nacional de Avaliação do Livro do Ensino Médio (PNLEM 2007). Realizou-se também um levantamento das características e definições dos objetos de aprendizagem e suas aplicações no ensino. A partir destes estudos, elaboramos um aplicativo desenvolvido em Action Script no Macromedia Flash 8, tendo como cenário uma fazenda produtora de polpa de açaí, cuja proposta é de abordar conceitos relacionados a cinética química. Este produto foi aplicado com licenciandos em química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, nos cursos presencial e à distância em dois momentos diferentes. A avaliação dos participantes revelou inicialmente como aspecto negativo a linguagem utilizada nos textos, a qual foi reconstruída a partir destes argumentos e, os aspectos positivos sinalizaram soluções para os problemas apresentados no aplicativo além de propostas de novos contextos.#$&Abstract: This study involves the development of a learning object approach to content related to chemical kinetics throgh the teaching strategy of Problem Solving. To supply with theoretical support the learning object development was carried out a review about the previous research involving the strategy of Problem Solving in the last 30 years. Furthermore, to substantiate the concepts to be discussed a preliminary investigation was conducted which consisted in the analysis of content directly related to chemical kinectics(thermodynamics, kinetics and equilibrium) in Chemistry textbooks indicated by the Plano Nacional de Avaliação do Livro do Ensino Médio (PNLEM). Were also analyzed the characteristics and definitions of learning objects ans their applications in teaching. From these studies we developed a software in Action Script - Macromedia Flash 8, the software scene is a açai producer farm, whose purpose is to apply concepts related to chemical kinetics. This product was used with chemistry undergraduates at The Universidade Federal do Rio Grande do Norte, in the presencial and distance course at two different momemnts. The evaluation of the participants showed negative aspect as the language used in texts, which was rebuilt, the positive aspects suggested solutions to the problems presented on the software as well as proposals for new contexts.